Próximos de completar cem anos desde sua primeira exibição — marcada pelo lançamento de Drácula, em 1931 —, os Monstros Clássicos da Universal seguem sendo amados pelos fãs de terror como sempre.
As tentativas de remake desses filmes seguem a todo vapor (mesmo que nem sempre funcionem). Entretanto, os últimos trinta anos entregaram várias homenagens interessantes para nossas criaturas tão amadas.
LEIA+: O FASCÍNIO E O HORROR DOS MONSTROS DA UNIVERSAL
A Macabra listou oito dessas homenagens para os leitores fãs dos Monstros Clássicos, que buscam novas histórias dessas Criaturas mas sem perder o encanto.
Lobisomem na Noite
Werewolf by Night, 2022 // Em uma noite sombria, um grupo de caçadores de monstros se reúnem para uma caçada mortal em homenagem ao seu líder, que faleceu. Um dos membros, entretanto, não é exatamente quem diz ser. Protagonizado por Gael García Bernal, interpretando o personagem Jack Russell, e adaptado dos quadrinhos da Marvel Comics, Lobisomem na Noite foi um especial de Halloween dirigido por Michael Giacchino, lançado em 2022. Majoritariamente exibido em preto e branco, o filme tem aquele clima perfeito dos Monstros Clássicos, mas ainda assim sem perder a essência da Casa das Ideias. Se você gosta do filme O Lobisomem, de 1941, esse aqui acaba sendo uma boa opção de double feature.
Van Helsing – O Caçador de Monstros
Van Helsing, 2004 // Se você era um jovem interessado por terror nos anos 2000, deve ter assistido Van Helsing, com Hugh Jackman. Mas se não assistiu, nunca é tarde para contemplar uma das grandes homenagens modernas aos Monstros Clássicos. Dirigido por Stephen Sommers, o filme conta uma história bem diferente daquela que conhecemos do encontro de Van Helsing e Drácula, inserindo lobisomens e até a Criatura de Frankenstein no meio do caminho. Não é exatamente uma adaptação, mas é um filme de ação e terror divertido que guarda muita nostalgia.
A Forma da Água
The Shape of Water, 2017 // Apesar de contemporâneo, A Forma da Água já pode ser considerado um clássico. A famosa história de Guillermo del Toro, que assistiu O Monstro da Lagoa Negra, de 1954, e sonhava em fazer sua versão onde a Criatura e a mocinha ficavam juntos no final, rendeu diversos prêmios, incluindo quatro Oscars, dentre eles o de Melhor Filme e Melhor Diretor. O filme é uma tremenda homenagem ao clássico de Jack Arnold, e conta a história de uma mulher, que trabalha como zeladora em uma instalação do governo, e descobre uma criatura aquática presa no local.
LEIA+: A FORMA DA ÁGUA: UMA HOMENAGEM DE DEL TORO PARA O MONSTRO DA LAGOA NEGRA
O Homem Invisível
The Invisible Man, 2020 // Uma das tentativas mais certeiras de ressuscitar os Monstros Clássicos aconteceu não com os monstros mais famosos, como Drácula ou Frankenstein, mas sim com o Homem Invisível. Com uma nova ideia, o filme dirigido por Leigh Whannell atingiu um sucesso surpreendente. Na história, protagonizada por Elisabeth Moss, Cecilia é uma mulher que tem vivido um relacionamento abusivo, até o dia em que consegue fugir. Pouco tempo depois, ela recebe a notícia que seu ex cometeu suicídio. Entretanto, Cecilia não está tão certa dessa morte.
The Angry Black Girl and Her Monster
The Angry Black Girl and Her Monster, 2023 // Vicaria é uma jovem que perdeu o irmão para a violência. Temendo cada vez mais o único mal irremediável, e considerando a morte uma doença, Vicaria embarca em uma jornada para encontrar a cura para aquela que tirou tantas vidas, inclusive a de seu irmão. Um reconto voraz e assustador da história de Frankenstein, The Angry Black Girl and Her Monster, dirigido por Bomani J. Story, traz novas camadas ao livro originalmente escrito por Mary Shelley.
LEIA+: 5 OBRAS PARA QUEM GOSTOU DE RING SHOUT: GRITO DE LIBERDADE
A Múmia
The Mummy, 1999 // Clássico da virada do século dirigido também por Stephen Sommers — o mesmo diretor de Van Helsing —, muitos de nós crescemos assistindo as aventuras de Brendan Fraser e Rachel Weisz como Rick e Eve. Ele é levemente inspirado em um dos filmes dos Monstros Clássicos da Universal: A Múmia de 1932, onde o personagem-título é interpretado por Boris Karloff. No filme de 1999, Rick O’Connel, um norte-americano trabalhando para uma expedição francesa, encontra a cidade perdida de Hamunaptra. Lá, diversos segredos estão escondidos em suas areias. Um deles, a forma como ressuscitar Imhotep. Em 2017 a Universal fez outra versão de A Múmia, com Tom Cruise, mas… não vamos falar disso.
Renfield – Dando o Sangue Pelo Chefe
Renfield, 2023 // Drácula é um dos Monstros Clássicos que mais teve adaptações e homenagens ao longo dos anos. Figura aterrorizante e fascinante de igual medida, este ano tivemos dois filmes para celebrar a obra de Bram Stoker bastante diferentes entre si — e muito diferentes de outras adaptações. Uma das mais inventivas, sem dúvida, foi Renfield, de Chris McKay, onde o personagem que serve de capanga de Drácula decide quebrar as correntes mentais que o prendem ao seu mestre. Protagonizado por Nicholas Hoult e com Nicolas Cage como Drácula, o filme tem várias homenagens a outras adaptações do vampirão.
Drácula: A Última Viagem do Deméter
The Last Voyage of the Demeter, 2023 //. Além de Renfield, inspirado no personagem lacaio do Conde, Drácula: A Última Viagem do Deméter, com estreia marcada para 29 de agosto nos cinemas brasileiras, utiliza um único capítulo da obra de Stoker para construir sua ambientação: a macabra viagem de Drácula à Inglaterra, onde ele dizima as vidas presentes no navio Deméter. Elogiado por Stephen King e com direção de André Øvredal, estamos ansiosos para conferir essa nova incursão do Conde aos cinemas.
*
Qual o seu Monstro Clássico favorito? E contemporâneo? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram