Terror de verdade: 13 filmes macabros baseados em histórias reais

Mais assustador do que um bom filme de terror, é quando a gente sabe que ele foi baseado em eventos reais. Prepare-se para dormir de luz acesa.

Criaturas aterrorizantes em filmes de terror nós temos aos montes: vampiros, lobisomens, um monstro remendado de cadáveres de outras pessoas e toda a sorte de seres que a imaginação conseguir idealizar. Entretanto, mais assustador que essas criaturas são os seres reais, casos que aconteceram e viraram notícias nos jornais e nas televisões.

LEIA+: 10 HISTÓRIAS REAIS QUE INSPIRARAM AMERICAN HORROR STORY

Em casos de Lorraine e Ed Warren na franquia Invocação do Mal e em filmes como O Exorcismo de Emily Rose e Terror em Amityville, o ceticismo dos espectadores podem até falar mais alto, mas em filmes de psicopatas conhecidos como Ted Bundy ou Charles Manson, a realidade das vítimas tornam a crença inevitável.

Selecionamos 13 filmes que se basearam em histórias e acontecimentos reais. 

A Menina da Porta ao Lado

The Girl Next Door, 2007 // Dirigido por  Gregory Wilson, o filme acompanha as torturas e abusos sofridos pelas irmãs Loughlin, que se mudaram para a casa de Ruth Chandler depois que seus pais morreram. O filme é adaptado do livro A Garota da Casa ao Lado, de Jack Ketchum, que por sua vez é baseado no crime cruel contra Sylvia Likens, que aconteceu nos anos 1960. O livro foi lançado no Brasil pela DarkSide Books. Além dele, no mesmo ano foi lançado o filme Um Crime Americano, inspirado deliberadamente no caso de Likens.

LEIA+: CASO SYLVIA LIKENS: O CRIME QUE DEU ORIGEM AO LIVRO A GAROTA DA CASA AO LADO

Mortos de Fome

Ravenous, 1999 // Dirigido por Antonia Bird, o filme se baseou em dois eventos reais para a sua história. O primeiro foi o grupo de pioneiros da Caravana Donner, que migravam para a Califórnia a partir do Meio-Oeste, e ficaram presos em um inverno rigoroso entre os anos de 1846 e 1847, e recorreram ao canibalismo para sobreviverem. A segunda inspiração foi Alferd Packer, garimpeiro que confessou ter cometido o canibalismo para sobreviver durante um inverno em 1874. O filme conta a história de um Capitão em um posto militar remoto do século XIX, cujo regimento sofreu uma emboscada de um grupo de canibais.

A Última Profecia

The Mothman Prophecies, 2002 // O filme, dirigido por Mark Pellington, é baseado no livro do parapsicólogo John Keel, onde ele conta seus encontros com a misteriosa criatura Mothman, entre os anos de 1966 e 1967, além de suas teorias sobre UFOs e eventos sobrenaturais. O filme é protagonizado por Richard Gere no papel do jornalista John Klein, que vai até uma cidadezinha na Virgínia Ocidental para investigar estranhos acontecimentos.

LEIA+: 13 MACABRAS CRIATURAS DA CRIPTOZOOLOGIA

Predadores do Amor

Hounds of Love, 2016 // Dirigido por Ben Young, o filme conta a história de uma jovem que foi sequestrada em um subúrbio por um casal perturbado. A história foi baseada levemente nos assassinatos do casal David e Catherine Birnie que, na Austrália, em 1986, foram descobertos por terem assassinado e torturado quatro jovens garotas após a quinta de suas vítimas ter escapado e conseguido chegar até a polícia. 

Viagem ao Inferno

Wolf Creek, 2005 // Dirigido por Greg McLean, três mochileiros na Austrália acabam entrando em um terrível pesadelo quando caem nas mãos de um sádico psicopata. O filme foi baseado nos crimes de Ivan Milat e Bradley John Murdoch. Milat assassinou sete turistas australianos entre os anos de 1989 e 1993, e os crimes ficaram conhecidos como “The Backpack Killings”. Já Murdoch foi jugado culpado pelo assassinato do turista Peter Falconio em 2005. A combinação dos dois assassinos, mais um pouco da mitologia local australiana, deram o elemento real que McLean procurava. 

O Despertar de um Assassino

My Friend Dahmer, 2017 // Muitos já ouviram falar sobre o assassino Dahmer. Jeffrey Lionel Dahmer, ou o canibal de Milwaukee, foi um assassino em série que cometeu o assassinato de cerca de 17 homens no período entre 1978 a 1991. Seus assassinatos incluiam necrofilia, canibalismo e preservação de algumas partes do corpo. O filme, dirigido por Marc Meyers, é baseado em um quadrinho de John Backderf, e acompanha um jovem Dahmer no colégio. A HQ de Backderf foi lançada no Brasil pela DarkSide Books sob o título de Meu Amigo Dahmer.

LEIA+: CASAS MACABRAS: CONHEÇA O LAR DE MONSTROS DA VIDA REAL

Assassino Invisível

The Town That Dreaded Sundown, 1976 // Dirigido por Charles B. Pierce, o filme mostra um macabro assassino de capuz aterroriza uma cidadezinha em Arkansas, em 1946. Poderia ser um dos muitos slashers que surgiram entre os anos 1970 e 1980, mas — e assim como muitos desses slashers — esse filme tem um fundo de verdade. O filme foi baseado nos crimes que aconteceram na década de 1940, de um assassino encapuzado que assassinou uma série de casais. Ainda hoje os crimes que aconteceram na cidadezinha de Texarkana, próxima da fronteira de Texas e Arkansas, permanecem sem resolução. O filme recebeu um remake em 2014, sob o mesmo nome.

O Quarto dos Esquecidos

The Disappointments Room, 2016 // Uma mãe e seu filho se mudam para uma incrível casa na fazenda, que parece ser perfeita. Mas, claro, as coisas não seriam tão simples. Tudo começa a ir mal quando a mulher descobre um estranho sótão. Dirigido por D.J. Caruso, o filme é baseado em um caso real de uma mulher que encontrou um quarto estranho em sua casa, e, fazendo algumas pesquisas por conta própria, descobriu que o homem que construiu a casa no século XIX, um juíz, tinha uma filha com distúrbios mentais e a mantinha trancada nesse quarto. No filme, há um certo exagero pela descoberta, mas a história por trás da obra já é bastante perturbadora.

Evocando Espíritos

The Haunting in Connecticut, 2009 // Por causa da saúde de seu filho, uma família precisa se realocar para outra casa. Entretanto, o lugar guarda uma sinistra história e coisas terríveis começam a acontecer. O filme foi dirigido por Peter Cornwell, e apesar de não fazer parte da franquia Invocação do Mal e ter surgido antes dela, o casal mais famoso entre os detetives paranormais Ed e Lorraine Warren estiveram envolvidos no caso real. A casa Snedeker era, antes de ser um lar para a família, uma casa funerária, e muitas ocorrências paranormais se passaram ali.

Karla: Paixão Assassina

Karla, 2006 // Dirigido por Joel Bender, no filme acompanhamos uma esposa e seu marido que sequestram, abusam e assassinam três jovens garotas. O filme foi baseado no caso de Karla Homolka e seu marido, Paul Bernardo. Os crimes aconteceram entre os anos de 1990 e 1992, no Canadá. É um dos filmes indicados na galeria do livro Lady Killers: Assassinas em Série, de Tori Telfer.

A Maldição da Casa Winchester

Winchester, 2018 // Dirigido pelos irmãos Michael e Peter Spierig, o filme acompanha um médico que vai até a mansão de Sarah Winchester, e lá acaba descobrindo uma série de segredos sobre o local. O caso é que Sarah Winchester foi uma mulher muito real, viúva de William Wirt Winchester, na época o herdeiro da Winchester Repeating Arms Company, companhia responsável pelos rifles de repetição Winchester, rifles de calibre 44 muito famosos. A história é que, antes de sua filha e seu marido morrerem, Sarah conheceu um médium que afirmou que ela deveria deixar sua casa em New Haven, partir para o oeste e construir uma casa que se manteria em construção perpétua — para ela e para os espíritos dos mortos por rifles Winchester. A casa tem muitos quartos e afirma-se que sua natureza é “impraticável”. Atualmente a casa pode ser visitada por turistas.

Pacto com os Lobos

Le Pacte des Loups, 2001 // Na França do século XVIII, o Cavaleiro de Fronsac e seu companheiro nativo americano Mani são enviados até Gévaudan para investigar uma série de misteriosas mortes. Dirigido por Christophe Gans, se você tem alguma intimidade com o folclore de lobisomens, Gévaudan pode te lembrar algo. O caso é que no século XVIII, entre os anos de 1764 e 1767, ataques cometidos por algum animal chamaram a atenção e a criatura passou a ser chamada de Fera de Gévaudan. Estudos de 1987 estimaram que 210 ataques foram cometidos, e desses houveram 113 mortes. Dessas vítimas, 98 foram parcialmente comidas. Nunca se soube exatamente que tipo de animal cometeu os ataques — se foi uma besta, se foram mais; se era um lobo, um cachorro ou um híbrido; ou mesmo se foi um caso de histeria coletiva. Mas, isso ajudou na imaginação do pessoal da época, e muitas histórias de lobisomens podem ter surgido desse ataque, que ficou famoso, visto que a própria realeza francesa estava incomodada com a situação. 

O Padrasto

The Stepfather, 1987 // Depois de assassinar toda a sua família, um homem se muda de cidade, se casa com uma viúva com uma filha, e está pronto para cometer mais assassinatos. O filme, dirigido por Joseph Ruben, foi baseado levemente nos crimes de John List, que assassinou sua família inteira, incluindo a mãe, a esposa e as três crianças, em 1971. O crime foi tão premeditado que ele conseguiu fugir durante 18 anos. Se mudou, mudou de nome, se casou novamente e passou despercebido até um vizinho assistir ao programa America’s Most Wanted, que contou a história de List, e o reconheceu. O filme recebeu um remake em 2009, dirigido por Nelson McCormick, e algumas sequências.

*

Gostou de conhecer alguns filmes baseados em histórias reais? Comente com a Macabra no Twitter e no Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.