Pálida, com cabelos pretos como a noite, uma enorme dificuldade em sorrir e um gosto único pelo macabro e sinistro, Vandinha Addams se tornou uma figura icônica entre os corações mais peludos — quem cresceu nos anos 1990 e se deparou com aquela imagem da garotinha fazendo planos mirabolantes na Sessão da Tarde e se sentiu acolhido? Estamos no mesmo barco.
LEIA+: CONHEÇA OS ADDAMS, A FAMÍLIA MACABRA QUE TANTO AMAMOS
Mas a Vandinha que conhecemos passou por uma série de transformações desde o momento em que surgiu nos cartuns de Chas Addams, dos anos 1940. Um pouco dessas mudanças são exploradas no livro A Família Addams: Álbum de Família, organizado por H. Kevin Miserocchi, presidente e fundador da organização Tee and Charles Addams Foundation, que reuniu a evolução desses personagens tão queridos.
Para os leitores mais aficionados por Vandinha Addams, selecionamos algumas curiosidades dessa personagem, que é um dos membros mais amados dessa excêntrica família.
Por que Quarta-Feira?
No original, Vandinha se chama Wednesday Addams, que é quarta-feira em inglês. Muitos já devem ter se perguntado: mas por que Quarta-Feira?
No livro publicado pela Macabra, o tradutor Erico Assis comenta que havia uma cantiga de ninar em inglês que atribuía uma personalidade às crianças nascidas em determinados dias da semana. “A criança da segunda-feira terá rosto belo / A criança da terça-feira virá cheia de graça / A da quarta-feira será filha da desgraça / Tal como a da quinta-feira, não terá paralelo…”
Vandinha, ou Wednesday, desde sua criação, era uma criança macabra. A própria filha da desgraça.
LEIA+: 10 CURIOSIDADES SOBRE CHARLES ADDAMS
O nascimento de Vandinha
Assim como seus outros familiares, Vandinha surgiu primeiro em um dos cartuns de Chas Addams. No início, nenhum desses personagens possuíam vínculos sanguíneos, então aconteceu de vários deles aparecerem sozinhos pela primeira vez nas páginas das revistas. A primeira aparição de Vandinha foi em 29 de junho de 1940, na New Yorker. No cartum, um casal de classe média vê uma garotinha maltrapilha pulando corda, à noite, na rua. A legenda, sempre espirituosa de Chas, trazia uma contagem maluca: “Vinte e três mil e um, vinte e três mil e dois, vinte e três mil e três…”.
Até então, Chas Addams não havia usado nenhuma criança como protagonista de suas tirinhas. Vandinha foi a primeira, e abriu espaço para muitas outras que vieram depois dela.
Finalmente uma família!
Mas e então, quando os Addams começaram a se tornar uma família? Somente em 1944, na New Yorker de 26 de agosto, Morticia se reuniu com Vandinha e Feioso como mãe e filhos. E o mais surpreendente: Vandinha estava fazendo birra para sua mãe, pois Feioso havia dito que iria envenená-la, ao que Morticia responde algo como “diga a ele que você irá envenená-lo também”.
A verdade é que a Vandinha dos quadrinhos de Chas, apesar da aparência macabra, era um pouco diferente da Vandinha que a maioria de nós conhece. A sua versão da TV, de 1964, era mais próxima dos cartuns, enquanto a versão dos filmes de 1991 e 1993, era muito mais aterrorizante. O que mais difere das duas versões são suas explosões de humor. Nos cartuns, como o próprio Chas Addams a descrevia, Vandinha era uma garota “dada a birras”.
LEIA+: COMO A FAMÍLIA ADDAMS INVERTE OS VALORES DA FAMÍLIA IDEAL
Várias Vandinhas
Apesar de sempre nos lembramos de Christina Ricci como Vandinha Addams nos clássicos filmes de 1991 e 1993, outras atrizes já interpretaram a personagem. Lisa Loring, a primeira Vandinha em live action, viveu a personagem entre os anos de 1964 e 1966, na icônica série de televisão que deu vida aos Addams; ela retornou ao papel em 1977, para o filme para TV Halloween with the New Addams Family. No especial para TV The Addams Family Fun House, de 1973, quem interpretou Vandinha foi Noelle Von Sonn, em seu primeiro e um dos dois únicos papéis que fez. No filme para TV de 1998, O Retorno da Família Addams, Nicole Fugere interpretou a personagem, e repetiu seu papel na série The New Addams Family, que ficou no ar em 1998 e 1999.
Já nas animações, três atrizes deram voz à personagem. Na série de 1973, quem dublou a personagem em inglês foi Cindy Henderson, e em português Aliomar de Matos. Na série de 1992, a dubladora de Vandinha foi Debi Derryberry em inglês, e em português Gilza Mello. No filme animado de 2019, e de sua sequência de 2021, quem dá voz à ela é Chloë Grace Moretz em inglês, e Bruna Laynes em português.
E mais uma está a caminho
E agora é a vez de Tim Burton colocar suas mãos na família mais macabra do mundo e nos mostrar qual sua visão. A nova série dos Addams, entretanto, será um pouco diferente das outras produções, a começar pelo nome, Wednesday, e será focada na personagem e em seus anos no colégio Nevermore, onde utiliza suas habilidades psíquicas para descobrir alguns mistérios. A Vandinha da nova série será um pouco mais velha que as Vandinhas anteriores — com exceção da Vandinha de Halloween with the New Addams Family, que também era mais velha —, e quem viverá a personagem será Jenna Ortega.
Os outros atores confirmados são Catherine Zeta-Jones como Morticia, Luiz Gusmán como Gomez, Isaac Ordonez como Feioso, George Burcea como Tropeço, e alguns personagens que não conhecemos ainda também foram escalados, como Gwendoline Christie como Larissa Weems e Thora Birch como Tamara Novak. Ainda não sabemos quando a série será lançada, mas estamos ansiosos para conferir a nova personificação de Vandinha Addams.
*
A Família Addams: Álbum de Família está disponível em pré-venda na Loja Oficial da DarkSide Books com brinde exclusivo. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.