Os filmes de terror têm uma relação bem próxima com a música. Além da trilha sonora ser parte fundamental para criar o ambiente e a tensão que as obras pretendem passar, é comum que músicos alternativos estejam, de alguma forma, inseridos no meio do terror ou que o gênero seja uma forma de inspiração para eles. Tom Savini trabalhou diretamente com Corey Taylor para criar uma de suas máscaras no Slipknot, em 2019; Rob Zombie, além de músico, é diretor de filmes como A Casa dos 1000 Corpos e os remakes de Halloween.
LEIA+: 10 TRILHAS SONORAS MEMORÁVEIS DOS FILMES DE TERROR
Então, não é nada estranho que um ou outro músico use sua veia artística para fazer uma ponta em um filme aqui ou acolá. Às vezes, porém, eles nos surpreendem com suas escolhas e com as obras que ficaram conhecidos.
A Macabra relembra treze músicos, do R&B ao punk, que participaram de filmes de terror dos mais variados.
Debbie Harry
Filmes: Videodrome, Contos da Escuridão, Trilogia do Terror
Vocalista da banda Blondie e ícone punk e fashion para muitas garotas dos anos 1980 e 1990, Harry teve alguns papéis bastante memoráveis em filmes de terror. Sua primeira participação no gênero foi no clássico do horror corporal de David Cronenberg Videodrome (1983), onde interpreta Nicki Brand. Em seguida, esteve também no quarto episódio da quarta temporada de Galeria do Terror, intitulado “The Moth” (1987). Debbie também teve papel de destaque no filme antológico Contos da Escuridão (1990), participando do segmento que conecta os curtas. Fora do gênero, mas ainda dentro das estranhezas que adoramos, Harry interpretou Velma Von Tussle em Hairspray: E Éramos Todos Jovens (1988), de John Waters.
LEIA+: DEBBIE HARRY: O ÍCONE PUNK NOS FILMES DE TERROR
Aaliyah
Filme: A Rainha dos Condenados
Aaliyah infelizmente teve uma curta carreira. Conhecida por suas contribuições ao R&B e hip hop contemporâneo, fato que lhe rendeu a alcunha de “Princesa do R&B”, Aaliyah acabou falecendo em um acidente de avião, pouco após a aeronave levantar voo no dia 25 de agosto de 2001. Antes do acidente, Aaliyah dera vida à famosa Akasha, uma das vampiras mais poderosas do universo criado por Anne Rice, no filme A Rainha dos Condenados. O filme só foi lançado em fevereiro de 2002, seis meses após o falecimento de Aaliyah — que é, sem dúvidas, a estrela da produção.
Jon Bon Jovi
Filmes: Vampiros, os Mortos, Cry Wolf: O Jogo da Mentira
Jon Bon Jovi, o líder da banda (quase) homônima, participou de algumas obras de audiovisual — inclusive de um episódio de Malhação em 1997 —, mas dentro do gênero de terror sua participação é menor e nos interessa dois filmes: Cry Wolf: O Jogo da Mentira (2005) e Vampiros, os Mortos (2002). Em Cry Wolf, Jon interpreta o professor Rich Walker, que desempenha um papel importante na trama. Já em Vampiros, os Mortos, sequência do filme pouco lembrado Vampiros de John Carpenter (1998) — sim, no Brasil o título ficou exatamente esse; em inglês, optaram somente por Vampires —, Jon assume a missão de caçar vampiros no papel de Derek Bliss. Nenhum dos dois filmes foi um estouro, mas valem a pena pela diversão.
Foo Fighters
Filme: Terror no Estúdio 666
A banda Foo Fighters flerta com o terror há uns bons anos, como quando fizeram o videoclipe de “Everlong” baseado em Evil Dead, de Sam Raimi. Mas em Terror no Estúdio 666 eles foram ainda mais longe, lançando um filme de terror inteiro. Dirigido por BJ McDonnell, que tem um amplo currículo como diretor de videoclipes, vários deles do Slayer, Terror no Estúdio 666 (2002) traz todos os membros do Foo Fighters interpretando a si mesmos, se mudando para uma mansão assombrada em Encino para criar o novo álbum. O filme ainda conta com Jenna Ortega, John Carpenter e Lionel Richie no elenco. Além disso, é bom lembrar que Dave Grohl também esteve em outros filmes como, por exemplo, em Tenacious D – Uma Dupla Infernal (2006), onde interpretou o próprio Satanás.
Tom Waits
Filmes: Drácula de Bram Stoker, Virgínia, Os Mortos Não Morrem
Tom Waits pode até ser mais reconhecido por suas voz rouca em suas músicas folk, mas seu flerte com o cinema vem, pelo menos, desde os anos 1980. Um de seus primeiros filmes foi Lobos (1981). Em Vidas Sem Rumo (1983), filme de Francis Ford Coppola que adapta o livro de S.E. Hinton, Waits interpreta um membro da gangue dos Greasers, e também esteve com o diretor na adaptação do outro livro de Hinton, O Selvagem da Motocicleta (1983). Anos mais tarde, Waits trabalharia novamente com Coppola, dessa vez dentro do terror: foi Waits quem deu vida ao personagem Renfield na famosa adaptação do cineasta de Drácula. Em Virgínia, também de Coppola, Waits encarna o narrador da história. Waits também trabalhou com Jim Jarmusch na comédia de terror Os Mortos Não Morrem (2019).
Chester Bennington
Filmes: Jogos Mortais: O Final
A voz inconfundível de Chester moldou uma geração no Linkin Park. É difícil alguém que cresceu interessado no meio alternativo que não conheça sua voz apenas de ouvi-la por alguns segundos. Chester, assim como Aaliyah, se foi muito cedo, mas deixou um legado marcante para seus fãs. No universo do terror, o músico fez uma ponta no filme Jogos Mortais: O Final (2010). Uma curiosidade divertida é que as outras participações de Chester no cinema foram nos filmes Adrenalina e Adrenalina 2, mas em papéis diferentes em ambos os filmes.
David Bowie
Filmes: Fome de Viver, Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer
Bowie foi um dos maiores músicas que tivemos o prazer de conhecer. Camaleão também quando se tratava de cinema, seus interesses variavam da fantasia à ficção científica e, claro, também tinha um pezinho no terror. Bowie foi protagonista do filme de vampiros Fome de Viver (1983), ao lado de Susan Sarandon e Catherine Deneuve, dirigido por Tony Scott. Também teve um papel curto e bastante estranho em Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992), de David Lynch — mas o que não é estranho em Twin Peaks, não é mesmo? Fora do terror, Bowie também ficou protagonizou os filmes de fantasia Labirinto – A Magia do Tempo (1986) e O Homem Que Caiu na Terra (1976), e viveu Pôncio Pilatos em A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese.
Kelly Rowland
Filmes: Freddy x Jason, Bad Hair
Alguns anos depois de sair do Destiny’s Child, já em carreira solo, e apenas alguns meses após tentar enviar um torpedo para Nelly no excel de seu celular (ela mesma confessa ter ficado muito nervosa com a situação, e é impossível nos esquecer deste momento icônico), Kelly Rowland peitou Freddy Krueger em Freddy x Jason (2003), deixando Freddy no mínimo desconcertado — em uma disputa de ofensas e insultos de deixar os mais puritanos de cabelos em pé. Kelly, no papel de Kia, pode até ouvir desaforo, mas com ela é falou, levou. Kelly também esteve na comédia de terror Bad Hair (2020), de Justin Simien. Mas, depois de sua atuação em Freddy x Jason, é uma tristeza que ela não tenha conquistado mais papéis no gênero.
Brandy
Filme: Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado
Brandy ficou conhecida principalmente nos anos 1990 por suas músicas, e isso logo lhe rendeu alguns papéis no cinema e na TV. O mais lembrado, talvez, seja como Cinderela no filme de 1997, que tem sido cada vez mais redescoberto pelos fãs e considerado por muitos a melhor encarnação da princesa da Disney. Mas os fãs de terror, principalmente os brasileiros, se lembram de Brandy por outro motivo: seu papel em Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998), quando sua personagem, Karla, erra o nome da capital do Brasil em um jogo de perguntas e respostas e não desconfia quando ganha o prêmio — uma viagem para as Bahamas que termina com muitos mortos e feridos. Vale lembrar, também, que a própria Jennifer Love Hewitt é cantora — no início dos anos 1990, seu primeiro álbum foi lançado com exclusividade no Japão, onde se tornou uma cantora pop de considerável sucesso. A atriz até gravou uma música que entrou para a trilha sonora dessa sequência, intitulada “How do I Deal”.
LEIA+: 18 VIDEOCLIPES BASEADOS EM FILMES DE TERROR
Alice Cooper
Filmes: O Príncipe das Sombras, A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final, a Morte de Freddy, Sombras da Noite
Do visual às músicas, é bem óbvio que Alice Cooper tem os dois pés enterrados bem fundo no terror. Mas, além de criar ótimas trilhas sonoras para filmes dos anos 1980, Cooper também atuou com alguns grandes nomes do gênero. Com John Carpenter, Cooper trabalhou em O Príncipe das Sombras (1987); em A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final, a Morte de Freddy (1991), dirigido por Rachel Talalay, Cooper interpretou o pai de Freddy Krueger. E, como ele mesmo, esteve em Sombras da Noite (2012), de Tim Burton.
Meat Loaf
Filmes: The Rocky Horror Picture Show
Meat Loaf foi um músico, compositor e ator norte-americano que, no terror, talvez seja mais lembrado como o icônico Eddie no clássico The Rocky Horror Picture Show (1975), mas também esteve em algumas outras obras icônicas do gênero. Esteve em um dos episódios de Contos da Cripta, “What’s Cookin’”, da quarta temporada (1992); e na segunda temporada de Masters of Horror, no episódio “Pelts” (2006). Fora do gênero, Meat Loaf esteve em Clube da Luta (1999).
Snoop Dogg
Filmes: Bones, o Anjo das Trevas, A Família Addams, A Família Addams 2 – Pé na Estrada, Dupla Jornada
Snoop Dogg não apenas é músico, mas é um músico multitalentoso, com álbuns até infantis, e que gosta de se envolver com esse universo — esteve em videoclipes de Britney Spears a Korn, por exemplo. Sua presença no terror não seria diferente: além de protagonizar o filme de vampiros Bones, o Anjo das Trevas (2000), Snoop Dogg é, atualmente, a voz do Primo It nas animações de A Família Addams, nos filmes A Família Addams (2019) e A Família Addams 2 – Pé na Estrada (2021). Também esteve em outro filme de vampiros mais recentemente, Dupla Jornada (2022), ao lado de Jamie Foxx.
Ozzy Osbourne
Filme: O Rock do Dia das Bruxas
Assim como Alice Cooper, Ozzy Osbourne nos lembra uma ligação bem óbvia com o terror e essas macabrices todas que tanto amamos. Mas, apesar disso, Ozzy participou de poucos filmes do gênero — apenas um: O Rock do Dia das Bruxas (1986), interpretando o Reverendo Aaron Gilstrom. Gene Simmons, do Kiss, também está no elenco do filme. Além disso, Ozzy também teve participações no filme Caça-Fantasmas (2016) e na série CSI: Investigação Criminal.
*
Qual a sua participação favorita de um músico em um filme de terror? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.