Longe de castelos e e dias constantemente nublados, os terrores latinos se encontram mais próximos de nossa realidade: ambientados em prédios, apartamentos apertados e cheios de simbologia católica.
Alguns desses filmes acabaram recebendo reconhecimento, chamando a atenção da indústria norte-americana e, consequentemente, ganhando remakes através dela.
Mas o universo cinematográfico espanhol é extenso e cheio de maravilhas. Listamos 8 filmes para um primeiro contato com o terror da Espanha.
[Rec]
[Rec], 2007 // Exemplo de filme que recebeu um remake e teve diversas sequências, [Rec], dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, mostra uma jovem repórter de TV e seu operador de câmera que, enquanto cobriam o turno noturno no corpo de bombeiros local, acabam atendendo um chamado de emergência. De acordo com as informações, umas senhora teria sofrido um acidente em sua casa, mas chegando lá a realidade é muito mais aterrorizante. Filmado em primeira pessoa, no melhor estilo found footage, [Rec] é um filme claustrofóbico e assustador.
LEIA+: MANTENHA A CÂMERA GRAVANDO: 13 FILMES MACABROS DE FOUND FOOTAGE
Crimes Temporais
Los Cronocrímenes, 2007 // Viagem no tempo e crimes estranhos são dois dos elementos que compõe a mágica de Crimes Temporais, dirigido por Nacho Vigalondo. Héctor (Karra Elejalde), certo dia, entra em uma máquina do tempo e faz uma viagem aterrorizante. Como nada é tão ruim que não possa piorar, após um encontro consigo mesmo, o homem acaba entrando em uma espiral confusa e assustadora de desastres e terríveis consequências. Um filme tenso, imprevisível e imperdível.
Os Olhos de Júlia
Los Ojos de Julia, 2010 // Julia (Belen Rueda), assim como sua irmã gêmea Sara, sofre de uma doença degenerativa nos nervos ópticos que invariavelmente a tornará cega. Após a morte de Sara, atestada como suicídio, Julia sente que algo está errado e se muda temporariamente para a casa da irmã, até organizar seu funeral. Enquanto investiga os últimos dias de vida de sua irmã, Julia acaba perdendo cada vez mais a visão e se encontra perseguida por um homem misterioso. Dirigido por Guillem Morales, é um filme cheio de tensão.
Enquanto Você Dorme
Mientras Duermes, 2011 // O porteiro César (Luis Tosar) é uma típica pessoa miserável que acredita ter nascido sem a capacidade de ser feliz. Como resultado, ele decide que sua missão é tornar a vida um inferno para todos ao seu redor. A maioria dos inquilinos é fácil de irritar, mas Clara (Marta Etura) prova ser mais difícil do que a maioria. Então Cesar vai a extremos assustadores para fazer a jovem se abalar. As coisas ficam ainda mais complicadas neste relacionamento distorcido quando o namorado de Clara, Marcos (Alberto San Juan), aparece. Dirigido por Jaume Balagueró.
A Pele que Habito
La Piel que Habito, 2011 // Em homenagem a sua falecida esposa, que morreu carbonizada em um acidente de carro, o cientista Dr. Robert Ledgard (Antonio Banderas) está tentando sintetizar a pele perfeita que pode resistir a queimaduras, cortes ou qualquer outro tipo de dano. À medida que ele se aproxima de aperfeiçoar essa pele em sua paciente, a comunidade científica começa a ficar cética e seu passado é revelado. Dirigido por Almodóvar, é sempre uma experiência interessante ver diretores autorais fazendo filmes de terror. Neste caso, o diretor acertou em cheio, criando uma atmosfera bastante particular e especial.
As Bruxas de Zugarramurdi
Las brujas de Zugarramurdi, 2013 // Uma gangue de ladrões armados tenta escapar da prisão. Com a ajuda de um relutante taxista, os bandidos rumam para a segurança das fronteiras. No entanto, quando chega a noite, o único porto seguro é nas profundezas da floresta da aldeia isolada e notória de Zugarramurdi; um lugar escuro conhecido pela atividade de bruxaria no passado — e do presente. Mas, em um lugar abarrotado de feiticeiras de todos os tipos — e depois de vários encontros com o macabro e o oculto —, os ladrões terão que aprender rapidamente se quiserem se salvar, e salvar também o resto do mundo, do próximo apocalipse mágico. Dirigido por Álex de la Iglesia.
O Orfanato
El Orfanato, 2007 // Laura (Belén Rueda) cria seu filho adotivo Simón (Roger Príncep) com seu marido Carlos (Fernando Cayo) em sua casa da infância, que costumava ser um orfanato. A intenção de Laura é reabrir a casa para crianças com deficiências. Entretanto, seu filho Simón começa a ter estranhas reações ao local, até o momento em que o garoto desaparece. Cansada de esperar que o filho retorne, Laura convida uma equipe de investigadores paranormais para tentar descobrir o que há de errado em sua casa. Dirigido por J.A. Bayona, o filme carrega uma atmosfera pesada e dramática, excelente para aqueles mais aficionados por filmes góticos.
O Dia da Besta
El día de la Bestia, 1995 // Após decifrar o código por trás do enigmático Livro do Apocalipse, um dedicado padre católico precisa cometer o máximo de pecados possíveis para evitar o nascimento da besta. Para isso, o padre católico então se junta a um fã de Black Metal e um especialista italiano em ocultismo. Agora, ele tem que se tornar um pecador implacável e descobrir o local do nascimento do anticristo a tempo de impedir o fim do mundo. Ainda há esperança? Dirigido por Álex de la Iglesia, é um filme com bastante humor obscuro, com uma temática absurda e mortes bastante violentas. Curiosamente, em sincronia com o sucesso de Xuxa na época — e toda aquela história envolvendo pactos —, nesse filme temos uma cena de exorcismo em que, acima da cabeceira da cama da criança possuída, podemos ver claramente um pôster da apresentadora infantil brasileira.
*
Gostou da lista? Confira também 10 filmes transgressores para conhecer o lado macabro no cinema francês. Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.