Há alguns anos, o true crime conquistou um público fiel e se tornou um dos gêneros mais populares do entretenimento. Com milhares de podcasts, livros, séries e documentários, cada vez mais pessoas mergulham nesse universo, buscando entender os detalhes por trás dos crimes que marcaram a história.
Mas muito antes do boom dos anos 2010, o gênero já era explorado na TV. Programas investigativos não apenas entretinham, mas também desempenhavam um papel crucial na resolução de crimes, ajudando a capturar criminosos ao redor do mundo por meio da interação com o público e da exposição implacável de casos chocantes.
LEIA+: TRUE CRIME: 10 DOCUSSÉRIES E FILMES SOBRE CRIMES REAIS NA NETFLIX
No Brasil, a DarkSide Books há mais de dez anos pavimenta o mercado de true crime, trazendo ao público livros escritos por especialistas — legistas, promotores, perfiladores e outros profissionais essenciais que ajudam a revelar a história por trás da fita de isolamento da cena do crime. Acompanhando também o crescente interesse do público nessas produções, a editora consolidou sua posição como referência no gênero, proporcionando uma visão aprofundada e responsável sobre casos reais.
A Macabra relembra três programas de TV icônicos que, mesmo após décadas, continuam relevantes. Com revivals nos últimos anos, essas produções encontraram um novo público e reafirmaram a fascinação da sociedade pelo mistério e pela justiça.
America’s Most Wanted
America’s Most Wanted é um dos programas mais famosos desse tipo e que ficou mais tempo no ar na TV norte-americana — de 1988 e 2011, tendo outras temporadas entre 2011 e 2012 e um revival em 2021 que segue ativo ainda hoje. Inspirado no programa alemão Aktenzeichen XY… ungelöst (“Caso número XY… não resolvido”, em tradução livre) e criado por Michael Linder e Stephen Chao, o programa apresentava crimes não solucionados e pedia que a população em geral ajudasse a encontrar os suspeitos. Desde o início, o programa mostrava que era muito útil. Em seu primeiro episódio, um dos fugitivos mais procurados do FBI, David James Roberts, teve sua foto divulgado. Quatro dia depois, foi capturado depois de uma denúncia. Em seus mais de trinta anos no ar, mais de 1100 suspeitos foram capturados após a aparição no programa.
Unsolved Mysteries
Unsolved Mysteries, programa criado por John Cosgrove e Terry Dunn Meurer, é ainda anterior ao lançamento de America’s Most Wanted, com sua data oficial de lançamento em 1987 até 2010 — com algumas trocas de emissora no caminho mas, no geral, permanecendo a maioria do tempo com programas no ar. Em 2020, o programa encontrou um novo formato na Netflix, onde já conta com três temporadas. Focando em casos arquivados e fenômenos paranormais, também continha pedidos de ajuda de busca, mas mais comumente de pessoas desaparecidas. Desde sua estreia na TV, mais de 260 pessoas que tiveram suas histórias divulgadas foram encontradas com a ajuda da população.
Linha Direta
O Linha Direta foi lançado originalmente em 1990, mas foi em seu relançamento, nos anos 1999, que se tornou um dos mais bem-sucedidos programas da TV brasileira — e um dos mais queridos pelos fãs de televisão. Com o auxílio de simulação feita por atores, o programa apresentava casos que aconteceram em território brasileiro e mostrava fotos de foragidos, contando com a ajuda da população para que fossem encontrados. Linha Direta ainda contou com suas versões especiais, o Linha Direta Justiça, simulando casos históricos, e Linha Direta Mistério, com casos com fenômenos estranhos e inexplicáveis. O programa também possuía uma central telefônica disponível 24 horas por dia e, depois dos anos 2000, um site e e-mail para denúncias, sempre com a garantia de sigilo completo. Entre 1999 e 2007, os anos em que o programa esteve mais em alta, o Linha Direta ajudou a capturar mais de 400 foragidos.
LEIA+: SE VOCÊ GOSTOU DESTA SÉRIE POLICIAL, VAI GOSTAR DESTE LIVRO CRIME SCENE
*
Você já assistiu algum desses programas? É da época do Linha Direta? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.