10 filmes sul-coreanos bem macabros para conferir na Netflix

O filme Parasita, de Bong Joon-ho, fez história na 92ª cerimônia do Oscar. Para celebrar a vitória, apresentamos mais obras sul-coreanas para assistir.

Na última cerimônia do Oscar, que aconteceu em 09 de fevereiro de 2020, história foi feita. O longa sul-coreano Parasita recebeu a estatueta de Melhor Filme — a primeiro produção de língua não-inglesa a vencer esta categoria —, Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.

Ainda que a Academia tenha mais uma vez deixado de contemplar inúmeros cineastas e artistas que deveriam estar lá, esse reconhecimento foi importante para criar uma rachadura no habitual conforto da classe artística. E não é de hoje que o cinema sul-coreano tem feito obras incríveis e fortes, com um olhar inovador, perturbador e eloquente em inúmeros gêneros. Apoiar e divulgar a produção destas obras ajuda a tornar a arte mais acessível e amplia a nossa visão de realidade.

Após arrebatar a audiência mundial com as quatro estatuetas, o filme ampliou seu circuito nos cinemas brasileiros, em um número de salas quase cinco vezes maior do que em 7 de novembro de 2019, quando estreou em 60 salas do circuito: a partir de 13 de fevereiro, 248 salas exibirão o filme por todo o país.

Aproveitando a merecidíssma vitória de Parasita, listamos filmes sul-coreanos incríveis disponíveis no catálogo da Netflix para você maratonar pra ontem. São dez filmes de terror e suspenses policiais, produções originais da Netflix em parceria com estúdios coreanos e filmes dos próprios estúdios para você conhecer um pouco mais o cinema de gênero criado por artistas iluminados e com muito a dizer.

O Mistério das Garotas Perdidas

Svaha: The Sixth Finger, 2019 // Um pastor, que tem passado seus dias pesquisando seitas religiosas, acaba encontrando um estranho e novo grupo, com origens misteriosas, chamado Deer Mountain. Enquanto isso, após um terrível assassinato, um policial começa a pesquisar sobre o principal suspeito, que também pertence ao grupo Deer Mountain. Lee Jae-in recebeu o prêmio Baeksang de melhor atriz principiante.

26 Anos

26 nyeon, 2012 // Entre 18 e 27 de maio de 1980, a cidade de Gwangju passou por uma insurreição popular que acabou em desastre. Quando os cidadãos se revoltaram contra o poder autoritário de Chun Doo-hwan, presidente do período, que organizou um golpe de estado contra o presidente anterior. Durante a revolta, cidadãos roubaram armas da polícia e de depósitos militares, mas não conseguiram manter o controle da cidade. Estima-se que 165 pessoas morreram. Esse filme fictício, mostra alguns familiares descendentes de mortos no massacre que, 26 anos depois, resolvem procurar vingança contra aqueles que mataram seus pais. Baseado no quadrinho de mesmo nome de Pool Kang.

Rastros de um Sequestro

Gi-eok-ui bam, 2017 // Sabemos como vítimas de sequestros podem voltar abalados. Quando o irmão de Jin-seok retorna estranho de um cativeiro, pelo qual esteve preso durante 19 dias, e não se lembra de nada pelo que passou, o jovem resolve tentar descobrir o que aconteceu e qual a verdade por trás desse acontecimento.

Invasão Zumbi

Busanhaeng, 2016 // Um dos melhores filmes de zumbis dos últimos anos, aclamado pela crítica, Invasão Zumbi é uma grande obra. Enquanto um terrível vírus zumbi toma conta da Coreia do Sul, os passageiros de um trem precisam fazer o possível para sobreviver.

Desenfreado

Chang-gwol, 2018 // O príncipe Lee Cheong retornou à Joseon, sua terra natal, após a morte do seu irmão. Mas, ao retornar, o príncipe encontra sua terra devastada por criaturas malignas e bizarras. O problema é que o príncipe tem outras ameaças a se preocupar.

O Hospedeiro

Gwoemul, 2006 // Do mesmo diretor de Parasita, Bong Joon-ho, O Hospedeiro é um filme de monstros, mas não do que estamos acostumados. Uma criatura assustadora emerge de um rio em Seoul, graças a uma substância tóxica que foi despejada na água, e começa a atacar pessoas. O pai de uma das vítimas, que está com a criatura, fará de tudo para recuperar sua filha.

Pandora

Pan-dola, 2016 // Uma terrível explosão nuclear aconteceu, e as únicas pessoas que podem ajudar são seus próprios funcionários. Um deles, entretanto, irá arriscar a própria vida para proteger o seu país contra a provável destruição.

A Bruxa: Parte 1 – A Subversão

Manyeo, 2018 // Não, não tem nada a ver com A Bruxa de 2015. Esse filme aqui se passa em dias mais atuais, sobre uma garota, aparentemente normal, mas que tem um passado bastante misterioso. Entretanto, ao ser visitada por algumas pessoas estranhas, acaba entrando em situações terríveis e conhecendo um grande mal. Os rumores sugerem que será parte de uma trilogia.

Um Dia Difícil

Kkeut-kka-ji-gan-da, 2014 // Um detetive se envolve em um acidente de carro, que acaba deixando uma pessoa morta. Ao esconder o corpo, acaba deixando passar uma testemunha que acaba o perseguindo para contar o que viu. O filme ganhou três prêmios Grand Bell, prêmio da The Motion Pictures Association of Korea, de melhor direção, melhor fotografia e iluminação.

The Witness

Mok-gyeok-ja, 2018 // Mudanças podem ser estressantes e gerar uma estranheza. Mas isso piora quando você acaba sendo a única testemunha de um crime. Ao se mudar para um prédio novo, um homem comum acaba testemunhando um terrível assassinato, e sua vida muda completamente, de repente, sem que ele tenha controle sobre ela.

*

Gostou de conhecer alguns filmes sul-coreanos para maratonar nos próximos dias? Comente os seus favoritos com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.