18 casas assombradas dos filmes de terror

Alguns locais guardam as energias negativas de seus acontecimentos, outros só sofrem com o azar. Confira uma lista macabra com 18 casas assombradas dos filmes de terror.

Nossas casas deveriam ser os lugares em que nos sentimos plenamente seguros — protegidos de todo o mal do mundo externo e para onde corremos quando o medo bate.

Mas as coisas não são exatamente assim. Dentro de nossas casas podem se esconder os maiores medos e terrores de nossas vidas. Tudo fica ainda mais tenebroso quando esse perigo não é palpável, quando ele não é tangível; quando ele é sobrenatural.

LEIA+: CASAS MACABRAS: CONHEÇA O LAR DE MONSTROS DA VIDA REAL

A história do terror nos mostra como casas assombradas podem ser um ótimo cenário para histórias perturbadoras. Se você tem uma queda pelo tema ou quer conhecer um pouco mais sobre esses lugares de falsa segurança, listamos alguns dos mais macabros filmes de casas (e hotéis) assombrados.

Pegue a pipoca e o cobertor de proteção. E cuidado quando for dormir à noite.

O Iluminado

The Shining, 1980 // Não poderíamos deixar de fora um dos locais mais assombrosos e aterrorizantes do cinema de horror, o hotel Overlook. Baseado no livro de mesmo nome de Stephen King e dirigido por Stanley Kubrick, O Iluminado conta a história de Jack Torrance e sua família, que vão passar um inverno difícil no terrível hotel, para cuidar dele. Muitas coisas horríveis aconteceram naquele local, e seus ecos ainda estão lá quando a família chega. O que era para ser um inverno tranquilo, só com Jack, Danny e Wendy, para que eles pudessem se reconectar, acaba dando tudo errado. O Overlook passou por poucas e boas durante seus anos de vida, e é com riqueza de detalhes que King nos conta o quão assombrado é esse hotel em seu livro. No filme, Kubrick dá mais atenção para as questões pessoais de Jack, mas ainda sim podemos ter um gosto do quão tenebroso ele é.

LEIA+: FILMES DE TERROR BASEADOS NOS LIVROS DE STEPHEN KING

A Casa da Noite Eterna

The Legend of Hell House, 1973 // Baseado no livro de Richard Matheson Hell House: Casa Infernal, que também trabalhou no roteiro do filme, dirigido por John Hough, A Casa da Noite Eterna acompanha um grupo de pesquisadores paranormais que vão até uma mansão conhecida por seus fenômenos inexplicáveis, em que um serial killer assassinou suas vítimas, para provar de uma vez por todas que ali não há evidências do sobrenatural. Mas, claro, tudo se torna um pesadelo.

Horror em Amityville

The Amityville Horror, 1979 // Amityville é uma vila real, localizada na cidade de Babylon, que fica no condado de Suffolk, em Nova York. A vila foi cenário de um trágico caso que aconteceu em 1974, de um jovem que assassinou sua família e alegou que fez isso a mando das vozes que ouvia. Um ano depois, a família Lutz se mudou para a casa e fugiu desesperada alegando que haviam entidades no local. A repercussão do caso gerou um livro escrito por Jay Anson, que foi transformado em filme algumas dúzias de vezes. Um dos primeiros e mais famosos filmes foi Horror em Amityville (1979), dirigido por Stuart Rosenberg. O local ficou conhecido como um dos mais famosos casos de casas assombradas dos Estados Unidos. O filme rendeu uma série de sequência e um remake em 2005, dirigido por Andrew Douglas.

Invocação do Mal

The Conjuring, 2013 // Dirigido por James Wan, os filmes do título Invocação do Mal se concentram, principalmente, nos casos resolvidos por Ed e Lorraine Warren. O casal ficou reconhecido pelo seu trabalho com o sobrenatural, investigando e resolvendo um grande número de ocorrências paranormais na segunda metade do século XX. O primeiro filme trata do caso da família Perron, em 1971, e o segundo sobre o poltergeist de Enfield. Ambos são casos curiosos de casas assombradas e possessões.

LEIA+: SAIBA A ORDEM DOS FILMES DO UNIVERSO DE INVOCAÇÃO DO MAL

Hausu

Hausu, 1977 // Uma garota está tremendamente empolgada em passar uns dias com seu pai. Mas, infelizmente, descobre que a namorada dele estará junto. E isso faz com que ela seja enviada para a casa de uma tia. Para tornar as coisas menos desagradáveis, decide levar alguns amigos de escola na viagem. Entretanto, sua tia na verdade está morta e sua casa é assombrada. Uma sucessão de problemas para a pobre Oshare, não é? O filme foi dirigido por Nobuhiko Ôbayashi, a partir da história original de Chigumi Ôbayashi.

O Solar das Almas Perdidas

The Uninvited, 1944 // Um dos momentos mais felizes de nossas vidas é quando conseguimos realizar um sonho. Por exemplo, comprar uma bela mansão gótica. Era o sonho de Roderick e Pamela Fitzgerald, personagens do filme O Solar das Almas Perdidas, baseado no livro de Dorothy Macardle e dirigido por Lewis Allen. No filme, os irmãos conseguem comprar uma belíssima casa no estilo gótico, mas não demora muito para que eles descubram que a casa é assombrada, e por isso não era tão cara quanto se esperava.

A Mansão Macabra

Burnt Offerings, 1976 // Baseado em um livro de Robert Marasco e dirigido por Dan Curtis, A Mansão Macabra nos apresenta uma família bastante comum que se muda para uma casa nada comum. Ao alugar um antigo casarão para passar as férias de verão, a família Rolf acaba encontrando mistérios e um possível passado sinistro no local.

O Orfanato

El Orfanato, 2007 // Laura, órfã já adulta, resolve criar seu filho, Simón, junto de seu marido Carlos na propriedade que antes era o orfanato em que cresceu. Morando no local, Laura resolve reabrir o orfanato. Certo dia, durante uma festa, Laura percebe que Simón desapareceu, e começa a sentir estranhas presenças na casa. Passados alguns meses, Laura percebe ser o momento de chamar uma equipe que lida com o sobrenatural. O filme foi dirigido por J.A. Bayona e contou com o apoio de Guillermo del Toro, que fez uma pontinha como ator na produção.

Poltergeist: O Fenômeno

Poltergeist, 1982 // Dirigido por Tobe Hooper e com história de Steven Spielberg, sendo um dos grandes filmes de horror dos anos 1980, Poltergeist nos apresenta uma família que está com sérios problemas em casa: há um espírito maligno atormentando a vida da família Freeling, principalmente a de seus filhos. O problema é que a casa foi construída em um terreno não exatamente apropriado, e agora eles precisam pagar o preço.

A Casa dos Maus Espíritos

House on Haunted Hill, 1959 // Um excêntrico milionário decide pregar um tipo de peça em alguns de seus convidados: pagaria uma soma altíssima para aquele que conseguisse passar a noite em uma casa assombrada. Tudo não passa de um plano, claro, mas as coisas saem um pouco do controle. O filme foi dirigido por William Castle, escrito por Robb White e protagonizado por Vincent Price. Recebeu um remake com o nome de A Casa da Colina em 1999, dirigido por William Malone e protagonizado por Geoffrey Rush.

Desafio do Além

The Haunting, 1963 // Adaptação do livro Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson. Na história, um pesquisador do paranormal reúne um grupo de três pessoas que passaram por situações sobrenaturais e as coloca em uma casa, tida como assombrada pelo pessoal da região, fazendo com que alguns deles sintam certos fenômenos. O filme teve um remake em 1999, que recebeu o título em português como A Casa Amaldiçoada.

1408

1408, 2007 // Adaptação de um conto de Stephen King, 1408 não é exatamente a história de uma casa assombrada, mas sim de um quarto de hotel assombrado. King gosta da temática de hotéis assombrados, pelo visto. No filme, John Cusack interpreta um escritor de livros sobre fenômenos paranormais e locais assombrados, desmistificando esses acontecimentos. Entretanto, quando chega ao quarto 1408 do Hotel Dolphin, algumas mudanças acontecerão em sua visão sobre o mundo sobrenatural. O filme foi dirigido por Mikael Håfström.

LEIA+: 22 RECOMENDAÇÕES MACABRAS DE FILMES QUE STEPHEN KING ADORA

Atividade Paranormal

Paranormal Activity, 2007 // Criado, escrito e dirigido por Oren Peli, Atividade Paranormal trouxe um outro fôlego aos filmes de casas assombradas e found footage. Na história, uma família percebe que há algo de sobrenatural com a casa em que vivem e resolvem colocar uma câmera para filmar alguns quartos. A história fez um grande sucesso e rendeu outros seis filmes.

13 Fantasmas

Thir13en Ghosts, 2001 // Dirigido por Steve Beck, remake do filme de mesmo nome de 1960, escrito por Robb White e dirigido por William Castle (dupla também responsável pelo já mencionado A Casa dos Maus Espíritos). O filme de 2001, entretanto, acabou sendo mais conhecido do que o original, muito devido ao seu estilo e por ser mais explícito que o anterior. Em 13 Fantasmas, um colecionador de coisas únicas e estranhas falece, e deixa tudo o que possui para seu sobrinho e sua família. Mas há muito mais além de casa e dinheiro nessa herança: há, também, alguns fantasmas.

Os Inocentes

The Innocents, 1961 // Adaptação da história A Volta do Parafuso, de Henry James, dirigido por Jack Clayton, nós conhecemos uma governanta, disposta a trabalhar na casa de um tio preocupado com seus sobrinhos, que precisa que alguém tome conta deles. O problema é que a casa é estranha, as crianças são estranhas, e a governanta começa a perceber que tem algo errado. Tanto a história de James quanto o filme deixam margem para interpretação: fantasmas ou loucura?

LEIA+: AS VÁRIAS VOLTAS DO PARAFUSO: AS ADAPTAÇÕES MACABRAS DA OBRA DE HENRY JAMES

Os Outros

The Others, 2001 // Uma mulher faz de tudo para proteger seus filhos depois que seu marido partiu, cuidado ao máximo para que eles não sejam expostos à luz do Sol, devido a uma grave doença que ambos têm. Mas, certo dia, a mulher percebe que não está sozinha com os filhos e que sua casa pode ser assombrada. Dirigido e escrito por Alejandro Amenábar, o filme tem uma aura pesada de suspense do começo ao fim, deixando a todos bastante intrigados.

Hotel da Morte

The Innkeepers, 2011 // Neste filme escrito e dirigido por Ti West, dois dos trabalhadores de um hotel prestes a fechar as portas decidem revelar os antigos mistérios e assombrações do local. O que eles não esperavam é que algo fosse revidar, e ambos começam a presenciar misteriosas e perigosas situações. Novamente não estamos falando de uma casa, e sim de um hotel inteiro, mas vale a pena a menção.

A Mansão da Meia-Noite

House of the Long Shadows, 1983 // Um escritor americano aceita uma aposta valendo 20 mil dólares: ele conseguiria passar uma noite em uma mansão e escrever um livro tão bom quanto Morro dos Ventos Uivantes? Ao aceitar a aposta, porém, o escritor não imaginava que teria tantas interrupções, pois a mansão que, aparentemente, era para estar vazia, possui estranhos habitantes. Tudo bem, esse filme não tem exatamente uma casa assombrada, mas há uma enorme estranheza no local, além de um excelente elenco que conta com nomes de Christopher Lee, Peter Cushing, Vincent Price e John Carradine. Dirigido por Pete Walker, o filme foi baseado em um livro de Earl Derr Biggers.

LEIA+: A TRINDADE DO HORROR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX 

*

Gostou da lista com as casas mais assombradas do terror? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.