A telecinese, ou a psicocinese, é o fenômeno ou capacidade que uma pessoa tem de exercer algum tipo de força — manipulativa, de movimentação —, sobre algum outro corpo, objetivo, algo material, utilizando somente a força de sua mente.
Um poder muito útil e bastante perigoso, a telecinese já esteve presente em diversos filmes e séries da cultura pop. Uma das personagens atuais mais queridas a ter esse tipo de poder é Eleven, a protagonista de Stranger Things. A partir de um projeto secreto do governo chamado MKUltra, em que sua mãe participou como cobaia, a garotinha desenvolveu poderes mais que especiais — sendo a única que pode lidar com o mal do Mundo Invertido.
Mas antes de Eleven, vários personagens utilizaram seus poderes, de forma controlada ou não, para manipular e movimentar coisas. A Macabra selecionou 10 filmes com esses personagens poderosos.
Carrie, a Estranha
Carrie, 1976 // Lançado apenas dois anos depois da publicação do romance original, essa adaptação de Stephen King dirigida por Brian De Palma se tornou um marco dos filmes de terror. Contando a história de Carrie White (Sissy Spacek), uma jovem aterrorizada pela mãe extremamente crente a Deus, que descobre ter poderes telecinéticos capazes de causar uma tremenda destruição. Nos anos seguintes, King nos brindaria ainda com muitos personagens com poderes especiais, mas Carrie segue sendo uma das favoritas dos fãs.
O Iluminado e Doutor Sono
The Shining, 1980, e Doctor Sleep, 2019 // Outro queridinho entre os fãs de Stephen King (mas não tão querido pelo próprio autor), O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick, nos apresenta a história da família Torrance, quando Jack (Jack Nicholson), o pai, é empregado para tomar conta do Hotel Overlook, um hotel que fica fechado no inverno. Ele se muda para lá com Wendy (Shelley Duvall), sua esposa, e Danny (Danny Lloyd), seu filho pequeno, mas o hotel guarda segredos terríveis — e Danny consegue ver todos eles. Doutor Sono é a sequência de O Iluminado, e nos apresenta Danny Torrance (Ewan McGregor) já adulto, tentando ajudar uma garotinha que também tem o dom de ser “iluminada”, e é ainda mais poderosa que Danny, mas está sendo perseguida por estranhos seres.
Scanners: Sua Mente Pode Destruir
Scanners, 1981 // Clássico de David Cronenberg, Scanners são um grupo de pessoas dotados de poderes especiais de telecinese, capazes de grandes feitos — e grandes destruições. Eles podem causar dor e controlar a mente de pessoas com facilidade. Disposto a controlar o líder dessa organização, o dr. Paul Ruth (Patrick McGoohan) envia um Scanner que ainda não foi convertido à causa do grupo.
LEIA+: 7 FILMES PARA CONHECER O CINEMA DE DAVID CRONENBERG
Sexta-Feira 13, Parte 7: A Matança Continua
Friday the 13th Part VII: The New Blood, 1988 // Jason Voorhees já foi a diversos lugares: Manhattan, inferno, ao espaço, e se encontrou com diversos personagens da cultura pop. Ele se encontrou também com uma personagem com poderes especiais. Em Sexta-Feira 13, Parte 7: A Matança Continua, dirigido por John Carl Buechler, Tina possui poderes telecinéticos. A jovem acabou sofrendo uma situação trágica em que seu pai foi morto em Crystal Lake. Após anos de terapia, Tina retorna ao local, mas seus poderes despertam nosso amigo mascarado.
A Fúria
The Fury, 1978 // Dirigido por Brian De Palma, em A Fúria acompanhamos o ex-agente da CIA, Peter Sandza (Kirk Douglas), que teve seu filho, uma criança com fortes poderes telecinéticos, sequestrado por seu antigo colega Ben Childress (John Cassavetes). Childress está a frente de uma agência do FBI que utiliza crianças com poderes especiais para se tornarem assassinos em tempos de guerra. Mas Peter não deixará barato, e utilizará de todos os meios, inclusive uma jovem com poderes psíquicos, para encontrar seu filho.
Thelma
Thelma, 2017 // Dirigido por Joachim Trier, Thelma (Eili Harboe) é uma garota religiosa que acabou de entrar na universidade em Oslo, saindo pela primeira vez da cidadezinha do interior onde morava. Quando começa a ter sentimentos por sua nova amiga, Anja (Kaya Wilkins), e conforme ela tenta reprimir esses sentimentos, os poderes telecinéticos de Thelma começam a despertar.
Os Poderosos
The Power, 1968 // Os membros de um projeto especial estão sendo, um a um, mortos através de poderes telecinéticos. Agora, os membros restantes do grupo precisam descobrir qual deles é a pessoa com poderes especiais, antes que todos sejam mortos. Baseado no livro de Frank M. Robinson e dirigido por Byron Haskin, o filme apresenta um tenso suspense no estilo whodunnit, mas com o acréscimo do assassino não precisar cometer os crimes com as próprias mãos.
Morte nos Sonhos
Dreamscape, 1984 // Sonhos são coisas extremamente perigosas. Em Morte nos Sonhos, um jovem com poderes telecinéticos consegue adentrar na mente das pessoas enquanto elas sonham. Ele é então recrutado por uma agência para entrar na mente do presidente dos Estados Unidos e inserir uma ideia para quando o homem acordar. Dirigido por Joseph Ruben, com Dennis Quaid, Max von Sydow e Christopher Plummer.
Jennifer
Jennifer, 1978 // Uma garota, sofrendo com o isolamento em uma escola particular por causa de sua origem humilde, acaba encontrando em seus poderes telecinéticos de controle de serpentes a única forma de revidar contra aqueles que lhe fizeram mal. Dirigido por Brice Mack, conhecido por seu trabalho no departamento de animações da Disney, em filmes como A Dama e o Vagabundo, Cinderela, Peter Pan, entre outros.
O Toque da Medusa
The Medusa Touch, 1978 // Dirigido por Jack Gold, acompanhamos a história de um escritor, John Morlar (Richard Burton), com poderes telecinéticos descontrolados que acaba causando tragédias somente por pensar nelas. Certo dia, após sofrer uma violência em sua própria casa, que o deixa quase morto, o Inspetor Brunel (Lino Ventura) tenta compreender o que aconteceu com Morlar, quando se encontra com sua analista, dra. Zonfeld (Lee Remick), que tem cuidado do homem há muitos anos.
*
Ficou interessado em desenvolver poderes telecinéticos? Este passo a passo com imagens do site wikiHow pode te ajudar. Mas atenção: não nos responsabilizamos por objetos destruídos no processo. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.