Shyamalan, desde que estourou com o sucesso de O Sexto Sentido, passou a ser conhecido pela qualidade de suas histórias e as grandes reviravoltas que elas trazem consigo. Nascido Manoj Nelliyattu Shyamalan, foi quando frequentou Tisch School of the Arts, em Manhattan, que alterou o Nelliyattu para Night, e passou a assinar assim suas produções. Antes de O Sexto Sentido, Shyamalan havia lançado outros dois filmes: Praying with Anger (1992) e Olhos Abertos (1998), e foi a partir deste último que passou a aparecer com frequência em suas próprias obras.
Shyamalan também é produtor. Hoje, além de seus filmes, também produz outras obras. Os Observadores, de sua filha, Ishana Shyamalan, será lançado sob sua produção dia 06 de junho no Brasil. Também foi produtor das séries Servant (2019–2023) e Wayward Pines (2015–2016). Já seu próximo filme, Armadilha, tem estreia prevista nos cinemas brasileiros em 7 de agosto.
Se você ainda não se aventurou pelos caminhos estranhos e surpreendentes da filmografia de Shyamalan, ou se quer relembrar alguns de seus melhores filmes, a Macabra listou cinco longas do cineasta para uma bela maratona.
O Sexto Sentido
The Sixth Sense, 1999 // Um dos grandes clássicos modernos do cinema, O Sexto Sentido quase se tornou sinônimo de plot twist — e é citado com frequência quando o termo surge e é necessário explicar seu significado. Na história, Malcolm Crowe é um psicólogo infantil que começa a cuidar de um garotinho que afirma ver gente morta. Cético, com a certeza que Cole (Haley Joel Osment) está reprimindo algo e que pode cavar até encontrar uma forma de lidar com seu paciente, é uma surpresa para Crowe quando ele começa a presenciar acontecimentos estranhos. Bom, digamos que muitas das crenças de Crowe serão postas em cheque ao longo de sua vivência com Cole.
Sinais
Signs, 2002 // Graham Hess (Mel Gibson), antigo pastor da região, perdeu sua fé em Deus após a morte de sua esposa. Viúvo, vive com seus dois filhos e seu irmão Merrill (Joaquin Phoenix), um antigo jogador de beisebol, na fazenda da família. Quando alguns estranhos círculos começam a aparecer na plantação, de início Graham pensa ser alguma brincadeira de jovens arruaceiros, mas as coisas logo fogem do controle quando os mesmos círculos aparecem em vários lugares ao redor do mundo. Outro filme que, mesmo que você ainda não tenha assistido, com certeza já ouviu falar (principalmente porque uma determinada cena do filme citando o Brasil sempre viraliza, e porque Todo Mundo em Pânico o utilizou como base para o terceiro filme da franquia), Sinais é mais um dos grandes filmes de Shyamalan. Mesmo que você saiba todo o enredo do longa, ele ainda vai te impressionar.
A Vila
The Village, 2004 // Vivendo sob regras rígidas, os habitantes de uma pequena vila no interior da Pensilvânia são educados desde cedo que não devem sair dos limites estabelecidos pelos mais anciãos: há monstros na floresta, e eles irão atacar qualquer um que se aventurar fora dali. Mas, após um acidente em que Lucius (Joaquin Phoenix) corre sério risco de vida, Ivy (Bryce Dallas Howard), sua noiva, decide sair da vila para buscar algum remédio capaz de ajudá-lo. Ao fazer isso, porém, um grande segredo da vila pode ser exposto. Algumas pessoas se esquecem desse filme quando comentam sobre o Shyamalan, mas ele tem todos os melhores recursos que o cineasta costuma utilizar em suas histórias — e, novamente, quando você o assiste sem saber muita coisa, vai acabar surpreendido.
LEIA+: OS 10 MELHORES USOS DE CORES EM FILMES DE TERROR
A Visita
The Visit, 2015 // Dois irmãos, Becca (Olivia DeJonge) e Tyler (Ed Oxenbould), vão passar alguns dias na casa de seus avós que mal conhecem — sua mãe, filha dos dois, acabou se distanciando da família há alguns anos. Becca decide gravar um documentário sobre a experiência, na expectativa de que seus avós e sua mãe possam se reconectar. Após alguns comportamentos bem estranhos da parte de seus avós, as crianças começam a pensar que talvez eles queiram assassiná-las. Porém, as coisas, na verdade, são muito piores do que parecem. Depois de O Último Mestre do Ar (2010) e Depois da Terra (2013), que foram dois fracassos comerciais, A Visita foi como um ressurgimento da carreira de Shyamalan, que, desde então, tem sido prolífico e bem-sucedido em seus lançamentos — inclusive terminando sua famosa trilogia.
A trilogia Eastrail 177
Corpo Fechado, 2000; Fragmentado, 2016; Vidro, 2019 // David Dunn (Bruce Willis) é, à primeira vista, um homem bastante normal — exceto pelo fato de que ele é absurdamente forte. Quando um acidente de trem acontece matando todos os passageiros, ele é o único sobrevivente. Após o trágico acidente, ele conhece um homem chamado Elijah Price (Samuel L. Jackson), que, ao contrário de Dunn, tem os ossos facilmente quebráveis. O destinos dos dois acaba se entrelaçando (após uma ajudinha de Price, é verdade), com o de Kevin (James McAvoy), um homem que tem 23 personalidades. Os três acabam fazendo parte de um estudo de sobre-humanos. Mas, a qualquer momento, algum deles pode sair do controle. O que poderá acontecer quando três personalidades tão diferentes e superpoderosas acabarem colidindo?
A trilogia Eastrail 177 — o nome do trem descarrilado que deu início à história da trilogia — é realmente impressionante. Utilizando o universo dos super-heróis (o personagem de Price é um exímio colecionador, e cita elementos de histórias em quadrinho constantemente), Shyamalan entregou uma trilogia de terror psicológico e momentos incríveis que demorou vinte anos para se concretizar. Apesar de Corpo Fechado, lançado nos anos 2000, não ter sido o sucesso em bilheteria que se esperava, e o projeto ter ficado em pausa até 2016, Fragmentado foi uma grata surpresa, fazendo mais de 278 milhões de dólares, enquanto seu orçamento foi de 9 milhões. A trilogia se encerra com Vidro, onde os três personagens principais — David, Elijah e Kevin — acabam se encontrando e encerrando a história.
*
Família no cinema
LEIA+: DIRETORAS QUE ESTÃO TRANSFORMANDO PESADELOS EM FILMES
Apesar de ainda não ter feito sua estreia no cinema, Ishana N. Shyamalan já realizou alguns trabalhos dignos de nota atrás das câmeras, dirigindo seis episódios entre a segunda, terceira e quarta temporadas da série Servant. Além disso, foi responsável pela direção de alguns videoclipes musicais de sua irmã, a cantora de R&B Saleka, e foi a segunda unidade de direção no filme Tempo (2021). Agora, com a estreia de Os Observadores, estamos todos curiosos para conferir seu primeiro longa.
Confira o trailer de Os Observadores, de Ishana Shyamalan, que estreia dia 06 de junho nos cinemas.
Confira também o trailer de Armadilha, novo filme de M. Night Shyamalan, com estreia prevista para 07 de agosto nos cinemas.
E você, qual seu filme favorito de M. Night Shyamalan? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.