Nós adoramos o sangue, o pânico e a paranoia que nos toma em um bom filme de terror. Mas existe esse outro elemento; um pequeno detalhe que nos faz pular e suspirar ao mesmo tempo — ainda que ele apareça no final do filme, quando nosso coração exaurido praticamente perdeu o compasso. São esses pequenos detalhes obscurecidos e surpreendentes que separamos nessa matéria.
E então? Preparados?
* Esse post é recheado de spoilers para quem não viu os filmes ainda, então dê uma conferida rápida na lista antes de prosseguir.
1 – A SURPRESA FINAL
Jogos Mortais, 2004 // Que James Wan é um dos diretores mais incríveis do cinema de horror nós já sabemos, mas em 2004, quando ele acorrentou dois homens em um banheiro com um assassino invisível fornecendo remotamente as regras sádicas de seu quebra-cabeças doentio em Jogos Mortais, ninguém poderia imaginar o desfecho.
O filme já começa nos deixando ansiosos, tensão que se mantém enquanto imaginamos um homem serrando a própria perna, matando o outro, e outras coisas que não citaremos para não estragar sua próxima refeição. Obviamente passamos boa parte do filme procurando pelo assassino, e então, aquilo: ele simplesmente se levanta!
Sim, foi bom. E continua sendo umas das melhores surpresas que vimos até hoje.
2 – PERDENDO A CABEÇA
Hereditário, 2018 // Ari Aster já havia se aventurado em alguns curtas, então algumas almas privilegiadas sabiam (ou imaginavam que sabiam) o que esperar quando ele nos trouxe Hereditário. Tudo começa com a morte de uma avó reclusa, que mesmo após partir dessa para a melhor, permanece como uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação exagerada (se é que isso é possível se tratando dos avós).
Tudo caminha razoavelmente bem, apesar de assustador, com Charlie empalhando passarinhos e fazendo outras bizarrices que ela chama de arte (não estamos julgando a Charlie, nós gostamos muito de suas peças). Então seu irmão egoísta decide ir a uma festa e a arrasta com ele. Como é de se esperar, as coisas fogem do controle, e então Charlie literalmente perde a cabeça — e leva novo juízo com ela. Deus! Se você ainda não viu esse filme, talvez precise se atualizar quanto a palavra choque.
3 – CABEÇAS GIRANDO
O Exorcista, 1973 // Nada é normal em O Exorcista, de William Friedkin. O demônio está em todos os lugares, suspirando, invadindo e torturando. Presenciamos deformações, contorcionismos e mudanças de voz. Vômitos, feridas, a cama levita com a pobre Regan sobre ela!
Tudo começa com uma velha tábua Ouija, que Regan utiliza para bater-papo com seu amigo Capitão Howdy, que até então parece um bom camarada do além. Mas Howdy não tem nada de bonzinho, e logo Regan começa a demostrar sinais de possessão demoníaca. Enquanto visita os médicos que não a ajudam em nada, Regan “involui” da humanidade para a monstruosidade, então aquilo de girar a cabeça. Girar mesmo; 360 graus!
Caramba, qual o problema dessas pessoas com as cabeças adolescentes?
4 – COMO EU NÃO PERCEBI!?
O Sexto Sentido, 1999 // O Ano era 1999, e um tal de M. Night Shyamalan chegou com um filme estrelado por Bruce Willis, um filme de terror. Como é que é!? Terror com Bruce?
Exatamente isso. Na verdade, O Sexto Sentido transita pelo suspense e terror, mas algumas imagens o deixam muito longe dos tradicionais filmes onde Bruce atuava até então. Mas a surpresa não é essa, como vocês devem imaginar.
Tudo começa com um garotinho triste conversando com um psicólogo. O menino se mostra assustado com o terapeuta desde a primeira sessão, mas é perfeitamente compreensível, afinal, ele é um menininho com muitos problemas (ouvir vozes e ver coisas assustadoras, por exemplo).
Aos poucos os segredos começam a ser desvendados, mas o maior deles só acontece no final: o pobre Bruce estava morto o tempo todo. Como não percebemos!? Uma coisa é certa, se você não assistir a esse filme mais de uma vez, você não é humano.
5 – ERA APENAS UMA CRIANÇA
Halloween: A Noite do Terror, 1978 // Geralmente os diretores guardam a melhor surpresa para o final, mas isso não se encaixa a John Carpenter e sua transtornada mente genial.
Começamos o filme conhecendo a casa dos Meyers. Somos colocados atrás de uma máscara, subimos escadas, ouvimos sons e assistimos um pouco de TV (O Monstro do Ártico, do qual Carpenter faria um remake anos depois sob o nome de O Enigma de Outro Mundo). Deixamos a TV de lado e continuamos com os olhos que ainda não reconhecemos, e então presenciamos, presos dentro desses olhos, um assassinato terrível. Sangue, horror e gritos.
E percebemos, um pouco tarde demais, que o assassino era apenas uma criança.
Isso aí, e essa é só a sequência inicial de Halloween: A Noite do Terror.
6 – MELHOR NÃO COMENTAR NADA
A Serbian Film – Terror sem Limites, 2010 // Lançado em 2010, A Serbian Film – Terror sem Limites é o primeiro filme de Srđan Spasojević, e conta a história de um ator pornô em fim da carreira que concorda em participar de um filme com muita “arte”, mas é levado a fazer cenas exploratórias que incluem abusos morais, violência e necrofilia. É considerado bastante perturbador e degradante por muitos espectadores, algumas vezes sendo comparado ao filme italiano Salò ou os 120 Dias de Sodoma, devido ao horror psicológico e emocional que as suas cenas violentas causam. O filme é proibido, censurado, cortado e banido, e grande parte dessas reações se deve ao seu final inesperado.
Sim, é realmente ultrajante. Assista por sua conta e risco.
7 – COMO TORCER PARA OS VILÕES
Rejeitados pelo Diabo, 2005 // Já éramos fãs de Rob Zombie desde que ele começou a sacudir nossos esqueletos com sua banda de Heavy Metal “White Zombie”, mas Rob chegaria muito mais longe. Em 2003, senhor Zombie nos presentou com um filme bizarro, esquisito e encantador chamado A Casa dos 1000 Corpos, onde uma família com severas perturbações mentais, sociais e espirituais tortura um bando de adolescentes xaropes. Apesar dos adolescentes merecerem uma lição de moral, o Clã Firefly é indigesto, brutal e psicótico, e qualquer pessoa normal gostaria de vê-los mortos.
A surpresa viria somente dois anos depois, em 2005, quando, apesar das ações assassinas e reprováveis das novas aventuras de Firefly, todos torceriam por eles. Vocês não precisam acreditam na gente, é só assistirem Rejeitados pelo Diabo, e depois se aventurar em Os 3 Infernais.
8 – UMA CENTOPÉIA, DUAS CENTOPÉIAS…
A Centopeia Humana, 2009 // A surpresa já é sugerida pelo próprio nome, mas ainda assim somos surpreendidos o tempo todo.
Em um dos filmes mais bizarros e repugnantes já realizados, Tom Six traz duas turistas americanas que estavam na Alemanha onde são drogadas e sequestradas pelo cirurgião aposentado Dr. Josef Heiter (Dieter Laser), quando elas vão buscar ajuda em sua casa depois de o pneu do carro furar. Elas acordaram no mesmo quarto que um homem japonês, em uma enfermaria médica improvisada; e a coisa toda começa. O médico explica que ele é um especialista de renome mundial na separação de gêmeos siameses, mas que sonha em criar uma nova criatura juntando pessoas. Ele descreve em detalhes como conectará cirurgicamente suas três vítimas “da boca ao ânus”, para que elas compartilhem um único sistema digestivo.
Sim, e se isso não bastasse, as continuações do filme trazem centopeias cada vez maiores, culminando com uma bizarrice formada por mais de 500 pessoas na terceira sequência. O primeiro filme, A Centopeia Humana, de 2009, é uma surpresa brutal, o segundo consegue manter o nível. O terceiro, infelizmente, é uma porcaria. Mas vocês podem se aventurar se não tiverem nada melhor para fazer.
9 – E QUANDO TUDO PARECIA TERMINADO…
Sexta-Feira 13, 1980 // A primeira Sexta-Feira 13 de Jason Voorhees chegou em 1980, pelas mãos hábeis de Sean S. Cunningham. Como é impossível dar spoiler ou novidades de um filme tão conhecido, vamos rapidamente às surpresas.
Para começar, não é nenhuma alma sobrenatural ou um assassino superforte quem mata os adolescentes fanfarrões, mas uma mulher de meia idade. Trata-se de Pamela Voorhees, mãe de um garotinho que se afogou enquanto outros adolescentes fanfarrões do passado faziam fanfarronices em vez de tomarem conta do seu menino com necessidades especiais.
Poderia ter parado por aí, já estava bom, todos entenderam o recado. Todos se surpreenderam. Mas então um Jason ainda menino, maquiado por Tom Savini, salta do lago e faz todo mundo gritar. Pode ser sincero, você também se assustou, não foi?
10 – VÁRIAS SURPRESAS
Psicose, 1960 // Ainda hoje considerado um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock, Psicose é elogiado como uma obra de arte cinematográfica por críticos internacionais de cinema e estudiosos da área. Classificado entre os melhores filmes de todos os tempos, ele estabeleceu um novo nível de aceitabilidade para a violência, desvios comportamentais e sexualidade nos filmes americanos.
Psicose é um clássico por vários motivos. Some aqui a inspiração no romance de Robert Bloch (que se inspirou no assassino real Ed Gein), as atuações soberanas de Anthony Perkins e Janet Leigh, e uma virada de protagonistas que deixou (e ainda deixa) todos os espectadores desconcertados. Parecia impossível de funcionar, mas a mocinha que nos cativa desde o primeiro minuto é simplesmente morta no chuveiro!
Mas a surpresa maior vem quando descobrimos que a mãe assassina é o filho, e o filho é um assassino psicopata.
E se você ainda quer mais surpresas, saiba que Janet Leigh, uma das mais famosas scream queens do cinema, é mãe de outra rainha do horror: a eterna dama do Halloween, Jamie Lee Curtis. E se isso não for o suficiente, talvez você se surpreenda em saber que Jamie Lee foi uma das atrizes mirins cotadas para interpretar Regan em O Exorcista, mas Janet não gostou muito da ideia, pensando que o filme era pesado demais para uma criança tão jovem.
*
Gostou de conhecer alguns filmes baseados em histórias reais? Confira também a lista Terror de verdade: 13 filmes macabros baseados em histórias reais. Comente com a Macabra no Twitter e no Instagram.