O Mundo Sombrio de Sabrina, série da Netflix inspirada nos quadrinhos da Archie Comics, conquistou o coração de espectadores trevosos no mundo inteiro.
A vida dupla de Sabrina Spellman (Kiernan Shipka), uma adolescente meio bruxa e meio humana, é o tema principal da obra. Romances, amizades, descobertas, família, amadurecimento, morte e medos permeiam os episódios. Ah, e, claro, tem muita bruxaria, feitiçaria, pragaria, menções ao Mestre das Trevas e referências aos filmes de terror que tanto amamos.
LEIA+: SABRINA SPELLMAN MANDOU AVISAR — A RAINHA DO INFERNO ESTÁ CHEGANDO
Listamos abaixo algumas referências macabras de O Mundo Sombrio de Sabrina, mas se você tiver alguma outra pra nos contar, mande uma mensagem pelas redes sociais da @macabratv.
1. Zumbis
Logo no primeiro episódio, Sabrina e seus amigos saem do cinema depois de uma sessão do clássico A Noite dos Mortos Vivos, de George A. Romero. Também tem pôsteres lindões nas paredes, como o de Monstros, O Mundo em Perigo e O Sangue de Drácula e outros mais. Para fechar a referência ao mestre Romero, Harvey Kinkle (Ross Lynch, de O Despertar de um Assassino) fala a icônica frase “They’re coming to get you, Barbara!” (“Eles estão vindo te pegar, Bárbara!”).
2. Srta. Pinhead
Alguns elementos da casa da srta. Wardwell (Michelle Gomez), como o papel de parede e os vidros manchados da janela, são inspiradas na casa dos Cotton, do filme Hellraiser, de 1987, dirigido por Clive Barker.
3. Suspiriando por aí
A designer Lisa Soper afirmou que algumas referências estéticas da série vieram direto do filme Suspiria, como o teto da sala, as portas do escritório do Padre Blackwood (Richard Coyle); e até algumas ações são reproduzidas, como quando Sabrina mata um bicho que entra em seu quarto.
4. Terra maldita
O quintal da casa de Sabrina e suas tias pode ser considerado uma referência à Cemitério Maldito — sempre que Hilda (Lucy Davis) é morta por Zelda (Miranda Otto), ela é enterrada lá para voltar à vida após um breve momento. Fãs de Sandman também já citaram que toda a relação das duas é referência à Caim e Abel nos quadrinhos de Neil Gaiman.
5. Abra a janela, Mark!
Quando Ambrose (Chance Perdomo) começa a namorar com Luke (Darren Mann), o rapaz aparece arranhando a janela dos Spellmann dizendo “Open the window, Mark” (“Abra a janela, Mark”), em uma referência à outra obra de King que originou o filme Os Vampiros de Salem.
LEIA MAIS: LIVROS DE STEPHEN KING QUE VIRARAM FILMES
6. De olho na tv
Durante uma festa do pijama, Roz (Jaz Sinclair) e Susie (Lachlan Watson) estão assistindo ao filme O Parque Macabro, de 1962, um clássico dos filmes de terror de baixo orçamento.
7. Hora do exorcismo
Quando a turminha chega na casa de Susie para realizar um exorcismo em seu tio, a imagem de Hilda, Sabrina, Wardwell e Zelda chegando se assemelha muito à imagem da chegada do padre em O Exorcista, de 1973. Coincidência é que não foi.
8. Moscas para todo lado
No mesmo episódio do momento-Exorcista, os amigos de Sabrina estão discutindo os vários elementos que aparecem nos filmes The Fly, tanto sua versão original de 1958, A Mosca da Cabeça Branca, quanto do remake de 1986, A Mosca.
9. Who wore it best?
Essa é para os fãs de A Hora do Pesadelo: Harvey Kinkle aparece usando a mesmíssima camiseta cropped de número 10 que o personagem de Johnny Depp usou no filme de 1984. Qual deles ficou melhor?
10. Roubando tapumes
A madeira utilizada no tapume de Ambrose, no sótão, foi coletado pela designer de produção, Lisa Soper, do set de filmagens da série Bates Motel. Essa curiosidade é tão específica que a gente até se pergunta: mas pra quê?
11. A estufa que queríamos
Na estufa das Spellmans, existe uma Baby Audrey II. Se sua memória anda falhando, a gente lembra: referência direta ao filme A Pequena Loja dos Horrores. Deu até vontade de rever.
12. A Noiva Hilda
Enquanto trabalha na livraria de Cerberus, Hilda se veste como A Noiva, personagem interpretada por Elsa Lanchester em A Noiva de Frankenstein.
13. Fonte confiável
Harvey, durante a série, fala sobre os conselhos dados por Dr. Phibes, um personagem reconhecido de Vincent Price, dos filmes O Abominável Dr. Phibes e A Volta do Dr. Phibes.
14. Criaturas estranhas
Em algum momento da série, o diretor Hawthorne (Bronson Pinchot) mostra que tem um parasita em sua barriga, o que nos leva imediatamente ao filme O Mistério do Cesto.
15. De olho na tv parte 2
O filme A Morta-Viva está passando durante a cena em que o irmão de Harvey volta dos mortos, trazido à vida por Sabrina, e tenta atacar seu pai.
16. Banhos inquietantes
Enquanto toma banho de banheira em um dos episódios da segunda temporada, Sabrina vê uma figura enorme embaixo de um lençol. A figura é o golem da Madame Satã, e a referência vem direto da franquia de Halloween: A Noite do Terror — é um truque que Michael Myers costuma fazer desde que era criança.
17. Who wore it best? parte 2
O look vermelho super lindão de Sabrina é muitíssimo parecido com o de Mia Farrow em O Bebê de Rosemary.
LEIA+: CURIOSIDADES DA PRODUÇÃO MACABRA DE O BEBÊ DE ROSEMARY
18. Assombrando pesadelos
No episódio em que Batibat aparece para assombrar os sonhos dos moradores da residência Spellmann, a gente encontra mais um aceno para a figura de Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo.
Se você afinar os olhos, vai encontrar muitas outras coisas. Destaco também os pôsteres de vários filmes incríveis que aparecem aqui e ali ao longo dos episódios: Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos, O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, para citar dois.
Nomes também são importantes, desde nomes de personagens clássicos do terror, como o estudante que se chama Loomis (compartilhando o sobrenome do Dr. Loomis, de Halloween, e do primeiro assassino que veste o capuz de Ghostface em Pânico; e nomes que fazem referência aos julgamentos das bruxas de Salem, ou a grandes literatos do terror.
Os detalhes, sem dúvida, fazem a diferença quando estamos falando de ambientação na série de Sabrina Spellmann. Todos os elementos ajudam a puxar os espectadores para dentro daquele universo deliciosamente macabro e repleto de magia.
Leia mais nas fontes consultadas: io9, IndieWire, PopBuzz, Ranker, DigitalSpy.