As várias voltas do parafuso: as adaptações macabras da obra de Henry James

A Volta do Parafuso, uma das grandes histórias clássicas do horror, já habitou algumas vezes as telas do cinema e terá outras duas adaptações em 2020

O livro A Volta do Parafuso, publicado por Henry James em 1898 de forma serial entre os meses de janeiro e abril na revista norte-americana Collier’s Weekly, acabou se tornando um grande clássico da literatura de horror. A ambientação sombria, a narração em primeira pessoa que torna pouco confiável a apresentação dos fatos, todo o questionamento de quem poderia ser realmente o culpado, se é que há um culpado, fizeram com que o livro se tornasse uma obra importante e amplamente lida ainda hoje.

Apesar de não fazer muito sentido em português, a expressão “give the screw another turn” ou “tighten the screw”, como apresenta Alberto Manguel na introdução da obra no livro Contos de Horror do Século XIX, é uma expressão que significa aumentar a pressão de determinada pessoa que já se encontra desconfortável, prestes a ceder, e isso vale para alguém prestes a perder a sanidade ou não.

Primeira página original de A Volta do Parafuso
Primeira página da publicação seriada de The Turn of the Screw no Collier’s Weekly

A Volta do Parafuso conta a história de um rapaz chamado Douglas, que afirma ter conhecido Bly, uma governanta que lhe apresentou um manuscrito escrito enquanto trabalhava em uma mansão afastada da cidade. A governanta havia sido contratada para cuidar de dois jovens órfãos, Flora e Miles. Assim que os pais deles morreram, o tio ficou responsável pela criação de ambos e os manteve na casa de campo. A governanta passa a ensiná-los, mas descobre que tem algo muito errado acontecendo naquela casa quando começa a ver fantasmas e nota uma atitude estranha nas crianças.

Os Inocentes, a melhor adaptação de A Volta do Parafuso

LEIA+: FILMES DE TERROR COM CRIANÇAS MACABRAS

Uma das mais famosas histórias de terror, além de nos apresentar uma narradora pouco confiável — pois não conseguimos realmente compreender se tudo está acontecendo em sua mente ou não —, deixa espaço para muitas interpretações e trabalha com a narrativa de suspense estruturada de maneira original. Sendo uma história de tamanha importância para a literatura de terror, não é de se espantar que muitas adaptações tenham sido feitas a partir ela.

OS INOCENTES

Os Inocentes, a melhor adaptação de A Volta do Parafuso

A primeira e mais lembrada, considerado pelo pelo The Guardian como um dos 25 melhores filmes de horror, é o filme Os Inocentes, dirigido por Jack Clayton, lançado em 1961, com roteiro escrito por William Archibald, John Mortimer e Truman Capote.

Os Inocentes, a melhor adaptação de A Volta do Parafuso

O roteiro de Os Inocentes foi adaptado por Archibald para uma peça de sua produção, que estreou na Broadway em 1950. O filme, diferentemente do livro, não deixa tantas margens para a imaginação e acaba sendo uma adaptação mais literal das possibilidades apresentadas na obra original.

ATRAVÉS DA SOMBRA

Existe também uma versão brasileira, chamada Através da Sombra, produção da Globo Filmes, dirigida por Walter Lima Jr. e lançada em 2015. O filme conta com Virginia Cavendish como a tutora das crianças, e é uma adaptação bastante fiel ao livro, com mudanças de nomes e ambientação para que o filme se aproximasse mais do território brasileiro.

TV INGLESA

The Turning Screw, adaptação da tv britânica

Outras adaptações interessantes da obra são duas produções inglesas para a TV. The Turn of the Screw, de 1999, foi dirigida por Ben Bolt, com Colin Firth no papel do tio das crianças. A outra, de 2009, também chamada The Turn of the Screw, foi uma produção da BBC, dirigida por Tim Fywell.

E, esse ano teremos duas obras baseadas nesse famoso livro de Henry James.

OS ÓRFÃOS

Os Ófãos, adaptação de A Volta do Parafuso nos cinemas de 2020
LEIA+: OS 13 FILMES DE TERROR MAIS AGUARDADOS DE 2020

A primeira delas, Os Órfãos, dirigida por Floria Sigismondi, com roteiro por Carey e Chad Hayes, tem Mackenzie Davis, Finn Wolfhard e Brooklynn Prince no elenco, como a tutora e as duas crianças, Miles e Flora.

O filme já nos chama a atenção pelo elenco, composto por três figuras que tem feito trabalhos interessantes no cinema de horror. Mackenzie Davis esteve no filme Guerra dos Monstros, no aclamado episódio de Black Mirror, “San Junipero”, e no recente O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio. Finn Wolfhard é uma das estrelas da série Stranger Things, esteve nas duas partes de It: A Coisa, como Richie Tozier, e fará parte do próximo Ghostbusters, previsto para estrear em julho de 2020. E Brooklynn Prince, apesar de estar em seu primeiro filme de terror propriamente dito, esteve no Great Performers: Horror Show, promovido pelo New York Times onde atores realizam performances de horror. Prince foi uma criança demônio, e esteve no programa ao lado de figuras como Nicole Kidman, Daniel Kaluuya, Jake Gyllenhaal e Andy Serkis.

Nessa nova adaptação, a ideia parece ser uma nova abordagem, mais atual, mantendo a base da história original, mas com elementos mais contemporâneos a nós. O filme se passa, aparentemente, nos anos 1990, mas mantém um clima antigo, talvez pelos objetos usados em cena, talvez pela grande mansão antiquada onde moram os jovens.

É necessário afirmar que o filme não é uma adaptação ao pé da letra. Muitos elementos estão presentes, mas muitos foram alterados. Há várias escolhas feitas pela produção do filme que podem deixar os fãs da história e os espectadores desgostosos, ou até mesmo decepcionados. Mas, ainda sim, tem ideias interessantes e vale a pena ser visto.

O filme está sendo distribuído no Brasil pela Universal, e tem estreia prevista para dia 30 de janeiro. O trailer pode ser conferido abaixo:

THE HAUNTING OF BLY MANOR

The Haunting of Bly Manor, adaptação de A Volta do Parafuso na Netflix

A segunda obra baseada no romance é The Haunting of Bly Manor, segunda temporada de A Maldição da Residência Hill, criada e dirigida por Mike Flanagan para a Netflix. A primeira temporada, que adapta A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson, provocou polêmicas e debates, dividindo as opiniões. Nessa segunda temporada, nomes como Kate Siegel, Henry Thomas, Oliver Jackson-Cohen e Victoria Pedretti retornam para contar a história da mansão Bly e dos órfãos. [Edit 31/08/2020] A Maldição da Mansão Bly estreia dia 09 de outubro. De acordo com a sinopse divulgada, na nova adaptação acompanharemos a governanta que chega à Mansão Bly para tomar conta dos órfãos. Além dos nomes que retornam ao elenco da segunda temporada, novos atores farão parte da macabra história: Tahirah Sharif, Benjamin Evan Ainsworth e Alex Essoe. Não foram divulgadas mais informações sobre seus personagens.

*

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história dos órfãos de Bly e as suas várias adaptações? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.