Poohniverso, Cinderela e mais: estrelas da Disney no terror

Desde que Pooh e Steamboat Willie entraram em domínio público, alguns personagens da Disney tiveram suas vidas viradas de cabeça para baixo. Confira algumas produções que fazem parte deste novo universo macabro.

Há uma cantiga inglesa intitulada “The Teddy Bears’ Picnic” composta em 1907 por  John Walter Bratton. Inicialmente apenas uma melodia, teve suas letras adicionadas a ela em 1932 pelo irlandês Jimmy Kennedy. Em determinado ponto da cantiga, há os dizeres “If you go down in the woods today, / You’re sure of a big surprise” [“Se você entrar na floresta hoje, você terá uma grande surpresa”, em tradução livre]. O que foi criado como uma letra inocente para as crianças, se tornou uma ameaça mais de 90 anos depois, na abertura de Ursinho Pooh: Sangue e Mel, como afirmou o Time em uma matéria que questiona como a produção pode existir. 

Essa questão é muito simples de ser respondida: a história escrita originalmente por A.A. Milne em 1926 caiu em domínio público. Apesar de a Disney ainda deter os direitos das adaptações que fez, a história e os personagens, em si, estão livres para serem adaptados por quem quiser — e tiver coragem, claro. Rhys Frake-Waterfield, diretor da obra, contou em entrevista que recebeu ameaças de morte e vários insultos quando surgiu com essa ideia (que, convenhamos, é bastante ousada).

Branca de Neve: Um Conto de Fadas de Terror, ou Floresta Negra, como ficou conhecido no Brasil, de 1997

LEIA+: 13 FILMES BASEADOS EM CONTOS DE FADAS BASTANTE MACABROS

Mas Ursinho Pooh: Sangue e Mel não é a primeira dessas adaptações a criar vida. Muitas histórias da Disney são adaptadas de Contos de Fadas reunidos por grandes nomes, como Perrault e os Irmãos Grimm. E, surfando nessa onda, muitos diretores já apresentaram suas versões macabras dessas histórias — se aproveitando da popularidade construída pela Disney, sem dúvida. Dessas, talvez a mais utilizada seja a história de A Branca de Neve, e podemos citar como exemplo o filme Branca de Neve: Um Conto de Fadas de Terror, que também recebeu o nome Floresta Negra no Brasil, protagonizado por Sigourney Weaver e Sam Neill. 

E, claro, Ursinho Pooh: Sangue e Mel não será o último filme nessa incursão. Os estúdios responsáveis pela produção, a ITN Distribution e a Jagged Edge Productions, inclusive, planejam todo um universo compartilhado dessas produções. 

A Macabra lista para você o que está inserido nesse universo, além de algumas outras obras que estão por dentro desse nicho do terror.

Ursinho Pooh: Sangue e Mel

Winnie-the-Pooh: Blood and Honey, 2023 // Christopher Robin (Nikolai Leon), que na infância viveu muitas aventuras ao lado de Leitão e Pooh no Bosque de 100 Acres, os abandonou para ir à faculdade quando cresceu. Certo dia, Robin retorna ao lugar de tantas brincadeiras, tentando mostrar para sua esposa Mary (Paula Coiz) que aquilo que viveu na infância não era uma mentira, mas encontra tudo devastado. Robin pode ter se esquecido momentaneamente de Pooh e Leitão, mas os dois companheiros não se esqueceram dele — e pior: juraram vingança.

Dirigido por Rhys Frake-Waterfield, foi o primeiro passo para o que ficaria conhecido mais recentemente como Poohniverso. Mas calma, logo a gente chega lá.

Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2

Winnie-the-Pooh: Blood and Honey 2, 2024 // Não é que Ursinho Pooh: Sangue e Mel tenha sido um filme que conquistou altas bilheteria e notas arrebatadoras dos críticos — na verdade, nem um, nem outro. Mas há algo fascinante em assistir um bom trash absurdo no cinema, e talvez tenha sido isso, aliado ao burburinho da internet, que fez com que essa produção tenha ganhado uma sequência tão rápido. Em Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2, também dirigido por Rhys Frake-Waterfield, Christopher Robin é acusado pelos moradores da cidade de Ashdown por ter trazido sua ruína na forma de assassinos antropomorfos. Enquanto ele tenta lidar com a situação, Pooh e Leitão seguem planejando um novo capítulo de sua vingança.

Poohniverso: Assembleia dos Monstros

Poohniverse: Monsters Assemble, 2025  // Crossovers e universos compartilhados existem por aí há muitos anos, e os fãs de terror conhecem alguns muito bem. Ao reunir todas essas monstruosidades saídas da Disney (e graças aos seus materiais de origem, que estão em domínio público), Rhys Frake-Waterfield resolveu criar um universo compartilhado para eles também, e até criar um inimigo em comum: Ashdown, a cidade de Christopher Robin lá de Ursinho Pooh: Sangue e Mel. Os personagens que apareceram em seus outros filmes, como Bela Adormecida, Sininho, Gancho, e até alguns que ainda irão aparecer, como Chapeleiro Louco, estão todos convocados para essa produção. A data de estreia também é 2025.

O Pesadelo da Terra do Nunca de Peter Pan

Peter Pan’s Neverland Nightmare // Levando em consideração que a história de Peter Pan já é meio aterrorizante — e até já tentaram utilizá-la como enredo para outros filmes de terror, como Garotos Perdidos —, é até natural pensar que o Poohniverso (que também está sendo chamado de Twisted Childhood Universe) invista nessa viagem. No filme, dirigido por Scott Chambers, Wendy (Megan Placito) embarca para encontrar seu irmão Michael que está nos domínios do maligno Peter Pan (Martin Portlock). O filme não tem data de lançamento ainda, mas deve estrear antes de Poohniverso: Assembleia dos Monstros.

Bambi: O Acerto de Contas

Bambi: The Reckoning, 2024 // Se você acha que Rhys Frake-Waterfield foi longe demais com Peter Pan, apenas espere. Você já chorou com a história de Bambi? Se prepare para chorar de novo (por outros motivos agora). Dirigido por Dan Allen, essa releitura de Bambi traz um cervo maligno em busca de vingança depois de ter visto sua mãe morrer. Se tudo correr conforme o planejado, a produção terá um lançamento limitado nos Estados Unidos ainda este ano, em 31 de outubro. 

Projetos futuros

Antes do filme Poohniverso: Assembleia dos Monstros, é provável que o universo criado pela mente insana de Rhys Frake-Waterfield tenha ainda duas adições, que estão sem muitos detalhes até o momento: Awakening Sleeping Beauty, uma releitura de A Bela Adormecida dirigida por Vince Knigh, e Pinocchio Unstrung, dirigido pelo próprio cientista louco que criou essa bagunça. Ambos os filmes devem estrear em 2025.

Fora do Poohniverso

Não foi Rhys Frake-Waterfield que começou com essa coisa de releituras macabras de Contos de Fadas, claro. Os próprios Contos de Fadas em si já eram bastante terríveis em suas fontes tradicionais, servindo como contos admonitórios para crianças levadas. Mas desde que Ursinho Pooh: Sangue e Mel surgiu, talvez tenhamos um crescimento dessas obras nesses próximos anos. Alguns já começaram a ser produzidos e lançados.

A Maldição de Cinderela

Cinderella’s Curse, 2024 // Dirigido por Louisa Warren e lançado no Brasil em junho deste ano, A Maldição de Cinderela chegou em ótima hora. Utilizando como base a história original e a versão da Disney, o filme conta a história da Gata Borralheira que se cansou das humilhações sofridas por sua madrasta e meias-irmãs, e acaba decidindo se vingar.

ScreamBoat

ScreamBoat, 2025 // Considerado como a primeira aparição de Mickey e Minnie, Steamboat Willie é um curta de 1928 de Walt Disney, em preto e branco. Recentemente, no primeiro dia de janeiro de 2024, depois de uma longa batalha para estender a data e manter Steamboat Willie dentro dos direitos autorais da Disney, a produção — ou melhor, o Mickey com as características da produção — acabou caindo em domínio público. E não demorou muito para que o terror desse uma garfada nesse prato apetitoso. Steven LaMorte já está com a produção encaminhada, e David Howard Thornton, que interpreta Art na franquia Terrifier, será o protagonista da empreitada prevista para 2025.

The Return of Steamboat Willie

The Return of Steamboat Willie // E não é apenas ScreamBoat que trará Steamboat Willie para o universo de terror. Produzido pela  Fewture Studios, o teaser de The Return of Steamboat Willie surgiu quase como uma creepypasta na internet nos últimos meses, sem sabermos muitos detalhes de quem é o diretor, como será esse filme, se será um live action ou uma animação — não sabemos nada. A única coisa que sabemos é a legenda que acompanha o teaser: “Depois de 95 anos preso, Willie está livre e quer seu barco a vapor de volta”. Desejamos boa sorte a ele.

LEIA+: 5 GAMES MAIS MACABROS QUE OS CONTOS DE FADAS DOS IRMÃOS GRIMM

*

E aí, qual desses você está mais curioso para conhecer? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.