Conhecido por ser um dos maiores mestres do terror italiano, Dario Argento aterrorizou a todos com suas histórias sobre maníacos assassinos e artistas — músicos, escritores renomados ou estudantes de dança — que são arrastados para mistérios sangrentos.
Nascido em Roma em setembro de 1940, Argento é diretor, produtor, roteirista e crítico de cinema. Seu trabalho com o terror, principalmente nos anos 1970 e 1980, influenciou uma geração de novos produtores, cineastas e artistas. Dentre outros diretores com quem já trabalhou, estão na lista Sergio Leone, George A. Romero e Lamberto Bava, filho do renomado diretor Mario Bava.
LEIA+: DARIO ARGENTO E AS SENSAÇÕES MACABRAS DAS CORES
Seu estilo único se tornou inconfundível aos fãs de terror. Em partes porque sua trilha sonora instrumental em parceria com o grupo Goblin se tornou bastante frequente, mas também pelo trabalho com as cores, luzes e sombras que se tornou uma marca forte em seus filmes. O uso do vermelho vivo para o sangue das vítimas de suas histórias, as mãos enluvadas de seus assassinos, contrastes entre roupas e cenários de personagens, tudo pensado delicadamente para ser usado em cena.
Os temas de suas narrativas também se tornaram uma marca para Argento. Apesar dos maníacos homicidas e perseguições serem comuns no giallo — as produções italianas cheias de mistérios e suspense, da qual Argento se tornou tão reconhecido —, as pequenas ligações entre a arte e a atração por assassinatos se mostraram bastante produtivas para o diretor.
Uma frequente colaboradora de Dario Argento foi Daria Nicolodi, com quem dividiu tantos roteiros. Ambos foram casados de 1974 a 1985. Os dois tiveram duas filhas, uma delas a atriz e cineasta Asia Argento.

De acordo com o site IMDb, Dario Argento conta com 27 créditos de direção em seu currículo, incluindo episódios para séries, filmes e filmes para TV. Selecionamos 7 de seus trabalhos mais importantes para você que quer começar a desfrutar do trabalho de um dos grandes cineastas do terror e não sabe por onde começar.
Suspiria
Suspiria, 1977 // Pensar em Dario Argento é pensar em seu filme mais conhecido e referenciado: Suspiria, de 1977, que dá início a chamada “Trilogia das Mães”, uma mitologia criada por Argento e Daria Nicolodi, baseado principalmente em um fragmento do livro Suspiria De Profundis, de Thomas de Quincey — mas muitos elementos também vieram da própria Nicolodi. No filme, uma jovem estudante de dança é aceita em uma prestigiada academia de balé da Alemanha e, em meio a uma série de assassinatos no local, acaba se deparando com uma estranha história sobre bruxas e terrores sobrenaturais. O filme recebeu um remake (que expande sua história) em 2018, por Luca Guadagnino.
A Mansão do Inferno
Inferno, 1980 // Dando continuidade à história das Três Mães, A Mansão do Inferno conta com personagens diferentes e não exige que o espectador tenha conhecimento prévio de Suspiria — mas é interessante para reunir as peças desse quebra-cabeça. No filme, uma jovem norte-americana escreve para seu irmão, que está em Roma estudando música, contando sobre algumas descobertas que fez em seu prédio sobre um estranho coven. Logo, ambos começam a investigar e se envolvem cada vez mais em um universo de pesadelos e horrores. A terceira parte da “Trilogia das Mães” é O Retorno da Maldição: A Mãe das Lágrimas, considerado um filme menos querido pelos fãs que seus antecessores e que não acrescenta tantos elementos na trilogia.
LEIA+: LANÇAREMOS UM FEITIÇO EM VOCÊ: 7 BRUXAS ICÔNICAS DO CINEMA
Prelúdio para Matar
Profondo rosso, 1975 // Uma médium consegue captar os pensamentos de um homicida na plateia de uma de suas conferências e logo é morta. Um pianista inglês acaba testemunhando o assassinado e se envolve na solução do mistério, ficando cada vez mais curioso sobre o assassino e a forma como, aparentemente, ele consegue antever os passos da investigação. Considerado por muitos críticos como um dos melhores giallos já feito, Prelúdio para Matar é uma das obras mais importantes de Argento.
O Pássaro das Plumas de Cristal
L’uccello dalle piume di cristallo, 1970 // Na Itália, um escritor norte-americano presencia uma tentativa de assassinato em uma galeria de arte. Faltando poucos dias para retornar para seu país, o detetive encarregado por outras mortes que esse possível serial killer causou pede a ajuda ao escritor. Decidido a ajudar, o homem adia seu retorno, mas logo passa a sofrer constantes ameaças através do telefone, pondo em risco sua vida e a de sua namorada. Primeiro filme de Argento, ele inicia o que ficou conhecida como a “Trilogia dos Animais” do cineasta que, apesar de não terem correlação entre seus personagens, os três possuem certas ligações temáticas, os animais em seus títulos e as perseguições de assassinos. Os dois outros filmes que compõem a trilogia são O Gato de Nove Caudas (1971) e Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1971).
Tenebre
Tenebre, 1982 // Um famoso escritor norte-americano de livros de terror viaja para Londres para divulgar seu novo livro. Assim que chega, entretanto, um assassinato acontece, e o detetive encarregado informa que o assassino está copiando mortes do livro do escritor. O homem recebe uma carta do maníaco, e logo outras duas mulheres são assassinadas, colocando o escritor cada vez mais a fundo em uma teia de mistérios e horrores.
Phenomena
Phenomena, 1985 // Jennifer Corvino é a filha de um famoso ator, que se muda para uma escola cara na Suíça. A jovem sofre de problemas com sonambulismo e, além disso, consegue se comunicar com insetos. Enquanto sonâmbula, Jennifer logo faz amizade com um entomologista e resolve ajudá-lo a investigar quem está assassinando adolescentes naquela área. Quando uma de suas amigas desaparece, ela, assustada, resolve voltar para Los Angeles, mas o assassino já está em seu encalço.
Terror na Ópera
Opera, 1987 // Quando a estrela de uma ópera sofre um trágico acidente, uma outra jovem talentosa assume seu lugar. Entretanto, logo um maníaco fascinado pela artista assassina seu namorado, o assistente da produção, sua figurinista e sua agente. Um inspetor, que também é seu fã, lhe oferece proteção, mas a cada momento o assassino está mais próximo de seu alvo final.
*
Depois de mais de dez anos sem trabalhar em um novo filme, em 2021 Dario Argento anunciou sua nova produção. Intitulada Dark Glasses, o filme conta com Asia Argento no elenco, e é protagonizado por Ilenia Pastorelli. O filme fará sua estreia no 72º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que acontece entre os dias 10 e 20 de fevereiro, mas ainda não tem um lançamento previsto para o grande público.
Qual o seu filme favorito do cineasta? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.