Se você gostou desta série policial, vai gostar deste livro Crime Scene

Você é fã de séries policiais e true crime? A Macabra dá 4 dicas de séries e livros do catálogo Crime Scene que combinam para o leitor investigador.

A explosão de true crime que se seguiu nos últimos anos evidenciou uma série de histórias que, até então, não era um costume nosso acompanhar. Documentários sobre assassinos e vítimas, crimes que marcaram história e outros não tão conhecidos. 

Mas, antes desse boom de obras true crime, as produções policiais infestaram a TV. Séries e filmes policiais sempre foram muito populares com o público, mas o início dos anos 2000 marcou um interesse renovado nessas histórias. Uma grande culpada foi CSI: Crime Scene Investigation, mas várias se seguiram a ela. 

A Macabra uniu o universo do true crime com a das séries policiais e dá uma dica de série para um livro da marca Crime Scene para o leitor fascinado pelo tema.

Criminal Minds

Livro: Coleção Mindhunter Profile // Unidade de Análise Comportamental (Behavioral Analysis Unit, BAU, em inglês) é um departamento no FBI que se utiliza da criação de perfis e análise de comportamento para auxiliar na captura de criminosos perigosos. Inicialmente chamada Unidade de Ciência Comportamental (Behavioral Science Unit), foi criada em 1972 e fazia parte do Centro Nacional de Análise de Crimes Violentos (National Center for the Analysis of Violent Crime). 

Sendo uma unidade de com 52 anos, muitos agentes passaram por ela. Mas três deles foram fundamentais para a criação dos perfis como eles ficaram conhecidos na cultura pop: Robert K. Ressler, John Douglas e Ann C. Wolbert Burgess. Ressler e Douglas foram os responsáveis pela primeira leva de entrevistas com serial killers presos — ao todo, cerca de 36 entrevistas foram conduzidas entre os anos de 1976 e 1979. E Burgess trouxe para a unidade seus estudos com vítimas de abusos sexuais, para auxiliar a capturar assassinos desse  tipo. 

A Coleção Mindhunter Profile conta com três livros até o momento, que narram a criação e os trabalhos da UAC. Mindhunter Profile e Mindhunter Profile 2: Mundo Serial Killers, escritos por Robert K. Ressler e Tom Shachtman, e o terceiro volume, escrito por Ann C. Wolbert Burgess & Steven Matthew Constantine, são os livros perfeitos para você que é apaixonado por Criminal Minds. A série, criada por Jeff Davis, que contou com 17 temporadas e alguns spin offs, acompanha os agentes da UAC conforme eles auxiliam a resolver crimes nos Estados Unidos, utilizando principalmente a criação de perfis para isso.

LEIA+: UM FILME DARK PARA UM LIVRO DARK: DEMÔNIOS, FANTASMAS E CRIMES

CSI: Crime Scene Investigation

Livro: Causas Não Naturais // Um enorme sucesso na televisão, CSI: Crime Scene Investigation acompanha uma equipe forense que ajuda a justiça a encontrar os verdadeiros culpados para crimes. A série iniciou em 2000, e entre suas séries derivadas e um revival, até hoje segue sendo exibida em canais e serviços de streaming. O assunto, claro, chama a atenção: através de evidências científicas, esses agentes conseguem encontrar culpados de crimes que, muitas vezes, parecem insolúveis. 

A verdade, porém, é que esse fenômeno televisivo acabou complicando um pouco a vida dos perigos na vida real. Muitos advogados, promotores e até mesmo vítimas esperavam que talvez esses agentes pudessem encontrar provas mais firmes que os auxiliassem, quando, de fato, as coisas não acontecem igual à TV.

Em Causas Não Naturais, Richard Shepherd, um perito muito reconhecido na Grã-Bretanha, que se envolveu em casos famosos do mundo inteiro, conta um pouco de sua história — desde a faculdade até sua aposentadoria da função. Longe de romantizar a profissão, Shepherd também nos mostra os desafios e horrores que envolvem a profissão. Causas Não Naturais faz parte da coleção Profissionais da Morte, que inclui também os livros Todas as Faces da Morte, Nem Tudo que Resta é Lixo e (mor.te) sf: Lembranças Vivas do Que Fomos.

Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais

Livro: Personalidades Perigosas // Produzida e criada por Dick Wolf e contando com 25 temporadas até o momento, ao longo dos episódios de Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais, acompanhamos diversos casos aterrorizantes, principalmente com vítimas de abusos e violência doméstica.

Um assunto delicado e que atinge uma quantidade de lares assustadora, a violência doméstica e os abusos sexuais são um problema social que merece atenção. Os casos mostrados em Lei & Ordem: SVU são pesados e muitas vezes nos deixam sem palavras. E é muito difícil não continuar pensando neles quando os episódios acabam. Pior ainda, é difícil não nos perguntarmos o que faríamos no lugar daquelas vítimas.

Em Personalidades Perigosas, Joe Navarro e Toni Sciarra Poynter apresentam ao leitor quatro tipos de personalidades manipuladoras e potencialmente perigosas para ficar de olho. Navarro foi agente do FBI, e seu trabalho deu o escopo necessário para que ele realizasse esses perfis, exemplificando e até mesmo mostrando como essas personalidades podem ser intercambiáveis. Mais que um livro, Personalidades Perigosas é um verdadeiro manual que pode ajudar a identificar o perigo antes que seja tarde demais.

LEIA+: UM FILME MACABRO PARA UM LIVRO MACABRO: ESPECIAL MACABRA TV

Chicago P. D.

Livro: Divisão de Homicídios // Clássico da literatura true crime, Divisão de Homicídios, de David Simon, foi escrito em 1980. Simon, jornalista, conseguiu permissão para passar um ano acompanhando um dos departamentos de polícia de Baltimore, uma das cidades mais violentas dos Estados Unidos na época. Entre casos fechados e casos que nunca foram resolvidos, acompanhamos o dia a dia desse grupo de policiais. O livro deu origem à série Homicídios, exibida no Brasil pela Rede Manchete entre os anos de 1994 e 1999, e depois pelo canal TV!, mas atualmente não se encontra em serviços de streaming.

Entretanto, Chicago P.D. é uma boa indicação para acompanhar Divisão de Homicídios. Criada por Dick Wolf e Matt Olmstead, Chicago P.D. acompanha um grupo de detetives enquanto lidam com casos violentos e complexos na cidade de Chicago, e faz parte da franquia Chicago, que conta também com as séries Chicago Fire e Chicago Med. Apesar da dinâmica entre ambas as delegacias serem bastante diferentes, isso ajuda o leitor e o público a compreender, também, como as coisas mudaram dos anos 1980 até a atualidade. Com um ambiente de trabalho menos agressivo e casos, infelizmente, ainda mais violentos. 

*

E você, qual outra série acha que combina com os livros da Crime Scene? Comente com a Macabra no Instagram e em suas redes sociais.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.