Quem eram os Cavaleiros Templários? Onde viviam? Do que se alimentavam? Seriam eles Illuminati ou protetores da linhagem de Cristo? O fato de ter se mantido uma sociedade razoavelmente secreta até os dias de hoje faz dos templários um grupo que rende muitas teorias conspiratórias, acusando-os até mesmo de buscar a dominação mundial.
LEIA+: MACABRA E DARKSIDE LANÇAM O GRIMÓRIO OCULTO
Longe das especulações de internet, Grimório Oculto conta a história do surgimento e da perseguição destes cavaleiros – e não, eles não têm nada a ver com aqueles da Távola Redonda, como algumas pessoas confundem.
Inicialmente, eram apenas nove cavaleiros franceses que se uniram à Primeira Cruzada para tomar a Terra Santa dos muçulmanos. Em 1118 formaram uma ordem de monges guerreiros que se instalaram nas ruínas do Templo de Salomão, de onde ganharam o seu nome.
Sua missão era basicamente proteger peregrinos contra assaltantes muçulmanos. Rumores amparados por achados arqueológicos defendem que eles construíram túneis no subsolo do Templo, mas o que eles encontraram ali permanece incerto.
Com o tempo, eles passaram a receber doações de reis e nobres, tornando-se uma das mais ricas ordens monásticas dentro do Cristianismo. Os templários agora tinham castelos que guardavam a Terra Santa e inventaram os principais fundamentos dos bancos modernos — o que talvez explique parte do ódio que recebem até hoje.
Até então, não havia qualquer sinal de ocultismo ali. Isso viria dois séculos mais tarde, com a prisão de mais de dois mil templários na França sob acusação de heresia. A alegação era de que eles teriam abandonado a fé cristã para passar a idolatrar Baphomet.
A opinião pública virou contra os templários porque existiam fortes boatos na época de que eles teriam descoberto a magia do oriente, o que era considerado uma forma de ocultismo. No entanto, acredita-se que o rei Filipe VI só queria se apossar de suas riquezas, e contou com a ajuda da Igreja para acabar com a sociedade templária.
Aliás, teorias conspiratórias são abundantes quando o assunto envolve Cavaleiros Templários, algumas até corroboradas por obras de ficção. Conheça as mais curiosas:
1. Eles buscavam o Santo Graal para se tornarem imortais
O Santo Graal supostamente é o cálice em que Cristo teria comungado seu sangue entre seus apóstolos na última ceia. Diz a lenda que os templários teriam obtido a relíquia na Terra Santa durante as Cruzadas e a escondido, possivelmente para utilizar seus poderes de cura e juventude eterna.
O filme Indiana Jones e a Última Cruzada apoia seu roteiro nesta teoria, em que cavaleiros semelhantes aos templários beberiam do cálice para viver por séculos. Até mesmo Jordan Peele pegou emprestada esta mitologia para basear parte da origem dos vilões de Corra!.
LEIA+: LENDA OU FIGURA HISTÓRICA? QUEM FOI MERLIN
2. Os templários ainda existem e buscam a dominação mundial
De certa forma eles ainda existem, com algumas associações filantrópicas defendendo suas conexões com os Cavaleiros Templários. Mas isso seria uma explicação tediosa demais para os conspiradores, que defendem a existência de um esquema para a Nova Ordem Mundial.
A teoria defende que, depois da dissolução dos templários em 1312, os maçons ressurgiram das cinzas e hoje coordenam uma organização secreta movendo seus pauzinhos na política, na mídia e em outras formas de sutilmente controlar as pessoas e dominar o mundo.
Outra versão da teoria defende que os templários não são maçons, mas juntam forças com eles numa espécie de cartel que ainda tem lugar para os Illuminati, e judeus, que querem impor a Nova Ordem Mundial e ameaçar o Cristianismo. Este poderoso grupo usa o controle da mente das pessoas por meio da mídia, dos governos e possivelmente através de mensagens de WhatsApp também.
3. Eles estariam protegendo a linhagem de Jesus Cristo
Agradeça ao livro O Código Da Vinci por esta. Dan Brown é um escritor seriamente comprometido com a sua pesquisa histórica, mas ele ainda é um autor de ficção. Na trama, os Cavaleiros Templários teriam ido à Terra Santa para conseguir os documentos escondidos sob o Templo de Salomão (com base na ideia dos túneis cavados por ele).
Eles teriam retornado à França com tais descobertas e isso teria lhes rendido patrocínio de reis de uma hora para a outra, para que mantivessem o segredo quanto à linhagem de descendentes de Jesus Cristo. Mesmo sendo uma obra de ficção, o autor chama a atenção para as confusões entre templários e maçons, que são sociedades separadas, embora muitas vezes interligadas pelas teorias conspiratórias.
4. Cavaleiros Templários teriam causado os assassinatos de Kennedy e Houdini
Nem nos videogames os templários escapam das fofocas. Na franquia Assassin’s Creed eles são creditados como responsáveis por dois famosos assassinatos: John F. Kennedy e Harry Houdini. O motivo? Ambos estariam em posse de um artefato que controla mentes e a única forma de obtê-lo seria assassinando-os.
No jogo, JFK não teria apenas sido assassinado por Lee Harvey Oswald em 22 de novembro de 1963. Haveria toda uma conspiração orquestrada pelos templários e que incluiria a participação do cinegrafista que filmou o momento em que o presidente é baleado. Nesta narrativa, o verdadeiro atirador seria o motorista de Kennedy, que teria utilizado o tal artefato para criar uma distração.
5. Os templários estariam por trás dos atentados de Onze de Setembro
Junte um atentado cercado por teorias conspiratórias com uma sociedade secreta com vários boatos: seria quase inevitável não associar os templários ao Onze de Setembro. A ideia vem de Eric Dubay, que escreveu um livro a respeito detalhando diversas maneiras de controlar a sociedade ao longo dos séculos, que envolve até mesmo a perdida civilização de Atlântida.
Ele sugere que o dia 11 teria sido escolhido por ser a soma dos algarismos de 1118, ano em que os Cavaleiros Templários teriam sido formados. Além disso, Dubay ainda estabelece algumas conexões com a Estátua da Liberdade, que ele chama de “estátua maçônica”, como se ela estivesse assistindo de camarote quando os aviões atingiram as Torres Gêmeas. Renderia um filme bem maluco.
LEIA+: CONHEÇA OS 5 PRINCIPAIS ELEMENTOS DO OCULTISMO
*
E você, tem alguma teoria mirabolante envolvendo os templários? Garanta o seu exemplar de Grimório Oculto na Loja Oficial da DarkSide Books. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.