Em uma floresta tropical da América Central, o que era para ser uma simples missão de resgate de um grupo de militares logo se transforma em uma caçada mortal com uma criatura alienígena — chamados posteriormente de Yautjas — mestre da camuflagem e na arte do rastreamento. O Predador deu o pontapé inicial para uma franquia de sucesso, se tornando um dos grandes clássicos dos anos 1980, e completa 35 anos em 2022.
Dirigido por John McTiernan, com roteiro dos irmãos Jim e John Thomas, o primeiro Predador foi protagonizado por Arnold Schwarzenegger, que teve extrema importância para a realização do filme. Foram feitas três sequências, dois crossovers com Alien, outra estrondosa franquia de ação e ficção científica, além de jogos com seus personagens e participações em quadrinhos.
Agora, prestes a receber um novo filme, contando a primeira vez que a raça de Predadores veio parar na terra, a Macabra relembra algumas curiosidades e a ordem cronológica da franquia, para você ficar preparado para O Predador: A Caçada, que estreia dia 05 de agosto direto no streaming Star+.
O ínicio de tudo
Primeiro filme de um estúdio grande do diretor John McTiernan, o cineasta não era a opção mais óbvia quando precisaram de alguém para a nova produção. Mas Schwarzenegger assistiu a Delírios Mortais, o primeiro longa-metragem de McTiernan, feito com um baixo orçamento, e recomendou à produção do filme a contratação de John para O Predador. Em suas memórias, no livro Total Recall, Schwarzenegger conta que ficou impressionado com a atmosfera do filme, que se McTiernan era capaz de fazer tudo aquilo com um orçamento baixo, talvez ele fosse o nome certo para esse trabalho.
McTiernan depois dirigiu Duro de Matar (1988) e Duro de Matar 3: A Vingança (1995). Apesar de não ter uma carreira com inúmeros títulos, McTiernan, pelo que contam os registros, teve pulso firme e cabeça fria para enfrentar todos os problemas que surgiram ao longo das filmagens.
Mandíbulas e Van Damme
O visual final da criatura Predador foi pensado por Stan Winston, lenda da criação de práticos e criaturas de filmes de terror e ficção científica. Novamente, Schwarzenegger agiu como intermediário para a contratação e recomendou o trabalho de Winston após trabalhar com ele em Exterminador do Futuro. Um detalhe curioso, conta-se que, enquanto viajava com James Cameron para as filmagens de Aliens, O Resgate, Cameron havia visto os desenhos de Winston, e sugeriu a ele que adoraria ver uma criatura com mandíbulas. Winston acatou a ideia, e a imagem final do Predador é aquela que conhecemos bem.
LEIA+: STAN WINSTON: “EU NÃO FAÇO EFEITOS ESPECIAIS, EU FAÇO CRIATURAS”
Mas as primeiras tentativas de criar o visual da criatura caçadora foram um fracasso. Para começar, Van Damme foi escolhido para viver o assassino caçador, mas houve um sério problema de diálogo entre as partes: primeiro, que as próteses do Predador eram grandes demais para o porte de Van Damme, segundo, que ele próprio não estava muito feliz com as escolhas de vestimenta. Logo, ambos concordaram que não era uma boa ideia manter o ator como o antagonista.
O outro problema eram os atrasos na filmagem. Antes de Winston, a equipe contratada para pensar o visual do Predador era a Boss Film Creature Shop, mas quando o traje foi entregue para teste, ainda com Van Damme na produção, todos encararam horrorizados. McTiernan relembra que não poderia filmar com aquele traje, e que quando o viu, pensou “estamos com problemas”. Já Schwarzenegger descreveu, em outro momento, que se parecia com “um cara de terno de lagarto com cabeça de pato”.
As sequências
Mesmo com os problemas do primeiro filme, a 20th Century Fox se interessou em fazer uma sequência. O estúdio procurou os irmãos John e Jim para pensarem em um roteiro. Das seis ideias dadas pela dupla, a Fox ficou interessada na possibilidade de colocar o Predador em uma “selva de pedra”, enquanto uma onda de calor toma conta da cidade. A direção ficou por conta de Stephen Hopkins, que demonstrou interesse ao produtor Joel Silver enquanto dirigia A Hora do Pesadelo 5 – O Maior Horror de Freddy.
Arnold Schwarzenegger, que interpretou Dutch no primeiro filme, não retornou para seu papel devido a algumas disputas de salário. Um novo personagem foi criado, o Agente Especial Peter Keyes, que foi interpretado por Gary Busey. Mas talvez seja justo dizer que o grande astro de O Predador 2 seja Danny Glover, como o oficial Mike Harrigan.
O segundo filme não foi tão bem quanto o primeiro, e apesar dos crossovers com Alien entre esse período, somente 20 anos depois é que um terceiro filme único do Predador saiu do papel. Com produção de Robert Rodriguez, Predadores foi lançado em 2010, com direção de Nimród Antal. O quarto filme da criatura veio em 2018, dirigido por Shane Black.
Apesar do distanciamento entre os lançamentos e as críticas nem sempre tão boas, não podemos dizer que a popularidade de Predador seja pouca. A criatura ainda é lembrada, querida e temida por muitos fãs de terror.
Para conhecer a franquia
A ordem cronológica da franquia Predador não tem segredo. Com exceção de O Predador: A Caçada, todos os filmes foram lançados em sequência, então a ordem de lançamento é a mesma que a ordem cronológica. O Predador: A Caçada inicia a franquia, e será lançado em 05 de agosto de 2022, diretamente no canal de streaming Star +.
O Predador: A Caçada
Prey, 2022 // O mais novo capítulo da saga Predador chega em agosto ao streaming Star+, e é uma prequel da franquia — isso quer dizer que ele se situa antes dos filmes lançados até então. E, nesse caso, bem antes. Em O Predador: A Caçada, vamos conhecer a origem das visitas do Predador à Terra, há 300 anos, na nação Comanche. Naru (Amber Midthunder), a protagonista, é quem entra em contato e luta diretamente contra a criatura, fazendo de tudo para proteger sua nação contra a caçada mortal. O filme foi escrito por Patrick Aison, dirigido por Dan Trachtenberg, e o detalhe crucial dessa produção é que Jhane Myers, produtora do filme, é ela própria da nação Comanche. Quase todos os personagens do filme são interpretados por atores de nações originárias, como é o caso da própria Midthunder, e outros atores, como Dakota Beavers, Stormee Kipp, Michelle Thrush e Julian Black Antelope. Além disso, a produção irá contar com dublagem e legendas na língua Comanche, sendo o primeiro filme da história a realizar tal feito.
O Predador
Predator, 1987 // Dirigido por John McTiernan, escrito pelos irmãos Jim e John Thomas, acompanhamos um grupo de soldados em uma missão em uma floresta na América Central, quando descobrem que estão sendo caçados por um guerreiro que não parece deste mundo. Protagonizado por Arnold Schwarzenegger e Kevin Peter Hall — que dá vida ao Predador —, com Carl Weathers, Bill Duke e Elpidia Carrillo no elenco, o filme se tornou um sucesso entre os filmes de ação, e, de certa forma, ficção científica e terror, dos anos 1980.
O Predador 2: A Caçada Continua
Predator 2, 1990 // Como todo bom filme de sucesso dos anos 1980, O Predador ganhou uma sequência. Intitulada O Predador 2: A Caçada Continua, acompanhamos agora nosso guerreiro caçador extraterrestre favorito em Los Angeles, em plena onda de calor, com muitos alvos fresquinhos — ou quentinhos — para ele. O filme não fez tanto sucesso quanto seu antecessor, mas a figura do Predador continuou sendo querida no coração dos fãs, que não o esqueceram. Dirigido por Stephen Hopkins, com roteiro novamente escrito pelos irmãos Thomas, a produção trouxe de volta Kevin Peter Hall sob a roupa de Predador, dessa vez protagonizando ao lado de Danny Glover.
Alien vs. Predador
Alien Vs. Predator, 2004 // Um ano depois do lançamento de um dos grandes crossovers da história do cinema, com Freddy Krueger vs Jason Voorhees, tivemos outro encontro alucinante: Alien contra Predador, duas forças alienígenas com instintos aguçados e bocarras cheias de dentes que tem pouco apreço por vidas humanas. No filme, dirigido por Paul W.S. Anderson, um grupo de pesquisadores é levado até a ilha de Bouvetøya, na Antártida, para pesquisar uma estranha fonte de calor emanando das profundezas da terra. Logo, Alien e Predador começam uma luta desenfreada e aterrorizante. Com Sanaa Lathan e Lance Henriksen, o filme contou com os efeitos especiais e próteses de Barrie Gower.
LEIA+: STRANGER THINGS: CONHEÇA O CRIADOR DO VECNA
Alien vs. Predador 2
Aliens Vs. Predator: Requiem, 2007 // Pouca gente parece sequer se lembrar que esse filme existe, mas ele existe, e foi dirigido pela dupla Colin e Greg Strause. Na história, que se passa logo após os acontecimentos do primeiro Alien vs Predador, nós temos um amálgama nada adorável das duas raças em conflito, que ficou conhecido como Predalien. Alien e Predador seguem em sua rixa, e acabam em uma cidadezinha rural no Colorado, Estados Unidos, transformando a vida de todos os moradores do local em um inferno.
Predadores
Predators, 2010 // Dirigido por Nimród Antal e protagonizado por Adrien Brody, Laurence Fishburne, Topher Grace e Alice Braga, o filme é considerado por muitos a melhor sequência da franquia, depois do filme de 1987. Depois de 20 anos de O Predador 2, Predadores traz um pouco do clima de terror na selva pelo qual o filme original ficou tão marcado. Um grupo de mercenários é sequestrado e levado para uma floresta em um planeta desconhecido, somente para servir de caça aos Predadores.
O Predador
The Predator, 2018 // Dirigido por Shane Black, que esteve no elenco do primeiro filme da franquia, o filme traz uma raça melhorada de Predadores, que utilizou o DNA de outras espécies para seu próprio aperfeiçoamento. Um Predador capturado escapa e assassina a todos na instalação militar onde estava preso. O único sobrevivente da matança acaba chamando a atenção de um grupo de Predadores, e agora seu filho se tornou um alvo. Resta somente a um grupo de ex-soldados e uma cientista deter as criaturas.
*
Pronto para a maratona? Todos os filmes da franquia estão disponíveis no canal de streaming Star+. Qual o seu favorito? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.