18 Videoclipes baseados em filmes de terror

Neste 13 de julho, Dia Mundial do Rock, selecionamos 18 videoclipes que fazem referências aos filmes de terror para você comemorar no melhor estilo.

A estética dos filmes de terror sempre geram coisas incríveis. Sejam quadrinhos, ilustrações, videogames, é bem divertido reparar em referências de filmes do gênero em outros conteúdos por aí.

Além disso, o gênero do terror sempre andou de mãos dadas com o bom e velho rock’n’roll. Pensando nisso, listamos 21 videoclipes que utilizam filmes de terror como pano de fundo para narrar suas histórias. Alguns deles fizeram parte da trilha sonora de seus respectivos filmes, outros são só homenagens a filmes cultuados pelos fãs.

Dark All Day

Gunship feat. Indiana e Tim Cappello, baseado em Garotos Perdidos // Lançado em 1987, dirigido por Joel Schumacher, Garotos Perdidos foi um clássico do final dos anos 1980 e começo dos anos 1990, e passou exaustivamente na Sessão da Tarde, com vários dos atores queridinhos dos anos 1980, incluindo um jovem Kiefer Sutherland, Corey Haim e Corey Feldman, rendendo duas sequências e vários quadrinhos baseados na obra. O clipe da banda Gunship não só faz uma imensa homenagem a diversos vampiros da ficção, como Buffy e Blade, como também nos traz Tim Cappello, que esteve no filme como um dos personagens mais adorados e com menos tempo em cena: o saxofonista que toca “I Still Believe”. A curiosidade é que a música faz muito sentido com a ideia anterior do filme, que era para ser uma versão sombria de Peter Pan. O clipe foi dirigido por Dirigido por Enol Junquera e Luis Pelayo Junquera.

Living Dead Girl

Rob Zombie, baseado em O Gabinete do Dr. Caligari // Rob Zombie já é uma figura carimbada no terror, e nada mais natural que ele estar nessa lista. Sem dúvida todos seus clipes acabam flertando com o gênero, mas em Living Dead Girl Zombie tenta recriar a atmosfera de Gabinete do Dr. Caligari, clássico do expressionismo alemão, lançado em 1920 e dirigido por Robert Wiene. Clipe dirigido por Joseph Kahn e pelo próprio Rob Zombie.

Engel

Rammstein, baseado em Um Drink no Inferno // Um Drink no Inferno tem seus apreciadores e aqueles que o detestam, mas inegavelmente é um filme divertido. Além de, no mínimo, ser interessante o conceito de um bar de vampiros no meio do nada. E Rammstein aproveitou essa ideia para fazer um videoclipe se baseando no filme, que foi lançado em 1996 e dirigido por Robert Rodriguez. O clipe foi dirigido por Norbert Heitker.

Scream

Misfits, baseado em A Noite dos Mortos-Vivos // Misfits é outra banda reconhecida por seu flerte com o terror, e não é de se ter muita surpresa ao pensar que o próprio George A. Romero tenha dirigido o clipe dessa música, clipe inspirado diretamente por A Noite dos Mortos Vivos, também dirigido por Romero, lançado 1968, um dos maiores clássicos do cinema de horror.

Pet Sematary

Ramones, baseado em Cemitério Maldito // Mary Lambert, diretora do filme Cemitério Maldito, lançado em 1989, baseado no livro de mesmo nome de Stephen King, conhecia o pessoal dos Ramones. King, que gostava muito da banda, adoraria que eles gravassem uma música para o filme. Assim sendo, temos hoje essa baita música. No clipe ainda podemos ver alguns cameos, como da Debbie Harry, da banda Blondie. A direção do clipe ficou por conta de Bill Fishman.

What If

Creed, baseado em Pânico 3 // A franquia Pânico ainda hoje é lembrada com carinho pelos fãs de terror. Dirigida por Wes Craven, um dos grandes mestres da direção de terror dos anos 1980 e 1990, os filmes fizeram um sucesso interessante. Pânico 3 foi lançado em 2000, momento em que a banda Creed estava em alta, e não surpreende que a banda tenha feito um clipe baseado no filme. Surpreende menos ainda que a música fez parte da trilha sonora do filme.  O clipe ainda nos traz o próprio David Arquette em seu papel de Dewey, e foi dirigido por Dave Meyers.

Honey, This Mirror Isn’t Big Enough For The Two of Us

My Chemical Romance, baseado em Audição // Audição é um daqueles títulos que sempre estão nas listas de “melhores filmes de terror de todos os tempos”. Dirigido por Takashi Miike, um dos grandes diretores orientais de cinema de horror, com um olhar impressionante para o grotesco e para o gore, Audição é um filme pesado, adaptado do livro de mesmo nome de Ryu Murakami. E My Chemical Romance fizeram um clipe baseado no filme, ainda antes de fazerem sucesso com “I’m Not Okay” e “Helena”. O clipe foi dirigido por Grey Sky Films.

Hellraiser

Motorhead, baseado em Hellraiser // Hellraiser é outra daquelas franquias com um bom número de sequências, referências e produtos derivados. O primeiro filme, lançado em 1987, baseado na série de livros de Clive Barker, acabou se tornando um clássico para os fãs de terror. No clipe da música de mesmo nome da banda Motorhead, Pinhead, ele mesmo, está atormentando outras vidas por aí. Clipe dirigido por Anthony Hickox.

He’s Back (The Man Behind The Mask)

Alice Cooper, baseado em Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive // A franquia sobre as vinganças e as buscas assassinas de Jason é uma das mais queridas dos fãs de terror. Difícil, inclusive, não ter alguns muitos jovens com máscaras amareladas de hockey durante o Halloween, ou comemorando as sextas-feiras 13 por aí. Alice Cooper fez uma música então sobre Jason, e o clipe combina imagens do quarto filme e da performance de Cooper, dirigido por Joseph Zito.

Fright Night

J. Geils Band, baseado em A Hora do Espanto // Lançado em 1985, A Hora do Espanto é um filme de comédia de horror que conta a história de um jovem que percebe ter algo muito errado com seu vizinho, que é um vampiro. Houve uma tentativa de remake, mas não fez muito sucesso. O clipe e a música são bem divertidos, mantendo principalmente o clima de comédia que o filme tem.

I’m Awake Now

Goo Goo Dolls, baseado em A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final, a Morte de Freddy // Hoje pode parecer uma escolha estranha colocar Goo Goo Dolls em uma trilha sonora de um filme do Freddy, mas é uma música divertida que funcionou, de alguma forma. A Hora do Pesadelo 6, lançado em 1991, o sexto filme da franquia, dirigido por Rachel Talalay, recebeu essa música e esse clipe baseados nele.

Mouth

Bush, baseado em Um Lobisomem Americano em Paris //  Sequência de um dos mais cultuados filmes de lobisomem, Um Lobisomem Americano em Paris não é tão querido quanto seu antecessor, mas rendeu esse clipe com a banda Bush, que fez parte da trilha sonora do filme e que tem a presença da atriz Julie Delpy. O clipe foi dirigido por: John Hillcoat.

How do I Deal

Jennifer Love Hewitt, baseado em Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado // A atriz, que foi protagonista dos dois primeiros filmes da franquia, gravou “How do I Deal”, que fez parte da trilha sonora do segundo filme, contendo algumas cenas no vídeoclipe dirigido por Joseph Kahn.

Everything Went Black

The Black Dahlia Murder, baseado em Creepshow // Stephen King e George A. Romero são dois mestres quando falamos sobre terror. E, claro, a união de dois mestres só poderia render um baita trabalho, como Creepshow. O filme foi dirigido por Romero e escrito por filme, rendeu sequências, quadrinhos e uma série recente. E rendeu também este videoclipe, da banda The Black Dahlia Murder, que foi dirigido por Dave Brodsky.

Spit It Out

Slipknot, baseado em O Iluminado // Mesmo com as opiniões contrárias de Stephen King, O Iluminado acabou se tornando um grande filme de terror. Baseado no livro de mesmo nome, o filme teve direção de Stanley Kubrick, e King não é dos maiores fãs da adaptação. Mas tudo bem. A banda Slipknot fez um clipe baseado na obra dirigido por Thomas Mignone.

Her Portrait in Black

Atreyu, baseado em Anjos da Noite: A Evolução // Anjos da Noite foi uma franquia de certo sucesso. No início dos anos 2000 apresentou vampiros bastante sombrios, baseados no universo do jogo de RPG Vampiro A Máscara e Lobisomem. A música “Her Portrait in Black”, da banda Atreyu, fez parte da trilha sonora e  clipe dirigido por Rob Schroeder possui algumas cenas do segundo filme filme, dirigido por Len Wiseman, lançado em 2006.

Square Hammer

Ghost, baseado em Nosferatu // Nosferatu é uma das maiores obras de vampiros de todos os tempos. O primeiro filme de Nosferatu, de 1922, foi dirigido por F.W. Murnau, e ainda hoje é um enorme sucesso. A banda sueca Ghost, que também tem um certo apreço pelo flerte com o gênero do terror, nos apresenta o clipe de “Square Hammer”, com fortes referências a história de Conde Orlok. O clipe foi dirigido por Zev Deans.

Everlong

Foo Fighters, baseado em Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio // Lançado em 1981, dirigido por Sam Raimi, Uma Noite Alucinante pode não ter sido um sucesso logo de cara, mas conquistou uma horda de fãs ao longo desses quase 40 anos desde seu lançamento, e rendeu vários produtos derivados, inclusive uma série acompanhando nosso protagonista preferido, Ash, vivido por Bruce Campbell.

*

Gostou da seleção de videoclipes? Confira as outras listas de indicações que temos no blog. Comente com a Macabra no Twitter e no Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.