A franquia Premonição garantiu aos fãs de terror dos anos 2000 alguns dos maiores sustos e terrores da época. O conceito sempre foi muito “simples”: um jovem tinha uma premonição, onde um terrível acidente aconteceria e mataria todos os seus amigos e pessoas que estivessem por perto. O jovem geralmente consegue que algumas pessoas o sigam, e o acidente realmente acontece, com muitas vidas sendo poupadas. Então, todos aqueles a quem o jovem conseguiu avisar e salvar a vida, seriam caçados pela própria morte, que não dá ponto sem nó.
Os acidentes eram, sim, violentos e terríveis, mas as mortes com requintes de crueldade que se seguiam a cada premonição eram ainda piores. Tudo poderia ser uma arma para a vingança da Morte: de tomar um simples banho a entrar em uma cabine de bronzeamento, de receber uma massagem a fazer um exame de vista, sangue voava pra todo lado.
LEIA+: I’LL SEE YOU SOON: CURIOSIDADES SOBRE A FRANQUIA PREMONIÇÃO
Depois de quase 15 anos, a franquia retorna às telas de cinema. Premonição: Laços de Sangue inicia um novo capítulo da franquia, com uma história focada em novos personagens, mas, pelo visto, com os mesmos horrores que estamos acostumados — e prontinho pra aterrorizar uma nova geração e fazê-los temer as coisas mais ordinárias e mundanas. Afinal, quando a morte está em seu encalço, qualquer coisa pode te matar.
Não é a primeira vez que uma série de filmes recorre à ideia de “Bloodline” — ou “linhagem” — para se reinventar. Comemorando esse lançamento mais que aguardado pelos fãs de terror, relembramos outras três vezes em que franquias se voltaram aos seus passados para inspiração e renovação.
Pet Sematary: Bloodlines
Cemitério Maldito: A Origem, 2023 // Dirigido por Lindsey Anderson Beer, Cemitério Maldito: A Origem não é baseado, exatamente, no livro de Stephen King, mas utiliza de uma passagem específica da obra para dar vida à juventude de Jud Crandall (aqui interpretado por Jackson White, mas que já foi interpretado por Fred Gwynne no clássico de 1989 e por John Lithgow no remake de 2019). No filme, o jovem Jud Crandall tem o sonho de abandonar a cidadezinha de Ludlow, no Maine, para alçar novos voos. Quando está prestes a realizar essa vontade, acaba descobrindo segredos obscuros de sua família que o ligam àquele lugar, impossibilitando que ele o deixe — o que nos leva, claro, à figura guardiã do cemitério de animais que tenta salvar a família Creed da desgraça. Aqui, a linhagem é mais relacionada à família de Jud, que tem seu sangue ligado à história de Ludlow e do cemitério de animais.
LEIA+: ONDE TUDO COMEÇOU: 10 PREQUELS DE FILMES DE TERROR
Hellraiser: Bloodline
Hellraiser IV: Herança Maldita, 1996 // O patinho feio da franquia Hellraiser — e exemplo perfeito do ditado de que filho feio não tem pai — Herança Maldita foi dirigido por Kevin Yagher, que ficou tão triste com o resultado que quis tirar seu nome da produção, deixando para que, publicamente, o filme fosse dirigido por Alan Smithee. No filme, que se passa no século XXII, Pinhead (Doug Bradley) está a bordo de uma nave espacial, liderada pelo cientista dr. Merchant (Bruce Ramsay), descendente do criador da Configuração do Lamento, que assumiu para si a missão de fechar para sempre os portões do inferno. “Bloodline”, aqui, trata tanto da relação do dr. Merchant com seu antepassado quanto da tentativa de mostrar as origens, através de flashbacks, da criação da Configuração do Lamento.
LEIA+: FILHOS SEM PAIS: DIRIGIDO POR “ALAN SMITHEE”
Tremors 5: Bloodlines
O Ataque dos Vermes Malditos 5: Linhas de Sangue, 2015 // Muitas pessoas nem fazem ideia que o clássico dos anos 1990 O Ataque dos Vermes Malditos tenha tantas sequências — no total, são 7 filmes; o último, até o momento, foi lançado em 2020. Mas, por incrível que pareça, a maioria deles é satisfatória para os fãs. No quinto filme, em uma tentativa de dar novos ares para a série, “Bloodlines” foi utilizado para enfatizar a relação de dois personagens importantes para a sequência. Um deles é Burt Gummer (Michael Gross), que se tornou o protagonista da franquia a partir do segundo filme, mas que está presente desde o primeiro (e ausente no quarto filme, que se passa no passado). O filme foi dirigido por Don Michael Paul, e merece uma chance, ainda mais se você é um fã dos graboids e sente saudades do terror que eles causavam abaixo e acima da superfície.
LEIA+: 4 FILMES ONDE OS PERSONAGENS SÃO PERSEGUIDOS PELA MORTE
Premonição 6: Laços de Sangue chega aos cinemas em 15 de maio. Você está pronto para encarar a morte novamente? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.