Animais são grandes companheiros da humanidade, auxiliando em diversos propósitos para a existência no planeta e coexistindo de forma amigável conosco. Mas quando o ser humano insiste em interferir na natureza, com experimentos e outras atividades que perturbam o bem-estar natural do ambiente, eles podem se tornar um inimigo digno de pesadelos.
LEIA+: 13 FILMES COM ANIMAIS ASSASSINOS
Os filmes já mostraram como os animais comuns podem se voltar contra os seres humanos em busca de vingança por uma série de motivos: invasão de território, cobiça, ganância. Mas e quando a humanidade causa, através de meios não naturais, seu próprio terror?
Selecionamos nove filmes com animais que sofreram mutações genéticas por erros humanos e se tornaram grandes caçadores vingativos.
O Nevoeiro
The Mist, 2007 // Baseado no conto de Stephen King e dirigido por seu colaborador frequente Frank Darabont, O Nevoeiro é um enorme pesadelo em formato de filme. Após uma estranha tempestade, David Drayton (Thomas Jane) e seu filho vão até o mercado local comprar alguns suprimentos, deixando sua esposa em casa. Mas junto da tempestade, uma névoa repleta de estranhas criaturas aterrorizantes e assassinas apareceu, vinda da instalação militar que fica próxima da região. Com todos os clientes presos no local, pequenas disputas de poder começam a ocorrer dentro do mercado. Lá fora, criaturas estranhas, com tentáculos e voadoras, ameaçam a sobrevivência. Lá dentro, a ganância e arrogância são os fatores perigosos. Esse filme é um dos que melhor cabe no ditado “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”.
O Hospedeiro
Gwoemul, 2006 // Uma base militar tem soltado materiais químicos no esgoto durante anos, que são carregados pela água até chegarem ao rio Han, em Seul. Certo dia, Park Gang-du (Song Kang-ho), um homem que trabalha em um pequeno bar junto de sua família, vê uma enorme multidão nas margens do rio, que assistem a uma enorme criatura emergir das águas. Logo a criatura mutante sequestra Hyun-seo (Go Ah-sung), sua filha. Gang-du agora não medirá esforços para encontrar a garota e a criatura. Dirigido por Bong Joon Ho, um dos filmes mais tensos com criaturas mutantes.
O Mundo em Perigo
Them!, 1954 // Formigas podem ser criaturas terríveis. Imagine, então, uma horda de formigas gigantes? Quando os primeiros testes atômicos são realizados no Novo México, algo acaba afetando as formigas do local, que se tornam gigantes comedoras de homens. Dirigido por Gordon Douglas, este é um exemplar vindo diretamente dos anos 1950, quando o terror dialogou mais frequentemente com a ficção científica, criando diversas experiências mutantes gigantes.
Tarântula!
Tarantula, 1955 // Outro exemplar do período de ouro dos animais mutantes e gigantes que foi os anos 1950 é Tarântula! — isso mesmo, com exclamação e tudo. No filme, uma tarântula escapa de um laboratório isolado no Arizona após passar por alguns testes com hormônios de crescimento. Conforme ela avança pela região, ela continua crescendo, deixando os habitantes locais aterrorizados. Tarântula! foi dirigido por Jack Arnold, mesmo diretor de filmes como O Monstro da Lagoa Negra (1954) e O Incrível Homem que Encolheu (1957).
Malditas Aranhas!
Eight Legged Freaks, 2002 // Após alguns anos distante, Chris (David Arquette) retorna para sua cidade natal, Prosperity, Arizona, para reabrir a mina de seu pai. Mas estando fechada ao longo dos anos, a mina acabou servindo de viveiro para aranhas mutantes, geradas através de um composto químico deixado no local. Agora, resta a Chris e um grupo bastante excêntrico de pessoas pararem o exército de aranhas gigantes e assassinas. Dirigido por Ellory Elkayem, algumas referências a O Mundo em Perigo e Tarântula! podem ser vistas ao longo do filme.
Ovelha Negra
Black Sheep, 2006 // Quem adora ovelhas e as considera os animaizinhos mais fofinhos do mundo com certeza ainda não assistiu ao filme de Jonathan King. Em uma fazenda na Nova Zelândia, um experimento genético com as ovelhas dá errado, e acaba transformando esses bichinhos peludos e macios em terríveis pesadelos assassinos.
A Noite dos Coelhos
Night of the Lepus, 1972 // Seguindo a linha de bichinhos fofinhos e inofensivos transformados em criaturas assassinas, temos aqui um pioneiro nesse quesito. Em A Noite dos Coelhos, de William F. Claxton — filme adaptado do livro The Year of the Angry Rabbit, de Russell Braddon —, uma fazenda está sendo perturbada por coelhos. Quando um zoólogo começa a injetar hormônios geneticamente modificados para tentar deter a reprodução da coelhada, eles logo se transformam em animais sedentos por sangue, gigantes e aterrorizantes. O detalhe especial deste filme está em seus efeitos práticos, que são um desbunde, com direito a homem com fantasia de coelho (um parente perdido de Donnie Darko?) e tudo.
Ticks: O Ataque
Ticks, 1993 // Nunca sabemos o que pode se esconder na natureza, e o uso errado de certos fertilizantes pode piorar (e muito) a situação, como é o caso deste filme dirigido por Tony Randel. Quando adolescentes problemáticos são levados para acampar por dois assistentes sociais, com a intenção de entrar em contato com as prioridades da vida através da natureza, eles acabam se tornando alvo de carrapatos mutantes que cresceram em uma plantação de maconha encharcada de esteroides.
Mutação
Mimic, 1997 // Baratas são uma maldição, mas existem coisas muito piores por aí. Uma epidemia toma conta de Manhattan, trazida até as casas das pessoas por baratas comuns, e a única saída encontrada pela dra. Susan Tyler (Mira Sorvino) é a criação de uma nova raça de insetos geneticamente modificados para servir de predador natural para essas criaturas. Três anos depois, entretanto, esses insetos poderosos acabaram evoluindo e se tornando maiores, piores e mais assassinos. Dirigido por Guillermo del Toro, o filme foi baseado em um conto de Donald A. Wollheim.
*
E você, qual seu filme favorito de animais mutantes? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.