Filmes aterrorizantes para entreter as crianças

Quer apresentar filmes de terror para uma criança sem perder a mão? A Macabra selecionou uma lista de filmes perfeitos para os pequenos, com títulos infantis e clássicos do terror com classificações leves.

Há muitos anos teóricos têm levantado a ideia de que o ato de assistir a filmes de terror, ou a consumir essas obras assustadoras no geral, pode ajudar as pessoas a aprenderem a lidar melhor com sentimentos. Empatia, ansiedade e estresse são emoções que precisam ser encaradas ao assistir um filme do gênero, mas você lida com eles em um ambiente seguro, sabendo que estará a salvo, que quando desligar sua TV não terá que enfrentar, na vida real, nada daquilo que acabou de assistir.

Nem todos os filmes de terror podem ser apresentados para crianças. Porém, alguns deles, com a ajuda e o critério dos responsáveis, podem começar a despertar o interesse dos pequenos nesse tema e, consequentemente, ajudá-los a trabalhar emoções que, nessa fase, às vezes são tão difíceis de lidar. 

Sabemos que filmes como Coraline (livre), O Estranho Mundo de Jack (livre), ParaNorman (+10) e Frankenweenie (+10) são um sucesso quando se trata de apresentar filmes assustadores para crianças. Mas há um universo inteiro de filmes de terror (ou não necessariamente de terror) que podem ser utilizados para iniciar os pequenos neste gênero. 

A Macabra selecionou uma lista com filmes infantis assustadores e filmes de terror com classificações indicativas baixas que podem ajudar vocês nessa tarefa.

Filmes infantis de verdade

Alguns filmes infantis são ótimos para apresentar e ambientar as crianças em temas mais complexos, e abrir caminhos para que elas se interessem pelo terror como gênero, aprendendo que sentimentos como o medo e a ansiedade estão em um ambiente controlado ao assistir esses filmes. (E que sentir um arrepio na espinha e uns sustinhos pode ser muito divertido!)

Hotel Transilvânia

Hotel Transylvania, 2012 // Se você já se perguntou o que estaria fazendo Drácula nos dias de hoje, saiba que ele gerencia um hotel para monstros na Transilvânia. Isso, para monstros. Porém, certo dia, um humano mochileiro chamado Jonathan chega ao local. Mavis, filha de Drácula, se apaixona pelo rapaz. Como Drácula irá lidar com essa situação? Hotel Transilvânia é o primeiro de uma quadrilogia muito divertida e excelente para mostrar às crianças alguns dos monstros clássicos mais queridos do mundo em um contexto descontraído e divertido. Classificação indicativa: Livre (os três primeiros filmes da quadrilogia são livres, o último, Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão, é +10).

A Casa Monstro

Monster House, 2006 // Outro clássico das animações infantis, mas que recebe menos atenção que Coraline e ParaNorman, por exemplo, é A Casa Monstro. Na história, um grupo de três amigos decidem descobrir o que há de errado com a casa de um vizinho rabugento. E claro que a casa é realmente assustadora. A animação, em um estilo 3D um pouco mais antigo, de meados dos anos 2000, causa um pouco de estranheza no público (muitos o consideram um ótimo exemplo de filme que está no Vale da Estranheza). Mas é um bom filme para dar uns sustinhos nas crianças. Classificação indicativa: Livre.

LEIA+: CONHEÇA O VALE DA ESTRANHEZA E 3 FILMES PARA COMPREENDER A TEORIA

A Viagem de Chihiro

Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001 // Grande filme do estúdio Ghibli, A Viagem de Chihiro é uma aventura sobrenatural que tem cenas incríveis — e capazes de arrepiar algumas nucas infantis (e adultas). Chihiro, nossa protagonista, acaba sendo levada a um estranho mundo com figuras sinistras e carismáticas (e algumas muito fofinhas também), e tudo que ela quer é retornar para casa. Classificação indicativa: Livre.

A Ratinha Valente

The Secret of NIMH, 1982 // Um clássico pouco lembrado da animação, A Ratinha Valente tem uma das histórias mais inventivas dentro dessa categoria de filmes. A sra. Brisby é uma ratinha viúva que planeja se mudar com seus filhos, mas um deles, Tim, acaba ficando doente. Buscando ajuda para salvá-lo, ela acaba descobrindo diversos mistérios que envolveram seu falecido marido e que podem colocá-la, e à sua família, em perigo. A Ratinha Valente é uma aventura divertida com algumas poucas cenas mais assustadoras, mas que pode ser interessante para as crianças. E seu visual vintage pode ser um atrativo! Classificação indicativa: Livre.

Muppets Haunted Mansion: A Festa Aterrorizante

Muppets Haunted Mansion, 2021 // A Mansão Mal-Assombrada é uma das atrações mais populares de Halloween da Disney — e uma das mais antigas também. Dois filmes se derivam de sua história, um de 2003, com Eddie Murphy, e o de 2023, com LaKeith Stanfield. Mas os Muppets não ficariam de fora dessa festa. Em uma noite de Halloween, Gonzo é desafiado a passar a noite na casa mais mal-assombrada do maior parque de diversões do mundo. Um filme bem divertido pra família toda e uma boa oportunidade pra apresentar os bonecos mais legais para as crianças, o filme tem apenas cinquenta minutinhos. Classificação indicativa: Livre.

A Família Addams

The Addams Family, 2019 // Todas as encarnações de A Família Addams são excelentes, sem dúvida. Mas, se você quer apresentar essa família tão querida para crianças, talvez a animação de 2019 seja um bom começo — ainda mais se uma dessas crianças for uma garotinha pré-adolescente que andou assistindo Wandinha na Netflix. No filme, depois de terem chegado há treze anos em sua casa em New Jersey, a paz dos Addams é abalada quando uma apresentadora de reality decide transformar a paisagem do local. Classificação indicativa: Livre.

LEIA+: 5 CURIOSIDADES SOBRE A MACABRA VANDINHA ADDAMS

Abracadabra

Hocus Pocus, 1993 // Um clássico entre os clássicos, Abracadabra não poderia ficar fora dessa lista. Divertido, tem crianças no elenco e é um filme muito família, cheio de cenas icônicas que vão deixar os pequenos entretidos. No filme, um garoto se muda para Salem bem a tempo do Halloween, mas ele não acredita nas histórias locais. Até que, certo dia, andando pelos arredores, ele acaba despertando as lendárias irmãs Sanderson, três bruxas poderosas que só estavam esperando um deslize para se vingar da cidade. Classificação indicativa: Livre.

Labirinto – A Magia do Tempo

Labyrinth, 1986 // Outro clássico para deixar as crianças maravilhadas, Labirinto traz um universo de animatrônicos divertidos e carismáticos, além de uma história fantástica. Apesar de não ser um filme de terror, é uma boa aposta para ambientar as crianças em narrativas mais “adultas”, ainda que não contenha temas inadequados, e as criaturas animatrônicas podem causar algum estranhamento nos pequenos. Acompanhamos Sarah tentando recuperar seu irmãozinho, de quem devia tomar conta, das garras do rei goblin Jareth (interpretado por David Bowie!). Classificação indicativa: Livre.

Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis

Scooby-Doo on Zombie Island, 1998 // Scooby-Doo sempre é uma boa opção quando queremos mostrar filmes “aterrorizantes” para crianças. Desde os anos 1960, o grupo de crianças intrometidas e seu cachorro marcam infâncias e adolescências (e até mesmo a vida de adultos). Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis é um filme clássico de Scooby e sua turma, perfeito para o Halloween, e uma das poucas histórias onde eles enfrentam monstros de verdade! Classificação indicativa: Livre.

LEIA+: 5 FILMES DO SCOOBY-DOO PARA O SEU HALLOWEEN

Goosebumps: Monstros e Arrepios

Goosebumps, 2015 // Baseado na obra de R.L. Stine, que já aterrorizou muitas crianças nos anos 1990, Goosebumps: Monstros e Arrepios é um filme bom para apresentar um pouco desse universo de horror que Stine criou. No filme, um jovem se muda de casa e acaba vizinho de Stine (interpretado por Jack Black), se tornando amigo de sua filha. Mas há mais coisas que a casa do escritor esconde. Classificação indicativa: +10.

Wendell & Wild

Wendell & Wild, 2022 // Dirigido por Henry Selick (diretor de Coraline, James e o Pêssego Gigante e O Estranho Mundo de Jack) e produzido e escrito por Jordan Peele, Wendell & Wild acompanha dois irmãos demônios que são sumonados ao mundo dos vivos, e terão que lidar com uma freira e adolescentes góticos. Com um visual pra lá de diferente e uma equipe dessas na produção, com certeza vale a pena conferir com os pequenos. Classificação indicativa: +12.

Filmes para aterrorizar os pequenos

Os filmes abaixo não são exatamente infantis, e muitos estão encaixados dentro do gênero terror, mas são filmes com classificações indicativas baixas e que tem um conteúdo bem leve. 

Gremlins

Gremlins, 1984 //  As criaturinhas mais bonitinhas do universo do terror são uma grande oportunidade de encantar as crianças com esse universo. Gizmo é um bichinho muito fofinho, e temos certeza que você, que cresceu assistindo a Gremlins, sempre quis ter um mogwai. No filme, que tem o clima perfeito para ser visto no final de ano, Billy (Zach Galligan) ganha de seu pai uma estranha criaturinha que vem acompanhada de várias regras — não o molhe, não dê comida depois da meia-noite e evite locais muito iluminados. O filme pode ter uma ou duas cenas mais assustadoras para crianças muito pequenas, principalmente quando outros mogwais aparecem, mas no geral é bastante inofensivo. Classificação indicativa: Livre.

Os Caça-Fantasmas

Ghostbusters, 1984 // Os parapsicólogos Egon Spengler, Raymond Stantz e Peter Venkman, aliados a Winston Zeddmore, se unem para estudar estranhos fenômenos que estão acontecendo — e piorando, com o tempo — na cidade de Nova York. Os Caça-Fantasmas é um clássico da Sessão da Tarde dos anos 1990, mas de certa forma também é atemporal: o interesse na série foi revivido com Stranger Things e suas duas últimas sequências. É o momento ideal para assistir com as crianças e apresentá-las ao Geleia e ao Stay Puft. (Talvez o filme tenha algumas cenas um pouco constrangedoras envolvendo Gozer e seus guardiões, mas dá pra contornar.) Classificação indicativa: Livre.

Os Fantasmas se Divertem

Beetlejuice, 1998 // Com o fenômeno do lançamento da sequência tão aguardada de Os Fantasmas se Divertem, talvez seja o melhor momento para apresentar esse clássico dos anos 1980 às crianças. Personagens cativantes, um ritmo divertido e uma porta de entrada excelente para outros filmes de gênero, Os Fantasmas se Divertem cumpre muito bem a tarefa de ambientar os pequenos a filmes mais assustadores (com direito a algumas cenas arrepiantes de verdade!). Classificação indicativa: Livre.

Creepshow: Arrepio do Medo

Creepshow, 1982 // Sabemos que Stephen King geralmente é a porta de entrada para coisas mais pesadas. Uma boa porcentagem dos fãs de terror de hoje cresceram assistindo ou lendo as histórias do mestre. Creepshow: Arrepio do Medo é um bom lugar para se começar — além de King, temos ainda outros dois grandes nomes por trás da produção: Savini e George Romero, além de um elenco pra lá de especial. Contendo seis histórias de terror, com certeza alguma delas vai fascinar o seu rebento (seja pela nojeira, seja pelos efeitos especiais incríveis). Classificação indicativa: 12 anos.

Poltergeist: O Fenômeno

Poltergeist, 1982 // Os tormentos da família Freeling deixam qualquer um de cabelo em pé, e sabemos que pode afetar alguns espectadores mais sensíveis. Mas, dentre os filmes de terror de verdade, esse talvez seja um dos mais tranquilos a se apresentar às crianças (mesmo que algumas fiquem aterrorizadas com a experiência de Carol Anne de ser sugada pela TV). Alguns efeitos ficaram um pouco datados da época que foram feitos, e isso pode fazer com que as crianças se sintam mais seguras, sabendo que estão vendo um filme de mentirinha (e de quebra você ainda pode fazer uma leitura para as crianças antes de dormir com a novelização da obra de Tobe Hooper). Classificação indicativa: +14 (mas, com a atenção dos responsáveis, pode ser um +12).

*

Qual outro filme você colocaria na lista? Comente com a Macabra no Instagram e em suas redes sociais.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.