Stranger Things: conheça o criador do Vecna

Barrie Gower criou as próteses de um dos antagonistas mais assustadores de Stranger Things e aterrorizou os espectadores com seu trabalho impecável. Conheça o artista.

Desde o lançamento do Volume I da quarta temporada de Stranger Things, o visual do antagonista da temporada tem chamado a atenção. Quando a Netflix divulgou um vídeo com a transformação do ator Jamie Campbell Bower incorporando Vecna, e o uso de próteses e efeitos práticos para este processo, os olhos se voltaram para o trabalho do artista responsável pela maquiagem.

LEIA+: BREVE HISTÓRIA DOS EFEITOS ESPECIAIS E MAQUIAGEM NO TERROR

Blade II: O Caçador de Vampiros, Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones, Extermínio, Todo Mundo Quase Morto, Alien vs. Predador, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 e Parte 2, Game of Thrones, Chernobyl, Cavaleiro Verde, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Stranger Things são apenas alguns dos créditos na carreira de maquiagens protéticas de efeitos especiais de Barrie Gower, uma das grandes estrelas das maquiagens das últimas décadas.

O convite dos irmãos Duffer

Gower e sua esposa, Sarah, têm uma companhia de efeitos especiais, a BGFX, desde 2010. Foi nomeado à categoria de melhor maquiagem no Emmy em diversas ocasiões, principalmente por seu trabalho em Game of Thrones, vencendo nos anos de 2014, 2016 e 2018. O convite para trabalhar em Stranger Things, vindo diretamente dos irmãos Duffer, surgiu por suas próteses para o épico baseado nos livros de George R. R. Martin.

Em entrevista ao site Bloody Disgusting, Gower contou que quando foi convidado para o trabalho, a produção já estava um pouco avançada. O conceito do design de Vecna, inclusive, já estava criado pelo responsável geral dos efeitos da série, Mike Maher. Maher e os Duffer, entretanto, queriam que o máximo possível de Vecna fosse feito a partir de efeitos práticos, maquiagens e próteses. Alguns detalhes foram acrescentados posteriormente, mas a aplicação da maquiagem de Gower é realmente um processo de cair o queixo.

A inspiração para Vecna

Para Gower, como conta em entrevista ao E! News, uma das grandes inspirações para a criação de Vecna foi a maquiagem de Freddy Krueger, nosso querido vilão de A Hora do Pesadelo. Tudo isso se encaixa com essa temporada, que tem como participação especial o próprio Robert Englund — e até uma referência feita por Dustin ao mencionar o vilão que ataca os sonhos dos adolescentes. Aliás, a maquiagem de Englund como Victor Creel também foi preparada por Gower.

O (longo) processo com as próteses

Mas um dos detalhes mais interessantes da aplicação da maquiagem de Vecna é que o próprio ator, Jamie Campbell Bower, é que está embaixo de todas aquelas camadas de espuma de látex e silicone. Não houveram dublês para Bower, foi ele quem cuidou de suas acrobacias — como divulgou a própria página de instagram oficial de Stranger Things. Para Gower, isso fez toda a diferença, visto que ao longo da temporada houveram diversas interações entre Vecna e outros personagens que, feitos com outro ator ou dublê, poderiam dificultar um pouco.

As esculturas para próteses foram divididas em diversos moldes para facilitar a aplicação e auxiliar a movimentação de Bower. Além da espuma e do silicone que formam as pequenas partes das próteses, o artista também utilizou bastante lubrificante para que o aspecto gosmento e nojento de Vecna pudesse ser visto mesmo durante as filmagens, antes dos efeitos de pós-produção.

A primeira aplicação de maquiagem no ator levou cerca de oito horas e meia. Depois, a menor quantidade de tempo para aplicação foi de seis horas e 21 minutos. Foram produzidos cerca de 25 sets de aplicações para as gravações diárias da quarta temporada da série. Todos os dias, Bower e Gower se reuniam para as aplicações com a equipe composta por Duncan Jarman, Mike Mekash, Eric Garcia e Nix Herrera.

E Barrie Gower e sua companhia BGFX ainda têm muito a mostrar. Seus próximos projetos incluem as séries The Last of Us, Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder e A Casa do Dragão, que serão lançadas nos próximos meses.

*

O segundo volume da quarta temporada de Stranger Things, composto pelos episódios 8, “Papa”, e 9, “The Piggyback”, que totalizam quase quatro horas de duração, estarão disponíveis no dia 1º de julho na Netflix. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.