7 teorias da conspiração sobre o filme O Iluminado

Lançado em 1980 por Stanley Kubrick, O Iluminado é tema de inúmeras teorias conspiratórias sobre seu real significado.

Doctor Sleep, a aguardada sequência de Stephen King para O Iluminado, está saindo do forno. Mas será que a nova incursão macabra aos Torrance acenderá as mesmas obsessões intelectuais desordenadas que a adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick do primeiro livro causou? Enquanto esperamos por essa resposta, reunimos aqui as melhores (e mais estranhas) teorias da conspiração sobre a versão de Kubrick.

1. Falsificação de embarques lunares

Teorias da conspiração de O Iluminado
O governo dos EUA supostamente contratou Stanley Kubrick, que dirigiu 2001: Uma Odisseia no Espaço no ano anterior, para falsificar o filme onde Neil Armstrong anda na lua. Com essa informação em mente, O Iluminado supostamente contém o pedido de desculpas codificado de Kubrick. Há pilhas de Tang, a bebida instantânea em pó usada em voos espaciais, visíveis na despensa. Danny usa um agasalho da Apollo 11, e supostamente o próprio quarto 237 é uma referência à distância entre a Terra e a Lua: 237.000 milhas. Quando Jack digita “All work and no play…”, a primeira palavra se parece com “A11” ou Apollo 11. As gêmeas também têm seu papel “duplo”, e representam o programa espacial Gemini da NASA. Finalmente, o discurso de Jack quando Wendy quer ir embora representa Kubrick discutindo com sua própria esposa sobre ser incompreendido — “É importante para você que os donos tenham confiado em mim e que eu tenha assinado um contrato? Que eu aceitei essa responsabilidade?”.

2. Uma acusação de genocídio americano

Teorias da conspiração de O Iluminado
Quando o gerente do hotel lava à família Torrance a um tour pelas instalações, ele menciona que o Overlook fica no topo de um cemitério indígena. O filme é repleto de simbologia nativa americana, desde tapeçarias de parede navajo no salão de baile até o estoque de bicarbonato de sódio da despensa — as latas que trazem o logotipo da marca de um nativo americano com cocar de guerreiro. “Calumet” significa “cachimbo da paz” e as latas representam as promessas quebradas e os tratados desonestos dos homens brancos. Quando Jack mata o chefe Dick Hallorann, o corpo encontra-se sobre um tapete com um motivo indígena — uma metáfora para os americanos covardes matando os índios. As visões de sangue de Danny saindo do elevador representam as almas enterradas debaixo do hotel, com o elevador descendo para o porão como um balde em um poço, trazendo uma quantidade de sangue quando ele retorna à superfície. Até mesmo a data da mudança climática, 4 de julho, é uma referência irônica ao fato de o Dia da Independência não se aplicar aos indígenas do país.

3. O hotel é o Inferno

Teorias da conspiração de O Iluminado
Quando Jack Torrance assina seu contrato de trabalho, faz um pacto faustiano com o Diabo — daí sua descida a um inferno cheio de sangue, visões fantasmagóricas e revisitação de seus maiores medos pessoais.

4. Então Jack Torrance é o Diabo

Teorias da conspiração de O Iluminado
Nessa outra teoria infernal, confira a pose incomum de Jack na foto em preto-e-branco vintage mostrada no final do filme. É exatamente a mesma pose que o cartão de tarot para Baphomet — também conhecido como Satanás. Além disso, outra teoria diz que a mesma foto é fruto de uma edição, que removeu outra pessoa e a trocou por Nicholson.

5. É sobre o Holocausto

Teorias da conspiração de O Iluminado
Grande parte da trilha sonora do filme é formada por composições do pós-guerra, influenciadas pelos horrores da Segunda Guerra Mundial. A máquina de escrever de Jack é alemã e sua digitação desordenada simboliza os métodos mecânicos de matar do Terceiro Reich e a obsessão com a criação de listas. A máquina é fabricada pela Adler, que se traduz como “eagle” — o emblema nazista, também visto na camiseta amarela de Jack. O mais importante é que há o número 42 em todo o filme: 42 carros no estacionamento do hotel, 42 em uma das camisas de Danny e na placa do carro alugado de Halloran. Se você multiplicar os numerais do Quarto 237 (2 x 3 x 7), terá 42. No meio do filme, Wendy e Danny assistem The Summer of ’42 na TV. Toda essa numerologia faz referência ao ano de 1942, quando os nazistas colocaram sua “Solução Final” em prática.

6. Tudo não passa de um pesadelo

Teorias da conspiração de O Iluminado
Existem todos os tipos de anomalias espaciais no hotel: portas que não levam a lugar nenhum, janelas com a visão incorreta e salas que parecem se movimentar. O layout do Overlook não faz sentido físico; nem os fantasmas ou as visões o fazem. Isso é porque é tudo um pesadelo dentro da mente de Jack, um escritor com bloqueio criativo, encharcado de álcool.

7. Os Illuminati mataram Kubrick

Teorias da conspiração de O Iluminado
Os teóricos da conspiração alegam que Kubrick apimentou seu trabalho com referências visuais a símbolos maçônicos, como o Olho da Providência. Os olhos e os triângulos realmente se destacam em O Iluminado: encostos de cadeira triangulares, degraus, telhados, montanhas e filmagens de corredores afilados. A sociedade secreta acabou matando o pobre Stanley por causa disso e fez com que parecesse um ataque cardíaco, malditos sejam!

Leia mais nas referências: Illuminati Watcher, IFC, Esquire e Telegraph.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Estamos semeando e cultivando o Horror em todas as suas formas. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.