Centenas de filmes de terror são lançados todos os anos e, por mais que a gente tente acompanhar — através de listas de lançamentos que sabemos já desde janeiro ou listas mensais —, é muito difícil ficar por dentro de tudo que é lançado anualmente.
Este ano tivemos diversos estreias incríveis para os fãs de terror: Não! Não Olhe!, Pânico 5, Halloween Ends, X, Pearl, O Telefone Preto, Morte Morte Morte, entre tantos outros.
Mas e aqueles filmes que tiveram um pouquinho menos de marketing?
A Macabra reuniu sete lançamentos de 2022 que por diferentes motivos podem ter passado batido por nossos leitores. Dos mais sombrios aos mais divertidos, passando por aqueles que são muito estranhos, você vai encontrar algum filme para encerrar seu ano com chave de ouro.
Resurrection
Resurrection, 2022 // Margaret (Rebecca Hall) teve uma vida difícil, com abusos e traumas que ela fez o que pode para enterrar. Depois de anos, ela conseguiu criar sua filha, que está prestes a sair de casa para o colégio, e se tornou uma empresária de sucesso. Margaret atingiu um ponto alto em sua vida, mas durante uma conferência ela se vê obrigada a confrontar o horror de seu passado. Seria uma coincidência, ou algo se esconde nas sombras à espreita de Margaret? Depois do ótimo A Casa Sombria (2020, dir. David Bruckner), Rebecca Hall nos presenteia com outra atuação impressionante em Resurrection, de Andrew Semans. O filme também conta com Tim Roth no elenco.
Hatching
Pahanhautoja, 2022 // Tinja (Siiri Solalinna) é uma jovem ginasta de 12 anos que se vê em uma situação desesperadora de pressão enquanto tenta agradar a todo custo sua mãe (Sophia Heikkilä), que vende a imagem de família perfeita em seus vlogs. Entretanto, certo dia, Tinja encontra um ovo e resolve mantê-lo aquecido e, quando a casca se quebra, surpreende a todos com seu conteúdo. Filme produzido pela Finlândia e Suécia, é dirigido por Hanna Bergholm e foi um dos grandes destaques em festivais por onde passou. Ganhou o Grande Prêmio e o Prêmio do Júri Juvenil no Festival international du film fantastique de Gérardmer (Festival Internacional de Cinema Fantástico Gérardmer).
Nanny
Nanny, 2022 // Imigrante, Aisha (Anna Diop) encontra um trabalho como babá de uma família no Upper East Side e está tentando construir uma nova vida. Entretanto, ela logo se vê forçada a encarar uma perigosa verdade que pode acabar com seu sonho americano — já tão fragilizado. Primeiro longa de Nikyatu Jusu, diretora do curta Suicide by Sunlight, e uma das grandes apostas para o terror, o filme foi exibido em Sundance. É uma produção da Blumhouse e, diferente dos outros da lista que já foram lançados, Nanny faz sua estreia dia 16 de dezembro no Prime Video, depois de ter rodado o mundo em festivais.
The Innocents
De uskyldige, 2022 // Durante o verão nórdico, quatro crianças se tornam amigas e, enquanto seus pais não estão observando, elas acabam descobrindo que têm poderes especiais. Mas as brincadeiras e as descobertas tomam rumos perigosos quando coisas estranhas começam a acontecer. Segundo longa dirigido por Eskil Vogt, que também trabalhou nos roteiros de A Pior Pessoa do Mundo (2021) e Thelma (2017). A produção do filme envolveu os países Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, França e Reino Unido.
What Josiah Saw
What Josiah Saw, 2022 // Uma família com segredos obscuros enterrados há anos se reúne em uma fazenda para lidar com seus pecados do passado. Dirigido por Vincent Grashaw, com Robert Patrick, Nick Stahl e Scott Haze no elenco, o filme foi bastante elogiado pela crítica e pela audiência.
Deadstream
Deadstream, 2022 // As coisas não estavam muito boas para Shawn (Joseph Winter), uma personalidade da internet desgraçada, quando ele decidiu fazer uma live em um local mal-assombrado, para tentar recuperar a atenção de seus seguidores. Mas as coisas vão de mal a pior quando ele irrita um espírito, e seu grande retorno se torna um pesadelo. Filme que mescla terror e comédia, foi dirigido por Joseph Winter e Vanessa Winter — que também trabalharam juntos em V/H/S/99, no segmento “To Hell and Back”.
Monstrous
Monstrous, 2022 // Laura (Christina Ricci) se cansou da vida de abusos que levava com seu marido e resolveu fugir de lá com seu filho de 7 anos (Santino Barnard). Quando eles encontram um lugar e começam a se estabelecer, entretanto, descobrem que há algo ainda pior e mais monstruoso do que o passado que abandonaram. Dirigido por Chris Sivertson, o filme recebeu algumas críticas sobre seu desenvolvimento, mas é mais um dos trabalhos recentes de Christina Ricci para seus fãs se alegrarem — a atriz também esteve nas séries Yellowjackets e Wandinha nos últimos meses.
*
Qual destes vai ser o primeiro escolhido para a maratona especial de fim de ano? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.