Quando falamos em cinema de horror nacional, existe um nome que brilha como um neon ensanguentado — e o faz muito merecidamente. Mas mesmo com a importância e reconhecimento mundial das contribuições de José Mojica Marins ao gênero, o caminho aberto e regado a sangue por ele no Brasil continua alimentando muitos produtores incríveis que surpreenderam o mercado de gênero com trabalhos corajosos e pungentes.
A Macabra.tv é muito mais que um portal de cinema de gênero. Cultivamos o horror em todas as suas formas, promovemos filmes e seus criadores, apresentando com curadoria e critério os novos nomes do cinema de terror nacional e internacional. A lista que você encontra abaixo contempla o terror em várias camadas e faz parte do nosso objetivo de divulgar o trabalho de produtores brasileiros. Você pode continuar acompanhando nosso site porque vem muito mais por aí.
Viva o horror e as grandes ideias macabras.
A SOMBRA DO PAI [2019]
Dirigido por Gabriela Amaral Almeida — Conheça o filme // Dalva (Nina Medeiros), uma menina de 9 anos, se torna responsável por sua casa quando seu pai, o pedreiro Jorge (Julio Machado), fica doente. Órfã de mãe, ela precisa deixar de lado a infância para cuidar do pai que, por sua vez, tem que lidar com a frustração de perder aspectos de sua paternidade. A trama se desenvolve a partir daí, com elementos de horror, suspense e fantasia. Gabriela Almeida coloca referências ao clássico A Noite dos Mortos Vivos, de George Romero, e homenageia Zé do Caixão em sua obra.
MORMAÇO [2019]
Dirigido por Marina Meliande — Conheça o filme // Ana (Mariana Provenzzano) é defensora pública e trabalha contra a remoção de uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro que a prefeitura planeja transformar em instalações esportivas das Olimpíadas de 2016. Cada vez mais cansada da luta, ela percebe o surgimento de marcas misteriosas em seu corpo. O filme, selecionado para o Festival de Roterdã 2018, combina crônica geopolítica e terror e traz elementos de body horror. A diretora cita A Mosca como influência, “só que não tão nojento. O corpo tem uma ligação com a cidade, que está doente”.
O NÓ DO DIABO [2018]
Dirigido por Ramon Porto Mota — Conheça o filme // O filme antológico, com produção da Vermelho Profundo, traz cinco contos, cada qual ambientado em uma época diferente ao longo de duzentos anos, mostrando como a herança cultural do período colonial ainda é devastadora e perigosa em nossa sociedade. Nas cinco histórias, acompanhamos homens e mulheres sofrendo seus piores pesadelos nas mãos de um único Senhor do Engenho, enquanto somos acometidos em uma viagem pelas lavouras, senzalas e quilombos. Um longa devastador, histórico e com entremeios sobrenaturais, que revela o horror por trás do racismo.
O ANIMAL CORDIAL [2018]
Dirigido por Gabriela Amaral Almeida — Conheça o filme // Suspense e horror em uma narrativa única. Ao longo do filme, acompanhamos uma noite em um restaurante que logo se torna palco do inferno quando bandidos o invadem, fazendo clientes e trabalhadores de reféns. Utilizando elementos de home invasion, o longa mostra que em momentos de urgência, qualquer humano abraça seu lado bestial. O destaque vai para as impressionantes atuações de Murilo Benício, Luciana Paes e Irandhir Santos. Bom filme para quem adora gore e sangue pingando da tela.
O SEGREDO DE DAVI [2018]
Dirigido por Diego Freitas — Conheça o filme // Davi (Nicolas Prattes) é um tímido estudante de cinema que esconde um passado sombrio. Ao visitar sua vizinha Maria, um instinto adormecido vem à tona e Davi comete o seu primeiro assassinato. Na manhã seguinte, para surpresa de Davi, Maria reaparece em seu apartamento e passa a influenciar o garoto a seguir numa jornada de crimes que revelarão sua verdadeira natureza: a de um serial killer. O diretor diz que o filme tem muito da sua história de vida nos aspectos que envolvem a relação com a família e a mudança de uma cidade pequena para uma grande metrópole. “Tudo isso maximizado na história de um garoto que se descobre um vilão, alguém fora da curva na sociedade”, complementa. O filme é extremamente caprichado nos aspectos artísticos e visuais, equiparando-se à grandes produções nacionais e internacionais de gênero.
A MATA NEGRA [2018]
Dirigido por Rodrigo Aragão — Conheça o filme // Após anos produzindo filmes mais independentes e quase caseiros, o cineasta Rodrigo Aragão conseguiu lançar sua produção mais profissional: A Mata Negra, um longa sobre uma menina que acaba com um livro demoníaco nas mãos. Em vez de se prender a um único arco de história, o longa deriva de uma série de acontecimentos soturnos que a jovem Clara precisa enfrentar, sempre com a Morte à sua espreita. É o bom e velho trash em sua mais pura forma.
MORTO NÃO FALA [2018]
Dirigido por Dennison Ramalho — Conheça o filme // Exibido em diversos festivais de cinema fantástico ao redor do mundo, como o Fantasia International Film Festival 2018 e o Austin Fantastic Fest, este horror nacional lida com a questão das consequências de nossos atos, que podem ir além do plano em que vivemos. No filme, baseado em um conto do jornalista Marco Castro, Stênio (Daniel de Oliveira) é um assistente de legista que se mantém ocupado com as constantes vítimas que chegam ao necrotério (algo bastante trivial nas metrópoles brasileiras). Numa noite, um novo corpo (morto, bem morto) chega ao local e, após alguns instantes, ele e Stênio trocam algumas palavras. O roteirista e diretor Dennison Ramalho já é figurinha carimbada na cena do horror brasileiro, mas seu único trabalho em longas até então havia sido como co-roteirista do filme Encarnação do Demônio, filme que marcou o retorno de Zé do Caixão ao cinema em 2008. Morto Não Fala é um tremendo cartão de visitas de Ramalho, então nosso conselho é que você confira o quando antes. Recentemente entrou para o serviço de streaming de horror Shudder, ainda sem previsão de estreia no Brasil.
AS BOAS MANEIRAS [2017]
Dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra — Conheça o filme // A solitária enfermeira vinda da periferia, Clara (Isabel Zuaa), é contratada pela misteriosa e abastada Ana (Marjorie Estiano), para ser a futura babá do filho que ela espera. Logo percebemos que alguma coisa está errada com o bebê e com a mãe, e é melhor pararmos por aqui. O filme mistura a pegada social dos clássicos de George Romero e John Carpenter, com elementos sobrenaturais de O Bebê de Rosemary, e aborda sexualidade, relações de classe e criaturas estranhas.
O RASTRO [2017]
Dirigido por J.C. Feyer — Conheça o filme // João é um médico escolhido para coordenar a remoção de pacientes de um antigo hospital prestes a ser desativado. Na noite da transferência, uma menina de dez anos desaparece sem deixar vestígios. Quanto mais João se aproxima da verdade, mais ele mergulha em um universo obscuro, que nunca deveria ser revelado. Com uma trama que mescla fantasmagoria com críticas sociais, qualidade técnica e ótimas atuações, O Rastro entra para o hall dos grandes filmes brasileiros para se orgulhar. Além da tensão crescente, o filme usa muito bem as cores frias e intensas e diferentes ângulos e cortes para transitar entre o real e o imaginário, o horror e a beleza.
SINFONIA DA NECRÓPOLE [2016]
Dirigido por Juliana Rojas — Conheça o filme // O filme de Juliana Rojas mistura horror, comédia e musical para divertir o espectador em um ambiente que nunca tem muita animação: um cemitério. Deodato (Eduardo Gomes) é um aprendiz de coveiro não muito animado com a profissão. Sua rotina melhora quando Jaqueline (Luciana Paes) surge no cemitério. Funcionária do serviço funerário, ela inicia um levantamento sobre túmulos abandonados com a ajuda do rapaz. A paixão o impede de pedir demissão, mas estranhos eventos continuam a abalar seu estado psicológico.
MATE-ME POR FAVOR [2016]
Dirigido por Anita Rocha da Silveira — Conheça o filme // Na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma onda de assassinatos sombrios assola a região. O que começa como uma curiosidade mórbida para os jovens locais, lentamente começa a modificar suas vidas. Dentre eles está Bia, de 15 anos, que, após um encontro com a morte, fará de tudo para certificar-se que está viva. O primeiro longa de Anita Rocha da Silveira mostra a banalidade do cotidiano escolar juvenil com situações bizarras e inspiradas no cinema de horror. Sangue, erotismo, violência e elementos sobrenaturais rendem momentos surreais ao espectador.
AS FÁBULAS NEGRAS [2015]
Dirigido por Rodrigo Aragão — Conheça o filme // O folclore brasileiro é recheado de lendas impressionantes e, ao mesmo tempo, assustadoras. As Fábulas Negras transforma cinco lendas brasileiras do folclore em histórias de horror. Zé do Caixão dirige o curta sobre o Saci, Rodrigo Aragão fala sobre Iara e também dirige outro segmento com uma criatura estranha própria, Petter Baiestorf relembra os lobisomens, Joel Caetano arrepia cada fio de cabelo do espectador com a Loira do Banheiro.
A CASA DE CECÍLIA [2015]
Dirigido por Clarissa Appelt — Conheça o filme // Cecília está sozinha em casa. Ela tem 14 anos e passa o dia inteiro ouvindo música, lendo, ingerindo comida congelada e álcool, mergulhando na piscina e escrevendo versos de T. S. Eliot na parede do quarto. Sua rotina só é perturbada pela ocasional visita de Adélia e Tiago (cozinheira e jardineiro) e pelo medo que parece sentir de um dos cômodos da casa – o que abriga as escadas que levam ao sótão. A única coisa capaz de transformar o cotidiano de Cecília é a chegada de Lorena que, misteriosamente, aparece em sua casa. Com maestria e muita delicadeza, a diretora discute vida e morte e traz para o público uma história singela e única, com toques de horror e beleza.
JOGO DO COPO [2014]
Dirigido por Amanda Maya — Conheça o filme // Ao organizar uma festa de Halloween, um grupo de amigos encontra um tabuleiro Ouija antigo, e resolvem brincar do Jogo do Copo para esquentar as comemorações do dia das bruxas. Se fosse legal, poderiam cobrar um pouco mais no ingresso da festa. Mas o jogo simples se torna um dos piores pesadelos do grupo quando eles despertam um tenebroso e antigo demônio, preso no tabuleiro há muito tempo. Agora, os amigos tentarão controlar essa e outras forças malignas que responderam ao ritual Ouija.
O LOBO ATRÁS DA PORTA [2013]
Dirigido por Fernando Coimbra — Conheça o filme // Um dos longas nacionais mais sufocantes dos últimos anos, O Lobo Atrás da Porta não tem fantasmas, demônios ou criaturas estranhas, mas acaba abordando algo ainda mais assustador: a frieza do ser humano diante de situações macabras e revoltantes. O filme é baseado no caso da Fera da Penha (um acontecimento real da década de 1960), e fala sobre Rosa, mulher investigada pelo desaparecimento de uma criança. Os contornos assustadores e diabólicos da trama se revelam pouco a pouco, até seu desfecho surpreendente.
NERVO CRANIANO ZERO [2012]
Dirigido por Paulo Biscaia Filho — Conheça o filme // Bruna (Guenia Lemos) é uma escritora de sucesso, mas cria um plano cruel para não perder a criatividade e, assim, manter-se sempre na lista de mais vendidos. Ela descobre a existência de um chip que altera a inspiração das pessoas quando implantado no cérebro, e procura seu criador, o dr. Bartholomeu Bava (Leandro Daniel) que, atualmente, está sem licença médica após um acidente nas pesquisas para criação do tal chip. O problema é que Bruna não pretende fazer a experiência, mas realizá-la em outra cobaia humana, a jovem Cristi (Uyara Torrente).
TRABALHAR CANSA [2011]
Dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra — Conheça o filme // Helena (Helena Albergaria) é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Seu marido, Otávio (Marat Descartes), estava indo bem no trabalho, mas perde o emprego. A partir de então, estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica. O filme explora o tema com toques sobrenaturais e supersticiosos: cachorros latindo à toa, manchas que não saem por nada, cheiros estranhos, vultos e assuntos proibidos vão entrando aos poucos na vida dos dois. Um filme curioso e diferente, fruto das mentes criativas de Juliana Rojas e Marco Dutra, estreando na direção de longas com esta obra.
DURVAL DISCOS [2002]
Dirigido por Anna Muylaert — Conheça o filme // Durval mora com sua mãe no local onde também funciona uma loja de discos, a Durval Discos. Eles contratam uma empregada doméstica que aceita trabalhar por apenas R$100. Contudo, alguns dias depois ela desaparece, deixando para trás uma menina e um bilhete, pedindo para que eles cuidem da garota por dois dias. Durval e sua mãe acolhem a menina, mas acabam tendo uma grande surpresa. O filme trabalha mais os aspectos de comédia e drama, mas incorpora elementos de horror e até suspense noir. A diretora investiga como uma família comum passa progressivamente à loucura, e rende cenas bizarras dignas de nota.
ZOMBIO – ELES COMEM SUA CARNE [1999]
Dirigido por Petter Baiestorf — Conheça o filme // Uma das figuras que continuam alimentando o cinema B com seus trabalhos é Petter Baiestorf. O diretor, nascido em Santa Catarina, filmou Zombio, reconhecido como o primeiro filme de zumbis brasileiro. A história traz um casal, Euclides (Coffin Souza) e sua namorada (Denise V), que decidem passar um fim de semana numa “ilha deserta” (um rio cujas margens dão certa impressão de oásis). A partir daí, a coisa desanda. Um ponto a se acrescentar é como Baiestorf cria uma própria característica para a mordida de seus zumbis: quando Euclides é mordido, o rapaz comenta com a namorada que está “alucinando”, comparando a mordida com o uso de drogas. A mordida acaba funcionando exatamente assim, viciando tanto Euclides que ele se deixar morder outra vez, apenas para continuar viajando. Bizarrinho na medida certa.
À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA [1964]
Dirigido por Zé do Caixão — Conheça o filme // Não poderíamos fechar a lista sem Zé do Caixão. Trajando roupas pretas e cartola, esse homem debocha de símbolos sagrados e dias santos (sim, ele come carne na quaresma em frente a uma procissão, e isso é demais!), desafiando constantemente os poderes do desconhecido. No início do filme, uma feiticeira aconselha os covardes a deixarem a sala, antes mesmo de o filme começar. Que fiquem apenas os fortes e aguentem as consequências… Esse diálogo incomum estabelece de imediato um pacto entre realizador e plateia. Há no aviso, também, uma subjacente e estranha promessa de recompensa aos que permanecerem. Recompensa que é recebia a cada provocação, profanação ou mesmo chicotadas de nosso amado e odioso protagonista. Não é por acaso que nosso Coffin Joe é referenciado por nomes como Tim Burton e Rob Zombie.
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