10 filmes de tubarões para todos os gostos

Não importa que tipo de fã é você, a Macabra tem um filme de tubarão para combinar com o seu estilo.

Os grandes predadores dos mares, uma das criaturas mais aterrorizantes do nosso planeta, os tubarões habitam os oceanos há milhões de anos. Mas, dentro do cinema de terror, não faz tanto tempo assim que eles são grandes estrelas.

Pôster de Mares Sangrentos (1950), um dos primeiros filmes de tubarão que se tem notícia

LEIA+: CONHEÇA A OBRA DE PETER BENCHLEY QUE DEU ORIGEM AO FILME DE STEVEN SPIELBERG

É difícil traçar a linha cronológica dos filmes de tubarões antes de Tubarão (1975). Mas, até onde pudemos avaliar, o primeiro filme desse tipo foi White Death, de 1936. Depois, com um salto temporal, já avançamos para o ano de 1950, com Mares Sangrentos. E tiveram alguns outros nesse meio-tempo, mas foi com o filme de Spielberg que ganhamos um dos maiores antagonistas dos filmes de terror. Depois dele, vários outros tubarões ganharam as telas de cinema.

Homenageando esses grandes vilões, a Macabra selecionou dez filmes de tubarão para todos os gostos. 

Para os fãs de clássicos

Tubarão, 1975 // Quando um ataque de tubarão interrompe as férias da população da Ilha Amity, resta a um pequeno grupo de heróis locais para tentar deter o bicho, já que o prefeito do lugar parece não entender o real perigo da situação. Dirigido por Steven Spielberg a partir do livro de mesmo nome de Peter Benchley, Tubarão é o maior clássico sobre essas criaturas. Bruce é simplesmente o maior e mais carismático tubarão (quase) vivo a nadar nas águas da Ilha Amity. Um prato cheio para os fãs de clássicos.

LEIA+: VAMOS PRECISAR DE UM BARCO MAIOR: CURIOSIDADES SOBRE O CLÁSSICO TUBARÃO

Para os fãs de ação

Megatubarão, 2018 // Você teria coragem de sair no braço tal qual Rocky Balboa com um tubarão? Jason Statham teria. No filme dirigido por Jon Turteltaub, um grupo de pesquisadores das Fossas Marianas se deparam com o maior predador da história, o Megalodon, uma espécie de tubarão que está extinta há alguns milhões de anos. Agora resta ao capitão Jonas Taylor (Statham), que havia desistido de sua carreira após um erro de cálculo, resgatar a equipe do fundo do mar. Muita tensão, e cenas irresistíveis aos fãs de ação.

Para os fãs de documentários

Tubarões: Celebridades Carnívoras, 2020 // Este documentário da National Geographic é para os grandes fãs de histórias reais de tubarões (tipo true crime, o true sharks). Tubarões que se tornaram celebridades por conterem características únicas, como o maior tubarão-branco, o tubarão-tigre mais fotografado ou um tubarão conhecido por pular 30 metros fora da água. Apresentado por Mike Bolton, Tubarões: Celebridades Carnívoras vai apresentar um novo mundo desses grandes predadores aos documentalovers.

Para os fãs de testes científicos

Do Fundo do Mar, 1999 // Um grupo de cientistas em um centro de pesquisa isolado no meio do mar está buscando a cura para a doença de Alzheimer através de alguns testes com tubarões. A ciência é mesmo uma coisa maravilhosa. O que ninguém esperava é que esses seres, objetos de testes, fossem ficar superespertos de repente. Dirigido por Renny Harlin, a base científica do filme pode ser uma furada, mas ele é diversão garantida para a família.

Para os fãs caseiros que odeiam viagens

Medo Profundo, 2017 // Nem todo mundo gosta de viajar e enfrentar altas aventuras, não é? Dirigido por Johannes Roberts, em Medo Profundo, duas irmãs viajam ao México e decidem aproveitar a oportunidade para fazer um mergulho no ar com uma espécie de jaula para protegê-las de qualquer risco. Se fosse assim tão fácil, esse não seria um filme lá digno de nota, não é? Tudo dá errado e as irmãs se veem frente a frente com o grande predador dos mares. 

Para os fãs de franquias

Sharknado, 2013 // Com seis filmes na franquia, Sharknado é excelente para que não percamos nunca a fé nos filmes esquisitos. Mais impressionante ainda é que este fenômeno teve todos os seus filmes dirigidos por Anthony C. Ferrante, e contou com os mesmos protagonistas: Fin (Ian Ziering) e April (Tara Reid). Em Sharknado há, bom, um tornado com tubarões, é basicamente isso mesmo. Mas as cenas impossíveis ao longo da franquia compensam toda a falta de lógica!

Para os fãs de Natal

Tubarão Assassino, 2018 // A Misty Talley é um perigo em uma cadeira de direção, sendo responsável por obras como Tubarões Zumbis e Tubarões no Rio Mississipi. Ela também fez esse grande filme natalino, Tubarão Assassino, onde um tubarão usando um chapeuzinho de Papai Noel cria grandes terrores na marina local. No filme, Cody é um garoto que está bastante chateado com a família, e acaba criando essa ameaça com a magia do Natal. Sejamos justos: representa realmente o espírito natalino. Misty Talley acertou novamente.

Para os fãs de conspirações

Shark Side of the Moon, 2022 // O velho elemento utilizado à exaustão por alguns conspiradores de que há algo de errado na face oculta da Lua também chegou aos filmes de tubarão. Em Shark Side of the Moon, um grupo de astronautas é enviado ao satélite, sem saber que, anos antes, cientistas da URSS criaram tubarões assassinos e impossíveis de matar e também os enviaram para lá. Dirigido por Glenn Campbell e Tammy Klein, o filme tem a nota de 2,8 em sua página do IMDb, então se for conferir essa obra, vá de coração aberto.

Para os fãs de espíritos

Ouija Shark, 2020 // Com uma nota ainda menor que o Shark Side of the Moon, Ouija Shark conta a história de um grupo de jovens que, ao brincar com um tabuleiro ouija, acaba invocando o espírito de um antigo tubarão. Talvez, em mãos preparadas para lidar com a genialidade desse enredo, Ouija Shark poderia ser um bom filme, mas Brett Kelly não conseguiu lidar com esse impacto. Ainda assim, talvez seja um filme para você.

Para os fãs de animação

O Espanta Tubarões, 2004 // O filho de um mafioso é morto. Quando encontrado no local do crime, um ser muito menor e mais frágil que o poderoso Mafioso Jr. resolve usar disso para fingir que é muito mais forte do que realmente é. A questão é que tudo isso se passa no fundo do mar, e o mafioso é um tubarão, enquanto a criatura mais fraca é um peixinho. Com dublagens de nomes consagrados em Hollywood como Will Smith, Robert De Niro, Angelina Jolie, Jack Black e Martin Scorsese, se você está procurando um filme de tubarões para ver com os pequenos, talvez essa seja a melhor opção da lista.

Para os fãs de empreendimentos

Shark Tank Brasil, 2016– // Brincadeira, eles não tem tubarões de verdade.

*

E você, qual o seu filme de tubarões favorito? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.