É meia-noite. As asas de um corvo se misturam à escuridão. A velha casa em ruínas observa com janelas que pareciam olhos. Você jura ouvir a voz de alguém que já partiu para o outro lado, bem na hora em que um gato preto cruza seu caminho.
Tudo o que hoje conhecemos como terror começou a ganhar forma na obra de Edgar Allan Poe. Genial e maldito, Poe é considerado o mestre dos mestres da literatura fantástica. Stephen King, Clive Barker ou H.P. Lovecraft são apenas alguns de seus discípulos mais sombrios.
Nascido em 19 de janeiro de 1809, o autor, poeta, crítico e editor continua atual, mesmo depois de tanto tempo. Do mundo acadêmico para a cultura pop, de tempos em tempos as histórias fantásticas do autor ganham novas adaptações no cinema, na TV, na literatura. De Iron Maiden a Green Day e Os Simpsons; de Vincent Price a Tim Burton; nos quadrinhos de Neil Gaiman ou nos episódios de The Following. Onde você procurar, existe o toque do gênio.
A obra do autor vem sendo publicada pela DarkSide Books com um tato pra lá de sobrenatural. O darksider original já teve o volume 1 e volume 2 — muitos ainda por vir — que compilam sua obra fazendo recortes temáticos em sua construção editorial. A tradução cuidadosa da estudiosa Marcia Heloisa contribui para passar ao leitor de hoje a linguagem mais próxima da idealizada por Poe, e a porção de extras presentes nos dois volumes é espetacular. De fã para fã, do começo ao fim.
Os trabalhos de Poe se tornaram inspirações e serviram de fonte para diversos filmes, em sua maioria de baixo orçamento, e muitas obras incríveis saíram desses esforços. A lista de filmes inspirados em Edgar Allan Poe apresenta algumas dessas adaptações, algumas mais livres e outras mais diretas, mas todas feitas a partir da grande admiração que todos sentem pelo escritor.
OBRAS MACABRAS
INSPIRADAS EM POE
The Avenging Conscience
The Avenging Conscience, 1914 // Um jovem se apaixona por uma moça, mas seu tio não permite que ele a namore. Aparições fantasmagóricas, perda de sanidade, assassinato e várias inovações temáticas e de produção para a época. Dirigido por D.W. Griffith, com o segundo título como “Thou Shalt Not Kill” (Ou: Você não deve matar), o filme se inspira no conto “O Coração Delator” e o poema “Annabel Lee”, uma das primeiras adaptações de Poe para o cinema.
A Queda da Casa de Usher
La chute de la maison Usher, 1928 // Dirigido por Jean Epstein e co-escrito por Luis Buñuel (O Cão Andaluz), o filme adapta o conto de mesmo nome. Roderick Usher e sua esposa, Madeline, estão doentes e convidam Allan, um velho amigo, para passar uns dias com ele. No meio de uma crise, Allan descobre um terrível segredo sobre os Usher. O filme é mudo e utiliza de várias técnicas para criar seu clima assustador.
O Gato Preto
The Black Cat, 1934 // Ao viajarem de lua de mel para a Hungria, um casal acaba preso na casa de um satanista. O filme é um marco entre os filmes de terror, com uma atmosfera sombria e outra grande colaboração de Boris Karloff e Bela Lugosi. Dirigido por Edgar G. Ulmer, o filme não é uma adaptação direta do conto homônimo de Poe, mas se porta como uma grande referência a sua obra ao tratar de temas caros em suas narrativas.
O Corvo
The Raven, 1935 // Bela Lugosi interpreta um cirurgião obcecado pelas obras de Poe, e tem uma coleção de vários objetos de tortura inspirados no seu mestre. Ao salvar a vida de uma jovem, ele se apaixona por ela mas algo dá errado. O filme foi dirigido Lew Landers traz Lugosi e Boris Karloff no elenco e, apesar do título, não é uma adaptação direta do poema de Poe, e sim um compilado de referências de várias de suas obras.
O Solar Maldito
House of Usher, 1960 // Um homem descobre uma misteriosa maldição na família de sua noiva e tem que lidar com o genro assustador. O filme de Corman baseado na obra de Poe conta com Vincent Price no elenco e se baseia no conto “A Queda da Casa de Usher”. Esse foi o primeiro de vários filmes que seriam adaptados a seguir por Corman, e já mostra como seria a narrativa de seus subsequentes: histórias de Poe servindo de pano de fundo, deixando para Corman uma maior liberdade criativa para construir suas próprias narrativas.
O Poço e o Pêndulo
The Pit and the Pendulum, 1961 // Outro trabalho de Corman, dessa vez com Price e Barbara Steele, grande musa de filmes de terror dos anos 1960, no elenco. A obra adapta, com muitas liberdades, o conto “O Poço e o Pêndulo” e se passa no século XVI. Um homem viaja até a Espanha para descobrir mais sobre o assassinato de sua irmã, que se casou com um cruel inquisidor.
LEIA+: REFERÊNCIAS MACABRAS DA SÉRIE DARK
Muralhas do Pavor
Tales of Terror, 1962 // Uma antologia que adapta três histórias do autor ao longo do filme: “Morella”, uma combinação de “O Gato Preto” e “O Barril de Amontillado”, e “O Caso do Senhor Valdemar”. O filme conta com a atuação de um dos grandes parceiros de Corman, Vincent Price.
Dança Macabra
Danza Macabra, 1964 // Apesar de anunciado como uma adaptação de Poe, fontes afirmam que essa obra não existe. Ainda assim, o filme faz referências a diversos trabalhos do autor. Um jornalista recebe um desafio de Allan Poe, ao entrevistá-lo, de ficar em uma casa assombrada e sobreviver. Foi dirigido por Sergio Corbucci e Antonio Margheriti e conta com Barbara Steele como protagonista.
A Orgia da Morte
The Masque of the Red Death, 1964 // Um príncipe aterroriza seus súditos e utiliza seu castelo como refúgio enquanto uma praga chamada “Morte Vermelha” assola seu reino. Outro dos trabalho de Corman com Price, o filme adapta o conto “A Máscara da Morte Rubra”, de Edgar Allan Poe.
Sangue das Virgens
The Blood Demon ou Die Schlangengrube und das Pendel, 1967 // O filme de terror da Alemanha Ocidental é dirigido por Harald Reinl e apresenta Christopher Lee, Karin Dor e Lex Barker. O roteiro de Manfred R. Köhler se baseia na história O Poço e o Pêndulo e fala sobre Conde Regula (Lee) que, depois de ser atraído e esquartejado por assassinar 12 donzelas, volta à vida em busca de vingança. Na época do lançamento, o filme era noticiado em Rhode Island como “Crimson Demon” por conta de uma prática de remover a palavra “sangue” do título dos filmes.
Histórias Extraordinárias
Histoires extraordinaires, 1968 // O filme é uma antologia, com três segmentos, dirigido por Federico Fellini, Louis Malle e Roger Vadim, cada um responsável por um deles. Cada segmento adapta uma obra de Poe: “Metzengerstein”, o primeiro segmento, dirigido por Vadim; o segundo, adaptado de “William Wilson” e dirigido por Malle; e o terceiro, dirigido por Fellini, adapta “Nunca aposte sua cabeça com o Diabo”.
No Quarto Escuro de Satã
Your Vice is a Locked Room and Only I Have the Key, 1972 // Dirigido por Sergio Martino, o filme adapta o conto “O Gato Preto”, famoso conto em que um gato acaba por denunciar onde o cadáver da mulher assassinada de um homem cruel foi escondido. No filme, diversos outros assassinatos são cometidos. O filme giallo, onde sangue e sexo são elementos comuns da narrativa, se distancia do conto de Poe, mas é uma experiência válida para aqueles que admiram o subgênero.
LEIA+: THE DARK MAN E AS CONEXÕES DO HOMEM DE PRETO
Vincent
Vincent, 1982 // O curta de Tim Burton homenageia principalmente o ator Vincent Price, mas faz várias óbvias aos trabalhos de Edgar Allan Poe. O próprio Price narra a história do jovenzinho Vincent Malloy, apaixonado pelo trabalho de Price, e que gostaria de viver sua vida através dos trabalhos de Poe.
Os Assassinos da Rua Morgue
The Murders in the Rue Morgue, 1986 // Filme para TV dirigido por Jeannot Szwarc com Val Kilmer no elenco e George C. Scott dando vida ao grande detetive Dupin, o filme adapta o conto de Poe de mesmo nome, com algumas liberdades criativas. Auguste Dupin, um detetive aposentado precisa ajudar o noivo de sua filha a se provar inocente de um macabro assassinato.
Dois Olhos Satânicos
Two Evil Eyes, 1990 // Dirigido por Dario Argento e George Romero, o filme conta duas histórias de horror baseadas na obra de Poe. A primeira, dirigida por Romero, utiliza elementos do conto “O Caso do Senhor Valdemar”; a segunda, dirigida por Argento, utiliza elementos de “O Gato Preto”. Além disso, várias outras referências da obra do autor foram utilizadas ao longo do filme.
O Corvo
The Raven, 2012 // Um homem começa a cometer uma série de assassinatos baseados na obra de Edgar Allan Poe. Assim como em O Corvo de 1935, esse filme não adapta diretamente o poema do autor, sendo mais um filme inspirado em suas obras. Foi dirigido por James McTeigue e tem John Cusack no papel do próprio Poe.
Bônus: Minissérie Contos do Edgar
Contos do Edgar, 2013 // A minissérie brasileira se inspira em Edgar Allan Poe para contar a história de Edgar (Marcos de Andrade), um homem de São Paulo que busca vingança pelo desaparecimento de sua esposa. Cada um dos episódios que compõem a minissérie é baseado em famosos contos do autor, e adapta detalhes dos acontecimentos para a realidade brasileira — por exemplo, aqui, o corvo é um pombo. Muito divertida, a obra criada por Gabriel Hirschhorn e Pedro Morelli apresentou apenas 5 episódios.
*
Olhando todas essas datas e produções, é seguro dizer: precisamos de mais filmes adaptando Edgar Allan Poe nos cinemas. A sua vasta obra tem um potencial ainda não totalmente explorado para fazer arrepiar os pelos do mais corajoso dos espectadores.
Gostou da lista de para maratonar e homenagear Edgar Allan Poe? Comente a lista com a Macabra no Twitter ou Instagram.