Um dos grandes sonhos dos fãs de Sandman era que o quadrinho de sucesso de Neil Gaiman ganhasse uma adaptação digna dos sonhadores. Poder acompanhar as histórias de Morpheus e seus irmãos Perpétuos com atores de verdade, em carne e osso, assistir em movimento e sons as grandes sacadas de roteiro de Gaiman era uma ansiedade.
Muito foi prometido ao longo dos anos. Por diversas vezes tentaram tirar o projeto do papel, mas algo sempre atravancava a produção. Alguns fãs chegaram a achar que poderia ser algum tipo de delírio, e somente quando as primeiras imagens surgiram é que tiveram a certeza de que, dessa vez, essa adaptação realmente aconteceria.
Criada por Neil Gaiman e lançada pela primeira vez em 1989, Sandman já contou com artes impecáveis de nomes como Sam Kieth, Mike Dringenberg, Jill Thompson, Shawn McManus, Marc Hempel, Bryan Talbot e Michael Zulli, com as capas sempre fenomenais de Dave McKean. Em sua publicação original, foram compostas 75 edições, onde acompanhamos Morpheus, líder do Sonhar, que vaga pela terra e entremundos se encontrando com seres fantásticos, humanos aterrorizantes e situações mágicas. Também conhecemos outros tantos personagens carismáticos, assustadores e terríveis, além de seus irmãos, os outros Perpétuos: Delírio, Morte, Destino, Desejo, Desespero e Destruição.
Sabemos através dos trailers, imagens e de entrevistas de Neil Gaiman, que a série irá começar pelo primeiro arco, “Prelúdios e Noturnos”, quando Morpheus é capturado e mantido preso, deixando o Sonhar desprotegido, e teremos um pouco de “Casa de Bonecas” também. Algumas das histórias-chave para a adaptação, citadas por Gaiman, são “Sonhe um Breve Sonho Comigo”, “Uma Esperança no Inferno”, a famosa “O Som de Suas Asas” e “Os Colecionadores”. Para a alegria dos fãs macabros, a infame história “24 Horas” também estará adaptada no episódio 5, de acordo com um tweet do autor.
Mas quais outros grandes momentos de Sandman seriam indispensáveis em futuras temporadas? Torcemos para que o quadrinho inteiro seja adaptado, mas fizemos uma seleção de momentos que adoraríamos ver representados na telinha algum dia, e com a qualidade que os fãs merecem.
O arco “Um Jogo de Você”
Tudo bem, pode não ser o mais querido entre os fãs, mas o arco fechado de “Um Jogo de Você”, por si só, é completamente aterrorizante. Com a personagem Barbie, que aparece de forma menor em “Casa de Bonecas”, protagonizando agora uma história, conhecemos uma gama de personagens incríveis e situações assombrosas. Na história, Barbie, que sonhava com um reino fantástico no arco “Casa de Bonecas”, já se encontra acordada, mas logo se vê em perigo quando um misterioso Cuco ameaça destruir seu reino, afetando o mundo desperto. Passando por diversos momentos de tensão e terror, Barbie enfrenta a perda de amigos pelo caminho e diversas traições, até conseguir descobrir e deter quem está fazendo tão mal a ela e seus companheiros.
Além da arte, que é um deslumbre, seus personagens cativantes e o grande potencial de fazer uma baita história de terror, todos os capítulos do arco são nomeados por trechos de música, o que daria um toque todo especial para a adaptação.
Shakespeare em “Terra dos Sonhos”
Não é preciso dizer que Shakespeare tem uma grande carga de terror em seus livros. As bruxas de Macbeth, o fantasma em Hamlet, momentos assustadores de confusão em A Tempestade etc. Considerado por muitos um dos melhores momentos de Sandman, Shakespeare também esteve na HQ de Neil Gaiman com Sonho de uma Noite de Verão. No arco “Terra dos Sonhos”, as criaturas fantásticas de Faerie assistem à estreia da peça nas colinas próximas de Wilmington.
Shakespeare já tem histórico de passagens pelo mundo de Sandman. Ele apareceu na edição de número 13, em “Homens de Boa Fortuna”, e na última, no número 75. Adoraríamos ver o poeta e dramaturgo aqui e ali pela série.
Lembrando que o intérprete do personagem Hob Gadling, que também aparece pela primeira vez em “Homens de Boa Fortuna”, já foi escalado e confirmado por Neil Gaiman: Ferdinand Kingsley dará a vida a um dos personagens mais queridos entre os fãs.
O encontro de deuses de “Estação das Brumas”
Se você é um fã de Neil Gaiman, deve ter vibrado quando saiu a adaptação de American Gods. Um dos grandes atrativos na história, sem dúvida, é a reunião de diversos deuses vivendo em solo norte-americano, levados até lá por imigrantes de diversas nações. Um favorito entre os fãs é Odin — na série interpretado por Ian McShane.
Não é surpresa nenhuma que Gaiman gosta muito de lidar com deuses em suas outras histórias. Em “Estação das Brumas”, depois que Lúcifer entrega as chaves do inferno a Morpheus, que vai até lá disposto a encontrar Nada, sua antiga amante, diversos deles aparecem tentando tomar conta do local. Além do próprio Odin, acompanhado de Loki e Thor, temos Susano-o-no-Mikoto, Bast, Bes, Azazel, Merkin, Chorozon, Duma e Remiel.
Essa história tem um potencial muito grande, tanto pela parte em que Lúcifer solta todos os demônios e almas amaldiçoadas para fora do inferno, quanto pelo encontro de deuses, fazendo diversas propostas para Morpheus. Em Sandman, Lúcifer será interpretado por Gwendoline Christie. Será que vem aí? Vamos aguardar.
A história da caçada de “Fábulas e Reflexões”
Todos sabemos que, às vezes, uma série precisa de alguns episódios que se distanciam um pouquinho da história principal, e essa aqui seria uma boa opção. “Fábulas e Reflexões” é um conjunto de histórias independentes que se interligam com personagens do Sonhar, e até mesmo com encontros com o Sonho. Várias dessas histórias tem um grande potencial, como “Termidor”, com Johanna Constantine e Orfeu.
Mas talvez uma história que tenha um enorme potencial de trazer o terror para a tela seja “A Caçada”. Na história, um avô conta uma história para sua neta, sobre um homem que se encontrou com uma cigana e, após esse encontro, acabou fugindo de casa. A história tem diversos elementos folclóricos, como menções à Baba Yaga e ao mito russo de Marya Morevna, além de ter um ótimo final.
LEIA+: CONHEÇA A LENDA DA BABA YAGA EM A FABULOSA CASA COM PERNAS
O arco “Entes Queridos”
A história mais longa de Sandman, mas que reúne também uma grande quantidade de gêneros, personagens de histórias passadas, e rumos para outras histórias. Ao longo do arco, que nos é apresentado como uma tragédia grega, acompanhamos Morpheus sendo perseguido pelas Fúrias. Além delas, o corvo Matthew, Coríntio, Thessalia e a Morte estão presentes.
É uma história emocionante, com diversos momentos que ecoam passagens passadas do quadrinho, com um encerramento audacioso para assistirmos. Imperdível.
Inúmeros projetos
Desde os anos 1990 uma adaptação é planejada. De início, o nome relacionado ao projeto era o de Roger Avary, graças ao sucesso de Pulp Fiction. Depois de diferenças criativas com o produtor Jon Peters, Avary foi demitido da produção, trabalhando com Gaiman no roteiro de Beowulf um ano depois. Em 2001, o projeto entrou no limbo.
Em um painel da Comic Con de 2007, Gaiman afirmou que preferia não ter nenhum filme de Sandman a ter um filme ruim de sua criação. Para ele, o nível de comprometimento com esse trabalho deveria ser o de obsessão, o mesmo com que Peter Jackson trabalhou nas adaptações de O Senhor dos Anéis, ou o que Sam Raimi fez com O Homem-Aranha.
Em 2013, David S. Goyer anunciou em uma entrevista que ele, ao lado de Joseph Gordon-Levitt e Neil Gaiman, estariam trabalhando novamente em uma adaptação para o quadrinho. Jack Thorne foi contratado para escrever o roteiro, mas até 2016 diferentes roteiristas foram contratados para rever o trabalho de Thorne.
Não foi até 2019 que finalmente os astros se alinharam para que uma negociação fosse fechada, e em vez de um filme, uma série fosse pensada para Sandman. Com produção executiva de Goyer e Gaiman, e Allan Heinberg como showrunner, a série foi desenvolvida pela Netflix em um acordo com a Warner Bros.
Em janeiro de 2021 soubemos, através do anúncio oficial da Netflix, que Tom Sturridge iria protagonizar como Morpheus. Os outros nomes do elenco incluem Kirby Howell-Baptiste como Morte, Mason Alexander Park como Desire, Donna Preston como Desespero, Gwendoline Christie como Lúcifer, Vivienne Acheampong como Lucienne, Boyd Holbrook como o Coríntio, Charles Dance como Roderick Burgess, Asim Chaudhry como Abel e Sanjeev Bhaskar como Cain, Jenna Coleman como Johanna Constantine, Joely Richardson como Ethel Cripps, Niamh Walsh como a jovem Ethel, David Thewlis como John Dee/Doutor Destino, Kyo Ra como Rose Walker, Stephen Fry como Gilbert, Razane Jammal como Lyta Hall, Sandra James-Young como Unity Kinkaid, e Patton Oswalt como a voz de Matthew, o Corvo.
Assista o trailer abaixo.
*
Sandman estreia dia 05 de agosto na Netflix. Quais as histórias que você está mais ansioso para ver? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.