Em 1974 o universo dos filmes de terror estremeceu diante da imagem da família canibal e do assassino da serra elétrica, que usava uma máscara de pele humana. Desde então, muitos filmes com Leatherface foram feitos, mas nenhum superou o horror de O Massacre da Serra Elétrica em seus quase cinquenta anos.
LEIA+: CUIDADO AO VIAJAR PARA O TEXAS: CURIOSIDADES SOBRE O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA
Com 9 filmes sob a alcunha, todos se passando no Texas, os filmes contam com três recomeços, duas origens diferentes para Leatherface, e um remake produzido por Michael Bay. Do segundo filme em diante, as notas dos críticos foram caindo cada vez mais. Não é de se estranhar que, com a chegada de um novo Massacre da Serra Elétrica, os grupos se dividam entre os curiosos e os desacreditados.
Tudo bem, o filme novo é uma continuação direta do filme de 1974. Mas, mesmo assim, listamos todas as obras da franquia em ordem de lançamento para você, fã, se aventurar nessa jornada. Só tenha cuidado com os ganchos de açougue pelo caminho.
1974: O Massacre da Serra Elétrica
The Texas Chain Saw Massacre, 1974 // Dirigido por Tobe Hooper, que coescreveu o roteiro com Kim Henkel, a obra original e macabra, que deu origem a todo o resto. No filme, dois irmãos juntos de um grupo de amigos viajam para um lugar isolado no Texas para visitar o túmulo de seu avô. No meio do caminho, entretanto, eles dão carona para um sujeito bastante estranho. Depois de expulsar o homem da van, quando ele já havia enojado e aterrorizado boa parte da turma, eles acabam chegando até o local de destino. Entretanto, logo se deparam com uma família de canibais, e um a um são caçados até restar somente Sally (Marilyn Burns).
Apesar de não participar das sequências, Sally é uma das das principais personagens da franquia O Massacre da Serra Elétrica. Considerada uma das primeiras final girls no sentido próprio da palavra — a perseguição, as mortes dos amigos, a fuga —, Sally sempre figura entre as personagens mais lembradas dos filmes, além de Leatherface. E, no novo filme, teremos uma versão sua mais velha, interpretada por Olwen Fouéré.
1986: O Massacre da Serra Elétrica 2
The Texas Chainsaw Massacre 2, 1986 // Tobe Hooper assume novamente o papel de diretor neste segundo filme, com roteiro de L.M. Kit Carson. A sequência acontece cerca de 14 anos depois dos acontecimentos da obra original. Sabemos, através de uma sequência na abertura, que depois de escapar da família de canibais, Sally contou às autoridades o que havia acontecido e, aterrorizada, caiu em um estado catatônico. Apesar das investigações, chegou-se à conclusão de que nenhum massacre havia acontecido. Mas, algum tempo depois, novas mortes começaram a acontecer no território texano, e o Tenente ‘Lefty’ Enright (Dennis Hopper), tio de Sally, percebe um padrão e resolve seguir as pistas. Contando somente com o apoio de uma DJ da rádio local, Stretch, (Caroline Williams), que estava na linha junto de dois jovens que foram mortos por uma serra elétrica, começam a investigar os novos massacres. Ambos conseguem se livrar da casa dos canibais, e Stretch encerra o filme em uma cena semelhante a de Leatherface no longa original.
Com um tom bem mais cômico que o original — a começar por seu pôster, que reimagina a família de canibais Sawyer como na famosa imagem do filme Clube dos Cinco —, o filme ainda sim conseguiu conquistar o coração de alguns dos fãs da franquia.
1990: O Massacre da Serra Elétrica 3
Leatherface: Texas Chainsaw Massacre III, 1990 // Dirigido por Jeff Burr com roteiro de David J. Schow, o filme se passa algum tempo depois do anterior. Novamente descobrimos através da sequência de abertura que Sally, na verdade, faleceu em 1977, e um dos membros da família Sawyer, chamado apenas por W.E., foi a julgamento e foi executado em 1981. Em seguida, acompanhamos a história de dois irmãos, Michelle (Kate Hodge) e Ryan (William Butler) que, viajando pelo Texas, se deparam com um posto de gasolina e param para pedir informação. Lá, entretanto, acabam criando confusão entre o dono e um outro homem, que está pedindo carona e os informa do melhor local para seguirem viagem. A dica era, na verdade, uma armadilha, e ambos acabam encontrando outros membros da família Sawyer, incluindo uma garotinha com ares de inocente que logo consegue atrair Michelle para uma emboscada. Contando com a ajuda de Benny (Ken Foree), um sobrevivente (um daqueles grupos de pessoas que se prepara para qualquer situação, até para o fim do mundo), Michelle consegue escapar. Apesar de terem acreditado que se livraram de todos os Sawyer, Leatherface e a garotinha permanecem vivos e os veem ir embora.
O filme recebeu uma série de críticas negativas e não chamou muito a atenção dos fãs. De seus atributos interessantes, um deles é a atuação de um jovem Viggo Mortensen como um dos membros do clã Sawyer.
1994: O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno
Texas Chainsaw Massacre: The Next Generation, 1994 // Dirigido e escrito por Kim Henkel, acompanhamos um grupo de estudantes que sofreram um acidente de carro no dia do baile do colégio. Ao pedirem ajuda em um trailer, não esperavam que estavam atraindo a atenção de um novo ramo da família Sawyer. Logo eles se veem cercados e perseguidos pelos membros da família canibal. Jenny (Renée Zellweger), uma das estudantes, consegue escapar, mas logo é pega novamente. Acordada, diante do famoso jantar dos Sawyer, Jenny descobre que a família tem sido paga por uma associação secreta para causar terror e sofrimento a todos que atravessem seu caminho. Durante uma discussão entre os membros do clã, Jenny escapa novamente e é perseguida por Leatherface e por Vilmer (Matthew McConaughey), que logo é atingido por um avião que, ela acredita, está vindo em seu resgate. Um carro a leva embora e ela logo descobre que pertence ao líder da associação secreta, que a leva a um hospital. Lá, ela percebe que Vilmer ainda está vivo.
O quarto e último filme da franquia original é considerado um dos piores filmes que carregam o nome de Massacre da Serra Elétrica — e que, por acaso, não tem nenhuma morte por uma serra elétrica. Apesar disso, os jovens Matthew McConaughey, em um dos seus primeiros grandes filmes da carreira, e Renée Zellweger, em seu primeiro papel creditado em um longa-metragem, chamam a atenção e são uma boa atração aos fãs.
2003: O Massacre da Serra Elétrica
The Texas Chainsaw Massacre, 2003 // Dirigido por Marcus Nispel com roteiro de Scott Kosar, e produzido por Michael Bay, o filme é um remake do filme original, de 1974, e contou com alguns nomes da obra em sua produção: Hooper e Henkel participaram como coprodutores, Daniel Pearl como cinegrafista e John Larroquette como narrador. Apesar de ser um remake, e de seguir alguns caminhos do original — como o início da história acontecendo a partir de uma carona, e se passando em 1973 —, diversas mudanças foram feitas no roteiro, incluindo a protagonista, agora nomeada Erin (Jessica Biel), e a família canibal, agora chamada Hewitt. Depois dos jovens serem constantemente separados e caírem em uma série de armadilhas, Erin consegue escapar. No final, descobrimos que, diferente da primeira franquia, a polícia seguiu com a investigação sobre o Leatherface — que não foi encontrado, e o caso permaneceu aberto.
2006: O Massacre da Serra Elétrica: O Início
The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning, 2006 // Dirigido por Jonathan Liebesman, com roteiro de Sheldon Turner a partir da história de David J. Schow, o filme serve como uma história de origem de Leatherface e uma prequel para o filme de 2003. Em 1969, antes de partirem para a guerra do Vietnã, dois jovens resolvem passar o final de semana com suas namoradas. Após um acidente de carro, eles se encontram com um dos membros da família Hewitt, um falso xerife, que leva três dos jovens para a casa do clã, onde alguns personagens do filme de 2003 podem ser vistos — Terrence Evans e Marietta Marich reprisam seus papéis como Monty Hewitt e Luda Mae Hewitt, além de R. Lee Ermey, que reprisa seu papel como o falso xerife Hoyt, que na verdade é o tio Charlie Hewitt. A jovem que escapou, Chrissie (Jordana Brewster) tenta salvar seus amigos com a ajuda de um jovem que teve a namorada morta por Hoyt. Mas, nem tudo sai como o planejado, e uma daquelas noites infernais da família (agora Hewitt, e não Sawyer) recomeça. Chrissie consegue escapar, e quando está próxima de pedir ajuda a um policial, é morta pelo Leatherface.
Neste filme temos uma visão de como seria o início da vida de Leatherface, algo que nunca é mencionado na franquia original (da qual é até difícil dizer se Leatherface é um título ou um único personagem, dadas as transformações de sua personalidade). De acordo com a história dessa sequência, Leatherface é um garoto órfão, cuja mãe morreu no parto, com distúrbios mentais e uma doença de pele não nomeada, que foi jogado no lixo e recuperado pela família Hewitt.
Com o filme sendo massacrado pela crítica, uma terceira sequência para essa nova franquia foi cancelada.
2013: O Massacre da Serra Elétrica 3D: A Lenda Continua
Texas Chainsaw 3D, 2013 // Mas o cancelamento do terceiro filme da família Hewitt não impediu que um novo filme de Massacre da Serra Elétrica fosse feito. Com direção de John Luessenhop e roteiro de Adam Marcus, Debra Sullivan e Kirsten Elms, o filme é uma sequência direta do longa original de 1974. Após os acontecimentos que levaram Sally a fugir desesperada da casa da família Sawyer, um xerife vai até lá e consegue prender os membros restantes. A casa, consequentemente, é incendiada, e todos os membros da família são mortos — exceto por uma bebezinha encontrada nos escombros, que logo é adotada. Passados alguns anos, Heather (Alexandra Daddario) recebe uma carta da herança que está prestes a receber, já que sua avó, Verna Carson (Marilyn Burns), faleceu, e descobre que é adotada. Partindo para o Texas com seus amigos para recuperar sua herança, dão carona para um jovem. Já em casa, enquanto Heather e os amigos vão ao supermercado, o caroneiro fica no local e é morto por Leatherface, que sobreviveu ao incêndio. Heather descobre o passado assassino da família Sawyer e, conversando com o advogado do clã, percebe que a situação é muito pior do que imaginava: Leatherface é seu primo. Apesar das tentativas do xerife de salvar Heather, ela conta a Leatherface que é sua prima e o aceita como sua única família, fugindo com ele.
Bill Moseley, que esteve em O Massacre da Serra Elétrica 2 como Chop Top, aparece no papel de Drayton Sawyer que, no filme original, foi interpretado por Jim Siedow. Já Gunnar Hansen, Leatherface original, está no papel do chefe Sawyer. Marilyn Burns retorna à franquia no papel de Verna, avó de Heather. Assim como quase todos os outros filmes da franquia, não foi um sucesso de crítica, mas ganhou uma prequel em 2017.
2017: Massacre no Texas
Leatherface, 2017 // Dirigido por Alexandre Bustillo e Julien Maury, a partir de um roteiro de Seth M. Sherwood, assim como O Massacre da Serra Elétrica: O Início, Massacre no Texas é uma história de origem para o Leatherface. No filme, em 1955, o jovem Jed Sawyer (o nome de verdade de Leatherface nessa sequência), como comemoração de seu aniversário, precisa capturar uma jovem e levá-la até a decrépita casa de sua família. Entretanto, as coisas vão mal, Jed é preso e enviado a uma instituição psiquiátrica. Anos depois, Jed já é quase adulto, e consegue escapar do seu local de confinamento, deixando uma trilha de corpos por onde passa. Em sua procura, está o policial cuja filha foi morta há anos atrás, quando Jed entrou na instituição.
De acordo com a crítica, o filme foi melhor em desempenho que algumas das sequências anteriores. No período, os produtores tinham os direitos e pretendiam fazer outros seis filmes da franquia, dependendo de como Massacre no Texas fosse financeiramente. Mas, ainda em 2017, ano em que Massacre no Texas foi lançado, a Lionsgate perdeu os direitos. Quem os adquiriu foi a Legendary Pictures, que começou a produzir um novo filme já em 2019, que estreia em 2022 na Netflix.
2022: O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface
Texas Chainsaw Massacre, 2022 // Com estreia prevista para 18 de fevereiro, o novo filme de O Massacre da Serra Elétrica será uma continuação direta do filme original de 1974, com distribuição mundial pela Netflix e possivelmente ignorando todos os outros filmes da franquia. Aparentemente, de acordo com a sinopse que consta no site IMDb, Leatherface ficou escondido durante quase 50 anos, quando começa a perseguir um grupo de jovens que, sem saber, perturbou o seu descanso em uma cidadezinha remota do Texas.
O filme foi dirigido por David Blue Garcia, com roteiro de Chris Thomas Devlin, a partir da história criada por Fede Alvarez e Rodo Sayagues. A personagem Sally Hardesty retorna, agora interpretada pela atriz Olwen Fouéré — Marilyn Burns, que interpretou a personagem no filme original, faleceu em agosto de 2014.
Estamos ansiosos para ver como Leatherface está depois de tantos anos fora das vistas públicas. E esperamos que o sucesso de crítica seja maior que seus antecessores. Abaixo, o teaser do filme.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da franquia? Qual o seu favorito? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.