12 sequências de filmes de terror que nem lembrávamos que existiam

Algumas sequências acabaram caindo no limbo dos filmes de terror esquecidos. Resgatamos 12 filmes que valem a diversão.

Se existe um gênero que gosta de fazer sequências e franquias, esse gênero é o terror. Filmes com continuações acabam segurando a atenção dos fãs e, nessas, pode até surgir o novo Freddy, o novo Jason ou o novo Michael Myers. Em uma época que as séries de TV também não eram tão utilizadas para contar histórias nesse formato, como os anos 1970, 1980 e 1990, a forma mais prática de contar uma história longa era com as sequências.

Mas, de certa forma, isso gerou uma série de continuações de filmes que nós nem fazíamos ideia de que existiam. Ou, pior: sabíamos, mas nunca fomos atrás para assistir. A Macabra listou 12 desses filmes que, por alguma razão, acabaram esquecidos pelos fãs de terror.

O Exorcista II: O Herege

Exorcist II: The Heretic, 1977 // O Exorcista é um dos filmes de terror mais aclamados e mais famosos do mundo. Apesar disso, algumas pessoas não sabem que, na verdade, ele tem algumas sequências. Não uma, não duas, mas quatro filmes que seguem os acontecimentos do primeiro longa, adaptado do livro de William Peter Blatty. A sequência direta do primeiro filme é O Exorcista II: O Herege, que acompanha Regan (Linda Blair, repetindo seu papel) após ter o mal expulso de sua vida anos atrás, tentando ter uma vida normal quando passa a ouvir vozes. 

Blatty se negou a participar da sequência, que foi dirigida por John Boorman e Rospo Pallenberg — este último não creditado. O diretor afirma com todas as letras que, para ele, a verdadeira sequência de O Exorcista é A Nona Configuração, filme dirigido por ele e adaptado de seu próprio livro.

Psicose 2

Psycho II, 1983 // Depois de seu encontro sangrento com Marion Crane e de ser descoberto e preso pela irmã de sua última vítima, Lila Crane, Norman Bates (Anthony Perkins) passou vinte e dois anos preso em um hospital psiquiátrico. Quando uma corte o declara são para voltar para casa, Norman espera reconstruir sua vida. Mas uma série de assassinatos perto do Hotel Bates começam a preocupar o homem.

Dirigido por Richard Franklin, o filme teve roteiro assinado por Tom Holland, que escreveu e dirigiu A Hora do Espanto e Brinquedo Assassino. Apesar de haver um livro de Robert Bloch chamado Psycho 2, o filme Psicose 2 pouco tem a ver com ele. No livro, publicado em 1982, Norman escapa da instituição em que está e segue para Hollywood.

Os Pássaros 2

The Birds II: Land’s End, 1994 // Depois de perturbar a vida de Tippi Hedren em 1963, os pássaros retornam neste filme feito para a televisão, dirigido por Rick Rosenthal, conhecido por sua direção em Halloween II: O Pesadelo Continua

No filme, um professor e sua família viajam para uma ilha para que ele termine uma tese e todos se recuperem da morte de um dos filhos do casal. Enquanto estão lá, bandos de aves passam a atacar os passantes. O filme conta com uma participação especial de Hedren, em um novo papel, com uma personagem chamada Helen. 

Veja o que Aconteceu ao Bebê de Rosemary

Look What’s Happened to Rosemary’s Baby, 1976 // Depois de ter sido adotado e criado por uma mulher em um bordel, Adrian (Stephen McHattie), agora um homem adulto, precisa lidar com o fato de ser filho de Satã e com todas as expectativas que isso pode acarretar em sua vida.

Você pode nunca ter ouvido falar dessa produção, mas ela tem uma série de fatos muito curiosos, a começar pelo seu diretor, Sam O’Steen, que foi editor de alguns filmes bem famosos, como Chinatown (1974), Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1966) e do próprio O Bebê de Rosemary (1968). Além disso, a sequência de O Bebê de Rosemary tem quatro atores que ganharam o Oscar em algum momento de suas carreiras: Ruth Gordon, Patty Duke, Broderick Crawford e Ray Milland. McHattie, que interpreta Adrian adulto, fez alguns outros filmes de terror, como Pontypool (2008) e O Homem das Sombras (2012).

A Maldição de Carrie

The Rage: Carrie 2, 1999 // Rachel Lang (Emily Bergl) sofre bullying na escola e, em casa, as coisas também não vão muito bem. Quando sua melhor e única amiga comete suicídio, Lang acaba descobrindo que tem poderes telecinéticos. Agora, a única pessoa que talvez possa ajudá-la é Sue Snell (Amy Irving), a única sobrevivente das mortes causadas pelo rompante de Carrie White há 23 anos.

Amy Irving retorna ao seu papel de Sue Snell nestes 23 anos depois do lançamento de Carrie, a Estranha. A Maldição de Carrie foi dirigido por Katt Shea, que dirigiu um dos clássicos obscuros dos anos 1980, Strip-Tease da Morte. Shea ofereceu um papel para Sissy Spacek, que recusou, mas aceitou que a cineasta utilizasse cenas suas em flashbacks no filme.

Os Garotos Perdidos 2: A Tribo

Lost Boys: The Tribe, 2008 // Santa Carla, a maldita cidade dos vampiros, é palco de outra aventura 20 anos depois do lançamento do filme de Joel Schumacher. Em Os Garotos Perdidos 2: A Tribo, acompanhamos um novo grupo de vampiros — e dessa vez, eles são surfistas. 

Dirigido por P.J. Pesce, poucos chegaram a assistir essa continuação, mas ela tem seus méritos. Primeiro, a primeira cena conta com a participação especial de Tom Savini. Segundo, apesar de não termos nenhum dos vampiros antigos, temos Angus Sutherland — irmão de Kiefer Sutherland, que interpretou David no filme de 1987 — no papel de Shane. E, por último, mas não menos importante, podemos rever Corey Feldman como Edgar Frog. Se você acha que não está bom ainda de Garotos Perdidos, o filme ainda tem uma outra continuação, Os Garotos Perdidos 3: A Sede

Tratamento de Choque

Shock Treatment, 1981 // Janet e Brad (se lembram de Janet e Brad? Hey Janet Yes Brad etc), agora casados, foram convidados para participar de um game show que se passa na cidade de Denton. Mas lá, eles acabam presos em cativeiro (de novo).

Essa aqui talvez seja a maior surpresa dessa lista. Diferente de vários outros filmes citados, Jim Sharman, que dirigiu Rocky Horror Picture Show, também dirige sua sequência. Os personagens de Janet e Brad são agora interpretados por Jessica Harper (estrela de Suspiria, de 1977) e Cliff De Young (de Fome de Viver) Os atores Richard O’Brien, Patricia Quinn e Nell Campbell retornam para esse filme, mas com personagens diferentes. Não é exatamente uma sequência, levando em consideração que a história vai para outros rumos, mas mantém o fio condutor de Janet e Brad então sim, pensaremos nela como uma continuação. 

O Livro das Sombras: Bruxa de Blair 2

Book of Shadows: Blair Witch 2, 2000 // Com exceção dos fãs hardcore de A Bruxa de Blair ou dos fãs de filmes obscuros da virada dos anos 1990 para 2000, essa sequência de A Bruxa de Blair passa quase despercebida. Com menos found footage do que poderíamos esperar de uma continuação do maior representante desse subgênero, o filme acompanha um grupo de turistas que decide participar de uma “caça à Bruxa de Blair”. O que era somente uma viagem curiosa, acaba se tornando um pesadelo aterrorizante.

O filme foi dirigido por Joe Berlinger que, em uma lista de trabalhos bastante prolífica e diversa, dirigiu o documentário sobre Clive Barker Raising Hell: The Visions of Clive Barker, o documentário sobre a banda Metallica Metallica: Some Kind of Monster, e alguns documentários sobre true crime para a netflix, incluindo Conversando com um Serial Killer: O Palhaço Assassino.

S. Darko: Um Conto de Donnie Darko

S. Darko, 2009 // Samantha, a irmã de Donnie, está em uma viagem com sua amiga Corey. Depois dos acontecimentos estressantes na família Darko, as coisas ficaram complicadas em casa. As duas jovens resolvem fazer uma road trip, mas acabam em um lugar estranho onde anomalias temporais podem colocar suas vidas em risco.

Sim, Donnie Darko teve uma continuação. Dirigido por Chris Fisher que, em sua carreira, tem vários episódios de séries dirigidos, como Moonlight, Cold Case, Warehouse 13 e The Stand, o filme é pouco lembrado quando falamos de seu antecessor mais famoso. Mas ele existe, e pode ser um bom passatempo para os fãs do filme anterior.

Psicopata Americano 2

American Psycho 2, 2002 // Rachael Newman (Mila Kunis) é uma jovem muito interessada em assassinatos. Esse seu interesse a leva até o departamento de Ciências Sociais e Comportamentais da universidade, onde fará de tudo para conseguir a vaga de assistente do antigo agente do FBI Robert Starkman (William Shatner) — e este tudo inclui se livrar de quem estiver em seu caminho. 

Mila Kunis ficou conhecida por seu trabalho em comédias e comédias românticas, mas um de seus primeiros papéis de destaque foi na sequência de Psicopata Americano que, apesar de ter seus méritos enquanto filme, acaba sendo esquecida na maioria das vezes. O filme foi dirigido por Morgan J. Freeman.

Ecos do Além 2

Stir of Echoes 2: The Homecoming, 2007 // Depois de quase morrer na invasão ao Iraque, Ted retorna para casa. Porém, esse retorno é também marcado por vozes e visões que Ted passa a ter, com mortos inocentes do período em que esteve na guerra. Vendo esses espíritos, ele precisa encontrar uma forma de fazer a coisa certa, antes que seja tarde demais.

Rob Lowe, além de ícone fashion e galã dos anos 1980, também esteve em algumas produções de terror que sempre são um deleite de relembrar (ou descobrir). Além de duas adaptações de Stephen King — a primeira versão de A Dança da Morte e a segunda versão de Salem’s Lot —, Lowe protagoniza esta continuação pouco lembrada de Ecos do Além (a primeira, também protagonizada pelo ícone e galã oitentista Kevin Bacon). O filme foi dirigido por Ernie Barbarash, que tem no currículo outra continuação esquecida: Cubo Zero (2004).

Um Estranho à Minha Porta

When a Stranger Calls Back, 1993 // Julia (Jill Schoelen) é uma jovem babá cuidando de duas crianças quando os pais estão fora. Uma noite, um homem bate à porta e pede para que ela ligue para uma oficina, pois precisa de ajuda com carro. O problema é que o homem, na verdade, armou um plano, entrou na casa e sequestrou as duas crianças. Anos depois, Julia sofre sendo uma jovem adulta introvertida, quando o sequestrador aparece novamente. Ela contará com a ajuda de Jill (Carol Kane) e do policial agora aposentado John Clifford (Charles Durning) para resolver a questão.

Quando um Estranho Chama foi um filme de bastante sucesso dos anos 1970, mas muitos acabaram conhecendo sua história graças ao seu remake de 2006. Feito para a televisão, a sequência trouxe de volta o diretor, Fred Walton, e também Carol Kane e Charles Durning. 

*

E aí, qual dessas sequências você assistiu? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.