Terror e Heavy Metal: a mistura perfeita para sacudir nossos espíritos

A união do que há de mais macabro no cinema de horror com o bom e velho rock'n'roll. Confira uma lista de 11 filmes horripilantes para chacoalhar os esqueletos.

Acreditem: houve um tempo em que um jeans sujo, cabelos compridos, e um hálito carregado de nicotina e Jack Daniel’s valiam mais do que qualquer cantada. Um tempo onde tudo o que se esperava de um encontro perfeito era uma guitarra distorcida nas telas e um novo sucesso do Ozzy Osbourne, do Iron Maiden ou do Guns N’ Roses embalando os créditos finais.

LEIA+: 18 VIDEOCLIPES BASEADOS EM FILMES DE TERROR

Poucos sobreviveram a esses dias — que fique bem claro —, e os que estão entre nós permanecem presos para sempre aos efeitos analógicos dos pedais de efeito e no eco dos simuladores de ambientação. Antes que todos comecem a chorar (e a procurar por uma garrafa esquecida de Jack Daniel’s ou um disco empoeirado do Motörhead), separamos dez filmes de horror que contaram com trilhas sonoras insanas calcadas no bom e velho Heavy Metal.

Halloween: O Início

Halloween, 2007 // Sabemos que Rob Zombie poderia completar sozinho essa lista inteira, mas para variar um pouco também podemos nos lembrar de outros artistas que fortalecem a trilha sonora desse filme. Alice Cooper, KISS, Misfits e o guitarrista de Marilyn Manson, Tyler Baters, em uma versão do tema original do filme são apenas alguns dos nomes que contribuem para aumentar a tensão enquanto seguimos o rastro assassino de Michael Meyers. Que alguns torçam seus narizes, Rob ainda é o cara!

O Corvo

The Crow, 1994 // Uma trama de vingança e luto com uma trilha sonora que vai do grunge ao punk, passa pelo gótico e vai até o metal.  Baseado na HQ de mesmo nome de James O’Barr, O Corvo se tornou um clássico entre as subculturas dos anos 1990, com sua maquiagem carregada e sua banda, Eric Draven se tornou um anti-herói de uma geração. Dentre as bandas que contribuíram para a ambientação macabra desse longa, temos Stone Temple Pilots, The Cure, Nine Inch Nails, Rage Agains the Machine, The Jesus and Mary Chain, entre muitas outras. 

Deathgasm

Deathgasm, 2015 // O enredo é sobre dois metaleiros que acidentalmente convocam os mortos-vivos após invadirem a casa do ídolo Rikki Daggers, onde eles roubam um álbum que esconde uma partitura infernal. Tocando um verso da escritura musical, que acaba lembrando muito o Necronomicon, eles dão início a uma terrível, violenta e hilária luta contra os mortos. Na lista de bandas e artistas que têm uma música ou mais na trilha estão Ihsahn e a banda Emperor, Lair of the Minotaur e Skull Fist. E é isso, convide seus amigos e derreta o cérebro deles.

LEIA+: NECRONOMICON: FATOS E FILMES SOBRE O LIVRO DOS MORTOS DE LOVECRAFT

Mandy: Sede de Vingança

Mandy, 2018 // Um culto demôniaco movido a LSD, vingança e momentos insanos de Nicolas Cage. Se olhássemos o DNA de Mandy, é disso que seria composto. Você pode estar se perguntando por que Mandy estaria nessa lista, e a resposta é: por Jóhann Jóhannsson. Foram as últimas composições do músico islandês, que morreu de overdose acidental em 2018. Suas inspirações nas raízes escandinavas tornam toda a experiência de Mandy extremamente pesada, misturando os sons ameaçadores de black metal e desgraça plena.

O Rock do Dia das Bruxas

Trick or Treat, 1986 // Reunindo uma série de elementos dos anos 1980, da presença aterrorizante de Freddy Krueger encarnado no personagem Sammi Curr, ao satanic panic que envolveu a década, O Rock do Dia das Bruxas é um daqueles filmes inesquecíveis. Um álbum possuído, muita guitarra e muito horror. Isso por si só deveria ser uma desculpa boa o suficiente para você amar essa trilha sonora! Quanto ao filme, continua sendo um dos melhores da época, contando com aparições especialíssimas de Gene Simmons (interpretando um radialista) e Ozzy Osbourne (que encarna um reverendo). É simples, é bom, e é épico!

LEIA+: 13 FILMES PARA SE SENTIR NO HALLOWEEN

O Massacre da Serra Elétrica

The Texas Chainsaw Massacre, 2003 // Um remake que é quase tão bom quanto o original, e que ainda se sobressai quando pensamos em sua trilha sonora. A versão de 2003 do longa tem em sua trilha sonora as bandas Hatebreed, Static-X, Lamb of God, Meshuggah  e até Morbid Angel. Leatherface, seu desgraçado, você tem bom gosto.

The Devil’s Candy

The Devil’s Candy, 2015 // Uma família em guerra com um assassino psicótico e com o próprio demônio parece suficiente para chamar a atenção? O filme é física e psicologicamente muito violento. Pode não ser do gosto de todos, mas se a violência não é um problema, será um prato cheio ao espectador. The Devil’s Candy é agressivo, estiloso e enérgico. É um dos melhores filmes de terror da década. O diabo está por perto desde o início, e você pode senti-lo da mesma forma que ouve os estrondos da trilha sonora igualmente brutal. Estamos falando de Ghost, Machine Head, Goya, Sunn O))) e Slayer. É brutal.

A Banda Maldita

Black Roses, 1988 // Uma banda chega em uma cidadezinha e traz caos e insanidade, transformando todos os pequenos do local em rockeiros satanistas. O que foi realmente o terror de muitas mães dos anos 1980 e 1990, ganha um toque ou outro de comédia nas mãos do diretor John Fasano e da roteirista Cindy Cirile. Os efeitos especiais que compões as criaturas são datados, mas ainda parecem bastantes razoáveis. A trilha sonora é composta por Lizzy Borden, Tempest King Kobra e Bang Tango.

Drácula 2000

Dracula 2000, 2000 // Sejam quais forem os problemas com o longa de Patrick Lussier, não dá para reclamar das músicas escolhidas para compor a trilha sonora dessa nova história do vampirão centenário. Com Pantera, System of a Down, Disturbed, Slayer e mais tantas outras bandas, podemos dizer que a trilha de Drácula 2000 é pesada. Quem sabe você não curta o filme um pouquinho mais agora?

LEIA+: DRÁCULA AO LONGO DAS DÉCADAS: UMA CRONOLOGIA IMORTAL

Resident Evil: O Hóspede Maldito

Resident Evil, 2002 // Algo que os anos 2000 fizeram muito bem em relação aos filmes de terror, foram em suas trilhas sonoras. E isso também serve para os jogos do período. O metal combinou muito bem com a adaptação da franquia de jogos Resident Evil para o cinema, com bandas como Rammstein, Slipknot, Coal Chamber, entre outros.

 Uma Noite de Horror

Monster Dog, 1984 // Alice Cooper estrela em Uma Noite de Horror como Vincent Raven, um deus do metal que se prova humano demais e que também pode ser um lobisomem (alerta sem spoiler: ele é um lobisomem). Desleixado, maluco e apresentando o videoclipe de Alice “Identity Crisis” em seus momentos de abertura, Uma Noite de Horror é um grande uivo de Halloween. Eu se fosse vocês não perderia o Alice atuando por nada. 

*

Gostou de conhecer filmes que unem o rock’n’roll e o terror? Visite a categoria Listas para aumentar seu repertório de filmes horripilantes. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

A beleza macabra do horror me conecta com o Outro Lado. Ofereço abrigo espiritual aos irmãos e irmãs da fazenda e acordo todos os dias às 3h da manhã. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.