Após o sucesso de final girls, serial killers mascarados e os filmes de terror adolescentes da década de 1990, os anos 2000 apostaram em algumas abordagens diferentes para suas produções do gênero. Alguns funcionaram muito bem — nos lembramos facilmente das franquias Premonição e Jogos Mortais —, outros acabaram sendo deixados de lado.
Mas entre seres gosmentos de outros planetas, falsos documentários de aspirantes a assassinos e adolescentes desajustadas, os anos 2000 nos serviram com algumas joias especiais.
Para te ajudar a encontrar essas produções, a Macabra selecionou 12 filmes dos anos 2000 que merecem uma chance na sua maratona.
Por Trás da Máscara: O Surgimento de Leslie Vernon
Behind the Mask: The Rise of Leslie Vernon, 2006 // Em um mundo onde todos os vilões de filmes de terror são reais, a jornalista Taylor Gentry e seus dois operadores de câmeras estão prontos para seguir Leslie Vernon, que acredita que se tornará o novo grande serial killer. Mas há algo que não está sendo dito para ela sobre os planos de Vernon. Gravado com formato de documentário, o filme foi dirigido por Scott Glosserman e logo se tornou cultuado entre os fãs de terror — mas aqui no Brasil não encontrou tanto público. Com participações de tirar o fôlego de qualquer fã do gênero, incluindo Zelda Rubinstein, Robert Englund e Kane Hodder, é diversão certa.
O Último Trem
The Midnight Meat Train, 2008 // Ansioso para adentrar o universo das fotografias profissionais, Leon embarca em um pesadelo quando, certa noite, ao seguir três jovens pelo metrô, ele acaba presenciando um terrível acontecimento que irá mudar sua vida para sempre. Dirigido por Ryûhei Kitamura, o filme é adaptado do conto intitulado “O Trem de Carnes da Meia-Noite”, de Clive Barker, presente no primeiro volume de Livros de Sangue. Protagonizado por Vinnie Jones e Bradley Cooper.
LEIA+: AS ADAPTAÇÕES MACABRAS DAS OBRAS DE CLIVE BARKER
May, Obsessão Assassina
May, 2002 // May é uma jovem desajustada. Com poucos amigos, sempre teve uma relação complexa com sua mãe, mesmo depois da morte da mesma. Dessa relação surgiu uma necessidade assustadora pela perfeição. Tentando se encontrar em meio a círculos sociais que sente que não pertence, May descobre que a fórmula para o sucesso talvez seja fazer seus próprios amigos — literalmente. Dirigido por Lucky McKee — diretor de The Woman – Nem Todo Monstro Vive na Selva, adaptação de uma história de Jack Ketchum —, com Angela Bettis, Jeremy Sisto e Anna Farris, May é um filme simples mas fascinante, e com uma boa dose de cenas explícitas e sangrentas.
Seres Rastejantes
Slither, 2006 // Um meteorito, vindo das profundezas do espaço, atinge uma cidadezinha na Carolina do Sul. Dentro dele, uma raça de seres parasitas está pronta para tomar conta de todos aqueles que encontrarem pelo caminho. A cidade terá que se juntar para deter a ameaça alienígena, mas será que eles irão conseguir? Dirigido por James Gunn, o filme conta com Nathan Fillion, Elizabeth Banks e Michael Rooker — com participação especial e narração de Rob Zombie. Grotesco, nojento e divertido, Seres Rastejantes é um daqueles filmes perfeitos pro final de semana.
A Cela
The Cell, 2000 // Catharine Deane tem ajudado a revolucionar a psicoterapia com uma técnica impressionante, que a permite entrar na mente de seus pacientes. Quando um serial killer é pego e não quer revelar onde está sua última vítima, um agente do FBI pede ajuda à Catharine. Mas o que ela irá encontrar dentro da mente do homem é terrível e assustador. Catharine conseguirá deter o serial killer? Ou se tornará mais uma de suas vítimas? Dirigido por Tarsem Singh, A Cela é protagonizado por Jennifer Lopez, com Vince Vaughn e Vincent D’Onofrio. O figurino do filme foi produzido por Eiko Ishioka, mesma figurinista de Drácula de Bram Stoker, de Coppola, o que garante cenas visualmente exuberantes para a produção, além de uma história aterrorizante. Já as maquiagens foram produzidas pela equipe da KNB, com supervisão de Greg Nicotero.
LEIA+: KURTZMAN, NICOTERO E BERGER: O TRIO MACABRO DOS EFEITOS ESPECIAIS
Rota da Morte
Dead End, 2003 // Em uma véspera de Natal aparentemente comum, a família Harrington está viajando para a casa de alguns parentes para as comemorações. Para tentar chegar mais depressa ao local, eles tentam um atalho. Lá, porém, se escondem seus piores pesadelos. Entre uma mulher pedindo socorro e diversas mortes estranhas que começam a acontecer, há algo de errado com o caminho que os Harrington escolheram. Dirigido por Jean-Baptiste Andrea e Fabrice Canepa, o filme é protagonizado por Ray Wise, Lin Shaye, Mick Cain e Alexandra Holden, é uma excelente escolha para assistir com a família no feriado.
Bones, O Anjo das Trevas
Bones, 2001 // Jimmy Bones era querido por todos e considerado um dos protetores da comunidade onde vivia. Certo dia, porém, acabou morto por um policial corrupto. Vinte e dois anos depois, o fantasma de Bones retorna para se vingar do acontecimento e limpar o local que amava tanto, que se transformou em uma ruína. Dirigido por Ernest R. Dickerson, o filme foi protagonizado por Pam Grier e Snoop Dogg, em um de seus primeiros papéis em longa metragens.
Cry Wolf: O Jogo da Mentira
Cry Wolf, 2005 // Quando uma jovem aparece morta em um campus de um colégio, um grupo de amigos se reúne para começar a espalhar boatos online de um possível serial killer. A ideia é tentar convencer a maior quantidade de pessoas sobre essas possíveis futuras vítimas desse assassino. Mas quando as coisas saem do controle, será difícil convencer uns aos outros que eles não estão mais mentindo. Dirigido por Jeff Wadlow — diretor de Verdade ou Desafio (2018) e Ilha da Fantasia (2020) — Cry Wolf é um filme de terror adolescente divertido e empolgante, com boas reviravoltas. Protagonizado por Julian Morris, Lindy Booth e Jared Padalecki, o filme conta com a participação especial de Jon Bon Jovi como um dos professores dos adolescentes.
Pacto Secreto
Sorority Row, 2009 // Depois de uma pegadinha dar errado e uma de suas colegas ser morta, um grupo de amigas de uma república universitária tenta encobrir o acontecimento. Mas logo elas passam a ser perseguidas e, uma por uma, se arrependerão do que fizeram. Dirigido por Stewart Hendler, o filme é um remake de Assassinatos na Fraternidade Secreta (1982), e surge na esteira dessas novas roupagens de filmes dos anos 1970 e 1980, como Natal Negro (2006), Dia dos Namorados Macabro 3D (2009) e A Última Casa (2009). Entre os nomes no elenco, estão Briana Evigan, Rumer Willis e Carrie Fisher.
Pontypool
Pontypool, 2008 // Grant Mazzy está seguindo com sua vida, indo até sua estação de rádio em Pontypool, pronto para começar mais um dia de trabalho. Chegando lá, porém, os relatos são assustadores: um estranho vírus está transformando as pessoas em zumbis — que seguem repetindo as últimas palavras que ouviram. Tentando se livrar da epidemia, ele e sua supervisora se trancam na cabine à prova de som. Mas isso será o suficiente? Dirigido por Bruce McDonald, o filme é adaptado do livro de mesmo nome de Tony Burgess. É protagonizado por Stephen McHattie — que protagonizou a sequência pouco lembrada Veja o que Aconteceu ao Bebê de Rosemary (1976) — e Lisa Houle.
LEIA+: 12 SEQUÊNCIAS DE FILMES DE TERROR QUE NEM LEMBRÁVAMOS QUE EXISTIAM
A Floresta
The Woods, 2006 // Heather Fasulo é uma jovem rebelde que, depois de certos acontecimentos, é enviada por sua família a um internato no meio das florestas. Lá, ela se torna amiga de uma jovem estranha. Logo Heather passa a ter pesadelos com o lugar, acreditando ouvir vozes e que sua nova escola é, na verdade, um coven de bruxas. Mas logo Heather terá motivos reais para se preocupar, quando outras jovens da instituição passam a desaparecer. Dirigido por Lucky McKee, o filme conta com Patricia Clarkson e Bruce Campbell no elenco.
Medo em Cherry Falls
Cherry Falls, 2000 // Na até então cidadezinha pacata de Cherry Falls, um assassino começa a assassinar garotas virgens do colégio. Jody, filha do chefe de polícia local, passa a achar bastante suspeito o que está havendo, e segue para tentar descobrir quem é o culpado pelos assassinatos, revelando segredos que a farão temer por sua própria vida. Dirigido por Geoffrey Wright, o filme foi protagonizado por Brittany Murphy. A ideia da produção subverte o conceito original dos slashers, onde a heroína era a garota virgem, aqui assassinando as virgens que procuram seus pares para evitar o assassinato.
*
E você, já assistiu todos? Qual seu filme favorito da década de 2000? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.