Golpes, detetives e segredos: 7 filmes de horror noir

O horror e o noir, quando combinados, nos garantem filmes cheios de suspense e mistérios que alteram drasticamente o rumo de seus personagens.

Lembrados como aqueles filmes em preto e branco, cheios de suspense e protagonizados por femmes fatales e detetives de sobretudo e chapéu fedora, o filme noir é um estilo de filme policial e detetivesco, que teve seu auge nos cinemas norte-americanos entre os anos de 1940 e 1950. Suas inspirações partem do expressionismo alemão, com suas filmagens em preto e branco e o alto contraste entre ambos. Ao passar dos anos, o neo-noir se afastou um pouco desses elementos, mas manteve a essência do suspense.

O termo foi criado pelo crítico Nino Frank, e tem relação com uma série de romances policiais conhecida como Série noire, publicada pela Éditions Gallimard, famoso grupo editorial francês, cujas capas dos livros tinham um tom amarelo chamativo. Alguns críticos acreditam que os filmes noir não são, exatamente, um gênero, e sim um estilo. Outros preferem denomina-los como “ciclo”.

E, tendo vindo diretamente da literatura, é natural que o estilo retornasse de onde veio. Ultrapassando as barreiras dos longa-metragens, o noir também se tornou um estilo para livros, contos, séries e jogos. Autoras e autores que amamos já publicaram uma obra ou outra no estilo, e anualmente diversas antologias são lançadas sobre o assunto, como Cutting Edge: New Stories of Mystery and Crime by Women Writers, escrita somente por mulheres como Joyce Carol Oates e Margaret Atwood.

O noir pode andar com diversos outros gêneros mas, principalmente, pode caminhar juntinho com o terror — do mais psicológico ao mais monstruoso. Ambos surgem de um local de inspiração muito semelhante, com o expressionismo alemão, e utilizam o mistério e o poder de surpreender suas audiências para contar suas histórias.

Listamos 10 filmes que unem a atmosfera macabra do horror noir para você se aventurar por ruelas tortuosas e descobrir mistérios indizíveis.

O Beco do Pesadelo

Nightmare Alley, 2021 // O mais novo filme de Guillermo Del Toro, baseado no livro de 1946 de William Lindsay Gresham, se encaixa nesse estilo, assim como sua versão original de 1947, dirigida por Edmund Goulding. Na história, acompanhamos Stan (Bradley Cooper), um mentalista que começou a trabalhar em um circo itinerante, apoiado em uma vidente e seu marido bêbado Entretanto, logo Stan planeja aplicar um golpe contra um magnata, mas precisa ficar de olho na psiquiatra dra. Dr. Lilith Ritter (Cate Blanchett), que pode ser ainda mais perigosa que ele. No elenco ainda estão Toni Collette, Willem Dafoe, Richard Jenkins, Rooney Mara e Ron Perlman. 

 As Diabólicas

Les Diaboliques, 1955 // Dirigido por Henri-Georges Clouzot e baseado no livro Celle qui n’etait plus de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, acompanhamos Christina, que sofre nas mãos de seu marido Michel, e Nicole, amante dele, que se reúnem para tentar assassiná-lo. Mas algo dá errado quando as duas decidem pôr o plano em ação. Cheio de mistérios e segredos, As Diabólicas é um dos grandes filmes macabros da década de 1950 e que representam bem essa união do horror noir. De certa forma, como afirmam alguns críticos, inspirou Alfred Hitchcock a, anos depois, dirigir Psicose.

O Mensageiro do Diabo

The Night of the Hunter, 1955 // Durante a Grande Depressão, um homem, ao roubar uma grande quantia em dinheiro, é pego e condenado à morte. Antes disso, porém, ele teve a chance de esconder o dinheiro e contar aos seus filhos, que prometeram a ele guardar segredo, onde está a quantia. Mas o homem também contou ao seu parceiro de cela o que havia feito, um homem perigoso chamado Harry Powell, que embarca em uma jornada para encontrar o dinheiro do morto, primeiro seduzindo a viúva, depois forçando as crianças a contarem a ele. Mas os dois filhos do homem morto, John e Pearl, são mais espertos do que isso. Unindo uma trama cheia de segredos, uma fotografia de encher os olhos e diversos personagens carismáticos — incluindo o vilão da história, interpretado de forma brilhante por Robert Mitchum —, O Mensageiro do Diabo é um filme excelente.  

Coração Satânico

Angel Heart, 1987 // Um dos elementos mais importantes quando falamos em filmes e livros que utilizam a estética noir são os detetives e suas buscas implacáveis contra inimigos assustadores. Bem, Coração Satânico é um neo-noir que tem tudo isso — e mais um pouco, levando em consideração que o inimigo neste filme é realmente assustador. Um detetive é contratado para descobrir o paradeiro de um homem desaparecido, que tem dívidas a acertar com seu cliente. Mas tudo vira de cabeça para baixo conforme, cada vez mais, nosso detetive descobre pistas sobre as pessoas envolvidas no caso. Baseado no livro de William Hjortsberg e dirigido por Alan Parker, Coração Satânico tem Mickey Rourke, Lisa Bonet e Robert De Niro no elenco. 

Seven: Os Sete Crimes Capitais

Se7en, 1995 // Não seria justo deixar um dos maiores filmes neo-noir de fora da lista. Com certeza ele já causou algum arrepio em você, fã de terror, que ficou se perguntando o que tinha na maldita caixa. Protagonizado por Brad Pitt e Morgan Freeman, Seven ilustra bem o que queremos dizer quando pensamos na clássica história de detetives com toques de modernidade — e, claro, com um mistério bem desumano para ser revelado. No filme dirigido por David Fincher, dois detetives se unem para parar um serial killer que tem cometido assassinatos inspirados nos pecados capitais. Se você nunca assistiu a esse filme, talvez seja a hora certa para isso. 

O Homem-Leopardo

The Leopard-Man, 1943 // Dirigido por Jacques Tourneur e baseado no livro Black Alibi de Cornell Woolrich, acompanhamos uma jovem que, certo dia, para uma peça de propaganda, leva um leopardo ao seu show em uma casa noturna. Sua rival, entretanto, acaba assustando o animal, que parte rumo à cidade e, nos dias que se passam, cria um clima de terror quando pessoas começam a aparecer mortas. Mas a jovem tem suas desconfianças: seria mesmo o leopardo o causador dos assassinatos?

Estrada Perdida

Lost Highway, 1997 // Se você já teve contato com os filmes do David Lynch, sabe que ele passeia entre gêneros e estilos, mas sempre com elementos que nos fazem lembrar do cineasta. Em Estrada Perdida, a situação não é diferente, e o horror, o absurdo e o noir se unem para contar a história de Fred Madison, um músico acusado de assassinar sua esposa sob estranhas circunstâncias. Logo seu caminho se cruza com um jovem chamado Pete Dayton, em uma teia de situações surreais e sinistras.

*

E aí, já assistiu a alguns desses filmes? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.