16 filmes adaptados da obra macabra de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe, um dos maiores autores de terror de todos os tempos, inspirou e foi homenageado por inúmeros criadores ao longo de duzentos anos.

É meia-noite. As asas de um corvo se misturam à escuridão. A velha casa em ruínas observa com janelas que pareciam olhos. Você jura ouvir a voz de alguém que já partiu para o outro lado, bem na hora em que um gato preto cruza seu caminho.

Tudo o que hoje conhecemos como terror começou a ganhar forma na obra de Edgar Allan Poe. Genial e maldito, Poe é considerado o mestre dos mestres da literatura fantástica. Stephen King, Clive Barker ou H.P. Lovecraft são apenas alguns de seus discípulos mais sombrios.

Nascido em 19 de janeiro de 1809, o autor, poeta, crítico e editor continua atual, mesmo depois de tanto tempo. Do mundo acadêmico para a cultura pop, de tempos em tempos as histórias fantásticas do autor ganham novas adaptações no cinema, na TV, na literatura. De Iron Maiden a Green Day e Os Simpsons; de Vincent Price a Tim Burton; nos quadrinhos de Neil Gaiman ou nos episódios de The Following. Onde você procurar, existe o toque do gênio.

A obra do autor vem sendo publicada pela DarkSide Books com um tato pra lá de sobrenatural. O darksider original já teve o volume 1 e volume 2 — muitos ainda por vir — que compilam sua obra fazendo recortes temáticos em sua construção editorial. A tradução cuidadosa da estudiosa Marcia Heloisa contribui para passar ao leitor de hoje a linguagem mais próxima da idealizada por Poe, e a porção de extras presentes nos dois volumes é espetacular. De fã para fã, do começo ao fim.

Os trabalhos de Poe se tornaram inspirações e serviram de fonte para diversos filmes, em sua maioria de baixo orçamento, e muitas obras incríveis saíram desses esforços. A lista de filmes inspirados em Edgar Allan Poe apresenta algumas dessas adaptações, algumas mais livres e outras mais diretas, mas todas feitas a partir da grande admiração que todos sentem pelo escritor.

OBRAS MACABRAS
INSPIRADAS EM POE

The Avenging Conscience

Avenging Conscience, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
The Avenging Conscience, 1914 // Um jovem se apaixona por uma moça, mas seu tio não permite que ele a namore. Aparições fantasmagóricas, perda de sanidade, assassinato e várias inovações temáticas e de produção para a época. Dirigido por D.W. Griffith, com o segundo título como “Thou Shalt Not Kill” (Ou: Você não deve matar), o filme se inspira no conto “O Coração Delator” e o poema “Annabel Lee”, uma das primeiras adaptações de Poe para o cinema.

A Queda da Casa de Usher

A Queda da Casa de Usher, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
La chute de la maison Usher, 1928 // Dirigido por Jean Epstein e co-escrito por Luis Buñuel (O Cão Andaluz), o filme adapta o conto de mesmo nome. Roderick Usher e sua esposa, Madeline, estão doentes e convidam Allan, um velho amigo, para passar uns dias com ele. No meio de uma crise, Allan descobre um terrível segredo sobre os Usher. O filme é mudo e utiliza de várias técnicas para criar seu clima assustador.

O Gato Preto

O Gato Preto, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
The Black Cat, 1934 // Ao viajarem de lua de mel para a Hungria, um casal acaba preso na casa de um satanista. O filme é um marco entre os filmes de terror, com uma atmosfera sombria e outra grande colaboração de Boris Karloff e Bela Lugosi. Dirigido por Edgar G. Ulmer, o filme não é uma adaptação direta do conto homônimo de Poe, mas se porta como uma grande referência a sua obra ao tratar de temas caros em suas narrativas.

O Corvo

O Corvo, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
The Raven, 1935 // Bela Lugosi interpreta um cirurgião obcecado pelas obras de Poe, e tem uma coleção de vários objetos de tortura inspirados no seu mestre. Ao salvar a vida de uma jovem, ele se apaixona por ela mas algo dá errado. O filme foi dirigido Lew Landers traz Lugosi e Boris Karloff no elenco e, apesar do título, não é uma adaptação direta do poema de Poe, e sim um compilado de referências de várias de suas obras.

O Solar Maldito

A Casa de Usher, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
House of Usher, 1960 // Um homem descobre uma misteriosa maldição na família de sua noiva e tem que lidar com o genro assustador. O filme de Corman baseado na obra de Poe conta com Vincent Price no elenco e se baseia no conto “A Queda da Casa de Usher”. Esse foi o primeiro de vários filmes que seriam adaptados a seguir por Corman, e já mostra como seria a narrativa de seus subsequentes: histórias de Poe servindo de pano de fundo, deixando para Corman uma maior liberdade criativa para construir suas próprias narrativas.

O Poço e o Pêndulo

Poço e o Pêndulo, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
The Pit and the Pendulum, 1961 // Outro trabalho de Corman, dessa vez com Price e Barbara Steele, grande musa de filmes de terror dos anos 1960, no elenco. A obra adapta, com muitas liberdades, o conto “O Poço e o Pêndulo” e se passa no século XVI. Um homem viaja até a Espanha para descobrir mais sobre o assassinato de sua irmã, que se casou com um cruel inquisidor.

LEIA+: REFERÊNCIAS MACABRAS DA SÉRIE DARK

Muralhas do Pavor

Tales of Terror, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
Tales of Terror, 1962 // Uma antologia que adapta três histórias do autor ao longo do filme: “Morella”, uma combinação de “O Gato Preto” e “O Barril de Amontillado”, e “O Caso do Senhor Valdemar”. O filme conta com a atuação de um dos grandes parceiros de Corman, Vincent Price.

Dança Macabra

Danza Macabra, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
Danza Macabra, 1964 // Apesar de anunciado como uma adaptação de Poe, fontes afirmam que essa obra não existe. Ainda assim, o filme faz referências a diversos trabalhos do autor. Um jornalista recebe um desafio de Allan Poe, ao entrevistá-lo, de ficar em uma casa assombrada e sobreviver. Foi dirigido por Sergio Corbucci e Antonio Margheriti e conta com Barbara Steele como protagonista.

A Orgia da Morte

Orgia da Morte, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
The Masque of the Red Death, 1964 // Um príncipe aterroriza seus súditos e utiliza seu castelo como refúgio enquanto uma praga chamada “Morte Vermelha” assola seu reino. Outro dos trabalho de Corman com Price, o filme adapta o conto “A Máscara da Morte Rubra”, de Edgar Allan Poe.

Sangue das Virgens

The Blood Demon, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
The Blood Demon ou Die Schlangengrube und das Pendel, 1967 // O filme de terror da Alemanha Ocidental é dirigido por Harald Reinl e apresenta Christopher Lee, Karin Dor e Lex Barker. O roteiro de Manfred R. Köhler se baseia na história O Poço e o Pêndulo e fala sobre Conde Regula (Lee) que, depois de ser atraído e esquartejado por assassinar 12 donzelas, volta à vida em busca de vingança. Na época do lançamento, o filme era noticiado em Rhode Island como “Crimson Demon” por conta de uma prática de remover a palavra “sangue” do título dos filmes.

Histórias Extraordinárias

Histórias Extraordinárias, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
Histoires extraordinaires, 1968 // O filme é uma antologia, com três segmentos, dirigido por Federico Fellini, Louis Malle e Roger Vadim, cada um responsável por um deles. Cada segmento adapta uma obra de Poe: “Metzengerstein”, o primeiro segmento, dirigido por Vadim; o segundo, adaptado de “William Wilson” e dirigido por Malle; e o terceiro, dirigido por Fellini, adapta “Nunca aposte sua cabeça com o Diabo”.

No Quarto Escuro de Satã

No Quarto Escuro de Satã, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
Your Vice is a Locked Room and Only I Have the Key, 1972 // Dirigido por Sergio Martino, o filme adapta o conto “O Gato Preto”, famoso conto em que um gato acaba por denunciar onde o cadáver da mulher assassinada de um homem cruel foi escondido. No filme, diversos outros assassinatos são cometidos. O filme giallo, onde sangue e sexo são elementos comuns da narrativa, se distancia do conto de Poe, mas é uma experiência válida para aqueles que admiram o subgênero.

LEIA+: THE DARK MAN E AS CONEXÕES DO HOMEM DE PRETO

Vincent

Vincent, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
Vincent, 1982 // O curta de Tim Burton homenageia principalmente o ator Vincent Price, mas faz várias óbvias aos trabalhos de Edgar Allan Poe. O próprio Price narra a história do jovenzinho Vincent Malloy, apaixonado pelo trabalho de Price, e que gostaria de viver sua vida através dos trabalhos de Poe.

Os Assassinos da Rua Morgue

Os Assassinos da Rua Morgue, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
The Murders in the Rue Morgue, 1986 // Filme para TV dirigido por Jeannot Szwarc com Val Kilmer no elenco e George C. Scott dando vida ao grande detetive Dupin, o filme adapta o conto de Poe de mesmo nome, com algumas liberdades criativas. Auguste Dupin, um detetive aposentado precisa ajudar o noivo de sua filha a se provar inocente de um macabro assassinato.

Dois Olhos Satânicos

Olhos Satânicos, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
Two Evil Eyes, 1990 // Dirigido por Dario Argento e George Romero, o filme conta duas histórias de horror baseadas na obra de Poe. A primeira, dirigida por Romero, utiliza elementos do conto “O Caso do Senhor Valdemar”; a segunda, dirigida por Argento, utiliza elementos de “O Gato Preto”. Além disso, várias outras referências da obra do autor foram utilizadas ao longo do filme.

O Corvo

O Corvo, filme inspirado na obra macabra de Edgar Allan Poe
The Raven, 2012 // Um homem começa a cometer uma série de assassinatos baseados na obra de Edgar Allan Poe. Assim como em O Corvo de 1935, esse filme não adapta diretamente o poema do autor, sendo mais um filme inspirado em suas obras. Foi dirigido por James McTeigue e tem John Cusack no papel do próprio Poe.

Bônus: Minissérie Contos do Edgar

Contos de Edgar, série inspirada na obra macabra de Edgar Allan Poe
Contos do Edgar, 2013 // A minissérie brasileira se inspira em Edgar Allan Poe para contar a história de Edgar (Marcos de Andrade), um homem de São Paulo que busca vingança pelo desaparecimento de sua esposa. Cada um dos episódios que compõem a minissérie é baseado em famosos contos do autor, e adapta detalhes dos acontecimentos para a realidade brasileira — por exemplo, aqui, o corvo é um pombo. Muito divertida, a obra criada por Gabriel Hirschhorn e Pedro Morelli apresentou apenas 5 episódios.

*

Olhando todas essas datas e produções, é seguro dizer: precisamos de mais filmes adaptando Edgar Allan Poe nos cinemas. A sua vasta obra tem um potencial ainda não totalmente explorado para fazer arrepiar os pelos do mais corajoso dos espectadores.

Gostou da lista de para maratonar e homenagear Edgar Allan Poe? Comente a lista com a Macabra no Twitter ou Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Estamos semeando e cultivando o Horror em todas as suas formas. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.