10 Curiosidades sobre Charles Addams

Charles Addams ficou reconhecido por seu senso de humor macabro. Conheça alguns dos bizarros acontecimentos na vida do criador de A Família Addams.

“O humor dele era um pouco diferente das outras pessoas”, descreveria modestamente um colega de faculdade de Charles Addams. Embora verdadeira, a afirmação parece insuficiente diante do legado e das bizarrices que acompanharam o criador da Família Addams ao longo da vida.

LEIA+: MACABRA E DARKSIDE LANÇAM A FAMÍLIA ADDAMS: ÁLBUM DE FAMÍLIA

Boa parte da herança criativa do cartunista pode ser conferida no livro A Família Addams: Álbum de Família, publicado pela Macabra e pela DarkSide® Books. Seus personagens foram além dos desenhos feitos por ele na New Yorker e ganharam a TV, os cinemas e os corações dos fãs ao longo de gerações.

A vida de Charles Addams tem algumas passagens que parecem ter sido retiradas das histórias de Gomez, Morticia, Vandinha e Feioso – e provavelmente ajudaram muito a inspirar o artista. Separamos algumas delas:

1. Ele tinha parentes famosos

Charles Samuel Addams era filho de um executivo de uma empresa de pianos de New Jersey, mas tinha alguns parentes distantes famosos, incluindo dois presidentes norte-americanos: John Adams e John Quincy Adams (apesar da grafia diferente do sobrenome). Ele ainda era primo da ativista Jane Addams e do produtor vencedor de um Emmy, John Addams Harper.

2. Arrombou uma casa na Elm Street

Não era apenas Freddy Krueger que tocava o terror na Elm Street, Charles Addams foi pego pela polícia tentando arrombar uma casa em uma rua que leva o mesmo nome da vizinhança de A Hora do Pesadelo. Além desta, ele também foi flagrado tentando entrar em outra propriedade. Acredita-se que as duas tenham servido de inspiração para criar a mansão dos Addams.

3. Trabalhou na revista True Detective

Muito antes de surgir a série da HBO, True Detective era uma publicação de true crime. A revista rodou de 1924 a 1995 e em 1933 Charles Addams integrou o seu departamento de diagramação. O trabalho dele era retocar as fotos dos crimes para remover o sangue das imagens antes que elas fossem utilizadas na revista. Mas Addams não achava o trabalho tão legal assim e afirmou: “Muitos destes cadáveres eram mais interessantes do jeito que estavam.”

4. Fez filmes para soldados na Segunda Guerra

Longe dos campos de batalha, Charles Addams chegou a atuar na Segunda Guerra Mundial. Em um estúdio localizado em Nova York, ele trabalhava com as animações de treinamento do exército dos Estados Unidos.

LEIA+: CONHEÇA OS ADDAMS, A FAMÍLIA MACABRA QUE TANTO AMAMOS

5. Teve três casamentos

Tee e Charles Addams

Em 1942, Addams se casou pela primeira vez com Barbara Jean Day – que lembrava sua personagem Morticia. Sua segunda esposa se chamava Barbara Barb (sim, temos um padrão nos nomes) e o casamento aconteceu em 1954. Mais tarde, ele se casou com sua terceira esposa, que o acompanharia até o fim da vida: Marilyn Matthews Miller, conhecida como Tee.

6. Não gostava de crianças pequenas

Apesar de ter criado sua família fictícia com dois filhos, Charles Addams não era muito fã de crianças, pelo menos não das pequenas. Este foi o motivo do fim de seu primeiro casamento, que durou oito anos. Barbara queria adotar uma criança, mas ele não. Eles se separaram e ela acabou casando mais tarde com um colega dele da New Yorker: o jornalista e escritor John Hersey.

7. Recebeu um suspeito seguro de vida

Em seu segundo casamento, com Barbara Barb, Charles recebeu uma apólice um tanto suspeita. A esposa era advogada e estava fortemente envolvida nos negócios da Família Addams, inclusive orientando o marido a ceder-lhe alguns direitos legais

Mas a coisa ficou realmente estranha quando ela fez Charles Addams adquirir um seguro de vida no valor de 100 mil dólares. Desconfiado, ele consultou um outro advogado que, com muito bom humor (ou rindo de nervoso), lhe disse que a última vez que ele viu algo do tipo foi no filme Pacto de Sangue, no qual a personagem de Barbara Stanwick planeja assassinar o marido

8. Casou-se em um cemitério de animais

O casamento com Tee ocorreu no melhor estilo dos Addams: em um cemitério de animais, conforme diz o obituário do artista publicado no New York Times. A escolha do local inusitado ocorreu para refletir o senso de humor macabro do casal.

Mas os cenários macabros não acabaram por ali: em 1985 o casal se mudou para uma propriedade apelidada carinhosamente por eles de “O Pântano”.

9. Acompanhou muitas mulheres famosas

Conhecido por sua figura sociável e jovial, Charles Addams era descrito como um homem bem-vestido, com cabelos alinhados e um jeito cortês, o que na época era a santíssima trindade da figura do crush dos sonhos. Conhecido por ser um “ladykiller” – de bom partido, não de assassino (é bom explicar) –, o artista chegou a acompanhar personalidades como Greta Garbo, Joan Fontaine e Jacqueline Kennedy em eventos sociais.

10. Nunca foi funcionário da New Yorker

Foram os cartuns na New Yorker que tornaram a Família Addams conhecida, abrindo as portas para o seu sucesso mundial. O primeiro desenho de Charles na revista saiu em 1932 e a partir de 1937 ele passou a desenhar regularmente para a publicação, até o fim de sua vida em 1988. Nestes mais de cinquenta anos ele nunca foi oficialmente um funcionário do periódico e trabalhou como freelancer.

LEIA+: COMO A FAMÍLIA ADDAMS INVERTE OS VALORES DA FAMÍLIA IDEAL

*

A Família Addams: Álbum de Família está disponível em pré-venda na Loja Oficial da DarkSide Books com brinde exclusivo. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.