Em sua mistura de horror e ficção científica, Alien, O Oitavo Passageiro é um dos filmes mais queridos pelos fãs do gênero. Com a brilhante atuação de Sigourney Weaver, o filme acabou também se tornando um marco entre as obras protagonizadas por mulheres. Desde 1979, ano de lançamento do filme, vários materiais foram criados a partir da obra original, incluindo livros, quadrinhos, jogos e, claro, outros filmes. Nesses 41 anos desde seu lançamento, o filme se desdobrou em uma franquia composta, até hoje, por seis longa-metragens.
Mas tanto a história da criação de Alien quanto os enredos de seus filmes são cheios de percalços. Reunimos algumas informações sobre a série, e a ordem para assistir aos filmes.
Criação de Alien
Enquanto trabalhava no filme Dark Star, de John Carpenter, Dan O’Bannon tinha uma enorme vontade de criar um filme com um alienígena real, um orçamento maior e maiores possibilidades de explorar uma história. Em Dark Star, um filme de baixo orçamento, o ser alienígena foi criado com uma bola de vôlei e tinta spray.
Após alguns anos, enquanto trabalhava em uma história com mais elementos de horror, O’Bannon conheceu Ronald Shussett e ambos formaram uma parceria, onde os dois ajudariam na escrita dos roteiros. Na época, Shusset trabalhava no que mais tarde se tornaria o filme O Vingador do Futuro, de 1990, mas os dois roteiristas resolveram focar na história que O’Bannon já havia começado.
Chamado de Memory inicialmente, o projeto era composto pelas primeiras cenas que conhecemos do primeiro filme de Alien: a tripulação de uma nave espacial acordando por causa de um sinal misterioso. Shussett sugeriu que O’Bannon utilizasse um conceito que ele havia escrito certa vez, de gremlins que invadiam um bombardeiro B-17 alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Com esse elemento, o projeto mudou de nome para Star Beast. Mas O’Bannon não estava satisfeito, e após perceber quantas vezes a palavra “alien” aparecia no roteiro resolvei dar a ele o nome de Alien.
O’Bannon afirmou, certa vez, que “eu não roubei Alien de ninguém, eu roubei de todos”. Suas inspirações incluíram principalmente O Monstro do Ártico (1951), Planeta Proibido (1956), Planeta dos Vampiros (1965), além de vários quadrinhos da EC Comics e clássicos da literatura da ficção científica.
Com cerca de 85% do roteiro pronto, depois de várias apresentações e tentativas de acordo, a história de O’Bannon e Shusett acabou indo para com a Brandywine Productions, produtora próxima da 20th Century Fox. A produtora revisou e reescreveu por várias vezes o roteiro, mas ainda assim não fez com que a 20th Century Fox se interessasse em investir dinheiro em um filme de ficção científica. Tudo mudou quando Star Wars foi lançado em 1977, e a 20th Century Fox achou que era o momento de tirar essa história da gaveta.
Dentre os seis filmes lançados da franquia, ignorando Alien vs Predador, quatro diretores puseram suas mãos na história das terríveis criaturas. O primeiro deles foi Ridley Scott, que também ficou responsável pelos dois últimos filmes lançados que servem como prequel para a franquia — ou seja, se passam antes do primeiro filme. Ridley Scott foi escolhido pelos chefes da Brandywine Productions depois de ficarem bastante impressionados com seu trabalho em Os Duelistas, de 1977.
Cronologia
A ordem de lançamento dos filmes da franquia Alien foram Alien: O Oitavo Passageiro, de 1979, dirigido por Ridley Scott; Aliens: O Resgate, de 1986, dirigido por James Cameron; Alien 3, de 1992, dirigido por David Fincher; Alien: A Ressurreição, de 1997, dirigido por Jean-Pierre Jeunet; Prometheus, de 2012, dirigido por Ridley Scott; Alien: Covenant, de 2017, também por Ridley Scott.
Mas, se você quiser assistir Alien cronologicamente, à medida que a história se desenrola, talvez prefira assistir primeiro os filmes prequels — os dois últimos lançados até agora, Prometheus e Alien: Covenant, dirigidos por Scott.
Prometheus
Prometheus, 2012 // Dirigido por Ridley Scott, Prometheus é considerado o começo de tudo. O filme, que se passa entre os anos de 2089 e 2093, conta a história da nave USCSS Prometheus e sua equipe de pesquisa, comandada pela doutora Elizabeth Shaw e seu parceiro Charlie Holloway, financiados pela Corporação Weyland. O grupo segue pistas de um mapa estelar, criado por antigas civilizações terrestres, para descobrirem como a vida humana surgiu, e se encontrarem com os “Engenheiros”, possíveis criaturas extraterrestres responsáveis por esse processo. Estes mapas os levam até a exolua LV-223. É nesse local que a tripulação tem contato com um estranho líquido preto e com criaturas que podem destruir a raça humana de vez, o contrário do que eles foram procurar.
O androide David e a figura de Peter Weyland são um dos eixos que unem esse aos outros filmes da franquia, levando em consideração que a corporação Weyland-Yutani é a maior responsável por todas as outras viagens e tentativas de captura da criatura Alien, para que este sirva aos propósitos da companhia, seja para criar a imortalidade, seja como arma biológica. Parte desse roteiro foi pensado a partir do livro Eram os Deus Astronautas?, de Erich von Däniken, que pensa a teoria de que houveram astronautas antigos no planeta terra, vindos de fora da nossa órbita, para ajudar no desenvolvimento humano.
Alien: Covenant
Alien: Covenant, 2017 // Também dirigido por Ridley Scott, o filme é uma continuação direta de Prometheus, e se passa cerca de dez anos depois, em 2104. O filme mostra as origens da relação do androide David com Peter Weyland, e acompanha a nave de colonização USCSS Covenant, que transporta mais de 2000 colonos e 1140 embriões humanos para o planeta Origae-6. Antes que a nave chegue a seu destino, entretanto, um acidente acontece e a tripulação, tentando contornar a situação e depois de receberem uma transmissão de uma voz aparentemente humana, muda a rota de Origae-6 para Planeta 4, que é mais próximo e parece ótimo para a colonização. Porém, chegando ao planeta, apesar de encontrarem vegetação abundante, não se vê sinal de vida animal. Quando um dos membros da equipe de exploração encontra uma etiqueta com o nome de “Dr. E. Shaw”, o espectador tem um contexto de onde a nave se encontra e o que vem a seguir.
É nesse filme que a origem dos xenomorfos são explicadas e outra criatura é mencionada: os neomorfos. Os neomorfos são bastante parecidos com os xenomorfos, principalmente seu sistema parasitário de gestação dentro de um hospedeiro, mas são criaturas diferentes. Foram criados a partir da reação entre o ecossistema do Planeta 4, para onde David viajou após o LV-223, e o líquido preto de suas experiências biológicas.
Em Alien: Covenant ainda não temos a junção Weyland-Yutani, mas Peter Weyland permanece com seus desejos de saber os segredos dos Engenheiros, e como isso pode alterar a qualidade (e quantidade) de vida dos seres humanos — e principalmente dele próprio.
Alien, O Oitavo Passageiro
Alien, 1979 // Primeiro filme lançado da franquia Alien, também dirigido por Ridley Scott, nós acompanhamos agora a nave Nostromo, e a história se passa em torno de 2122. Nostromo é uma nave rebocadora, que está retornando para a Terra quando ouve uma transmissão desconhecida de um planeta vizinho. O computador da nave acorda a tripulação, que age sob as ordens de seus empregadores e parte para o local. A equipe acaba se dividindo, com um grupo indo procurar a origem do chamado e o outro tentando consertar a nave, que acabou danificada na aterrissagem. A tripulação que saiu da nave encontra um estranho gigante alienígena morto, como se seu corpo tivesse explodido de dentro para fora, e vários ovos estranhos no local. Um dos tripulantes da equipe é atacado por uma criatura estranha. A tripulação tenta tirar o alienígena do rosto do colega, mas percebe que o sangue dele é corrosivo como ácido. Em dado momento, ele se solta sozinho e morre. Tudo parece bem, até que Kane, o homem que teve o rosto grudado pela criatura, acaba passando mal durante o jantar com seus companheiros de nave e tem seu peito aberto por outro alien.
A situação sai do controle e que assume a responsabilidade com a nave é subtenente Ripley, que acaba descobrindo um plano de seus empregadores, a Corporação Weyland-Yutani, para que Ash, um androide escondido entre a tripulação, leve o alien vivo para eles, mesmo que toda a equipe morra no processo.
Alien, O Oitavo Passageiro fez um tremendo sucesso, e a cada ano que passa acaba ganhando novos fãs, mantendo o status de um dos mais queridos filmes de ficção científica.
Aliens, O Resgate
Aliens, 1986 // Após Ripley destruir a Nostromo e fugir em uma nave auxiliar, a subtenente ficou adormecida por 57 anos em estase, até ser resgatada e interrogada por seus antigos empregadores da Corporação Weyland-Yutani em 2179. A Corporação não acredita nas afirmações de Ripley e duvida que realmente havia um alienígena a bordo da Nostromo, que a fez destruir a nave. Onde a Nostromo encontrou os ovos alienígenas, a lua LV-426, agora abriga a colônia Hadleys Hope. Quando a colônia perde o contato com a base oficial, Ripley é chamada para ajudar uma equipe a descobrir o que houve no local. A bordo da nave USS Sulaco, a equipe parte para a colônia. Os colonos estavam servindo de incubadoras quando foram encontrados.
Um filhote alienígena é morto no processo de recuperação dos colonos e a equipe enviada para explorar o local é atacada por outros aliens. Se segue, então, outra luta pela sobrevivência entre humanos e criaturas alienígenas.
Aliens foi dirigido por James Cameron. Desde 1979 a Brandywine Productions tinha a intenção de produzir uma sequência de Alien, mas alguns problemas, como orçamento, entraram no caminho. Quando um roteiro de Exterminador do Futuro caiu nas mãos de um dos sócios da Brandywinee, a produtora achou que Cameron era o diretor perfeito para o trabalho.
Alien 3
Alien³, 1992 // Após um incêndio na Sulaco, a nave manda um pod com Ripley e os outros poucos sobreviventes para o espaço em busca de ajuda. A cápsula cai no planeta-prisão Fury 161, habitada somente por presos do sexo masculino. Ninguém humano, além de Ripley, sobreviveu à queda, e durante a viagem a nave encontrou um alien hospedado em um dos tripulantes. Como era de se esperar, o alien também sobreviveu e continua vivo, agora está preso junto dos criminosos e de Ripley no planeta, que não possui armas para detê-lo. Clemens, o médico da prisão, é quem encontra Ripley, e acabam enviando um pedido de socorro para ajudá-la. O pedido é recebido por uma nave da Corporação Weyland-Yutani. Ripley percebe então o erro desse pedido de ajuda.
O filme foi dirigido por David Fincher, mas o cineasta não era a primeira escolha para essa produção. Vincent Ward era originalmente o diretor, mas sua proposta foi cancelada logo na etapa de pré-produção. Além desse, vários outros problemas ocorreram durante a gravação, e Fincher não é um dos maiores fãs desse filme, que é também seu primeiro crédito como diretor em um longa-metragem.
Alien: A Ressurreição
Alien Resurrection, 1997 // O filme se passa 200 anos depois dos acontecimentos de Alien 3, em 2379. Ripley foi clonada com material genético recolhido antes de sua morte, que acontece no final do filme anterior, por cientistas militares a bordo da nave USM Auriga. Junto do DNA de Ripley, o DNA da Rainha Xenomorfa foi misturado e o clone, chamado de Ripley 8, cresce com um embrião dentro dele. A Auriga recebe vários humanos sequestrados de um grupo de mercenários, que logo se veem presos e atacados pelas experiências aliens que conseguem escapar do laboratório. A genética combinada de Ripley e da Rainha Alien fizeram com que o clone 8 desenvolvesse capacidades sobre-humanas, além de uma ligação mental com as criaturas. Mas essa mistura genética também alterou a própria Rainha Xenomorfa, que desenvolveu um útero e deu à luz um híbrido alien e humano.
O filme foi dirigido por Jean-Pierre Jeunet, e sua recepção foi mais fraca que as anteriores. Somente 15 anos depois outro filme de Alien foi feito, apesar de todas as vontades de Ridley Scott e James Cameron de realizá-lo no início dos anos 2000.
*
Prontos para a maratona? Se você curtiu o texto, compartilhe com seus amigos no Twitter e Instagram.