Stan Winston: “Eu não faço efeitos especiais, eu faço criaturas”

Responsável pelo visual de personagens icônicos como Predador e o Exterminador, Stan Winston foi um dos grandes gênios criativos dos efeitos visuais e maquiagens do cinema.

A magia do cinema, principalmente quando falamos de terror, fantasia e ficção científica, está em acreditar no que estamos vendo, em ser transportado para aquele universo por completo. E quando criaturas entram em cena, é bom que elas sejam incríveis, ou todo o resto vai por água abaixo. Mas quem dá vida aos monstros, criaturas marinhas aterrorizantes, alienígenas, vampiros e lobisomens?

Alguns nomes se sobressaem na arte de maquiagens e efeitos visuais para o cinema e acabam deixando sua marca eterna na história, como Tom Savini, Rick Baker e Ve Neill. E Stan Winston.

Um frequente colaborador de James Cameron, Tim Burton e Steven Spielberg, Stan Winston é um dos grandes mestres da arte da maquiagem, dos efeitos especiais, e ajudou a criar o visual de alguns dos personagens mais icônicos dos anos 1980 e 1990, como o Predador e Exterminador do Futuro.

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Winston se formou na Universidade de Virgínia, em Charlottesville, estudando pintura e escultura. Depois de algum tempo na Universidade da Califórnia, em Long Beach, acabou se mudando para Hollywood para tentar ser ator. Com dificuldades de encontrar trabalho na área, acabou indo trabalhar como assistente de maquiador nos Estúdios Disney.

“Eu não faço efeitos especiais. Eu faço personagens. Eu faço criaturas.”

Em 1972, Winston fundou seu próprio estúdio para desenvolvimento de maquiagens e efeitos especiais, o Stan Winston Studio, e logo no ano seguinte, em 1973, ganhou o Emmy pelo trabalho realizado no filme para TV Os Demônios dos Seis Séculos (1972, dir. Bill Norton). Em 1978 fez os figurinos dos wookies para o Especial de Natal de Star Wars.

Com a chegada da década 1980, as coisas começaram a ficar especialmente movimentados para Winston e seu estúdio, e foi o período que mais lhe rendeu gratificações e consolidou seu nome entre os grandes mestres da maquiagem e dos efeitos especiais. 

A primeira indicação de Winston ao Oscar aconteceu logo no início da década, em 1981, com o filme Heartbeeps — sobre dois robôs que fogem e tentam criar uma família. Seu trabalho com Rob Bottin em O Enigma de Outro Mundo, de John Carpenter, chamou a atenção de algumas produtores de Hollywood, e fez com que o artista gosse chamado para novos projetos. Nos anos seguintes, Winston trabalhou no departamento de maquiagens dos filmes O Enigma do Mal (1982, dir.  Sidney J. Furie), Sexta-Feira 13, Parte 3 (1982, dir. Steve Miner) e O Homem das Estrelas (1984, dir. John Carpenter), entre tantos outros, entre lançamentos no cinema e para a TV.

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Mesmo com esses excelentes trabalhos no currículo, foi com O Exterminador do Futuro, de James Cameron, lançado em 1984, que Winston demonstrou todo seu potencial. Responsável por dar vida ao robô T800, interpretado por Arnold Schwarzenegger, Winston fez um trabalho impressionante, e garantiu à máquina T800 um aspecto assustador para ser conferido nas telas do cinema — e que, ainda hoje, chama a atenção dos novos espectadores.

Depois que as portas se escancararam para o trabalho de Winston graças ao que fez em O Exterminador do Futuro, novos projetos grandes surgiram. Foi responsável pela criação do visual das criaturas em  Invasores de Marte (1986, dir. Tobe Hooper), e logo em seguida voltou a trabalhar com James Cameron em Aliens, o Resgate, de 1986, sendo o responsável pelos efeitos do próprio Alien. Seu trabalho em Aliens foi tão bem recebido que Winston ganhou, neste anos, seu primeiro Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Stan Winston também trabalhou no departamento de efeitos especiais em O Predador (1987, dir. John McTiernan) e em O Predador 2: A Caçada Continua (1990, dir. Stephen Hopkins); criou o visual dos monstros no filme Deu a Louca nos Monstros (1987, dir. Fred Dekker); e ainda na década de 1980, em 1988, fez seu primeiro trabalho como diretor, no filme A Vingança do Diabo.

A Vingança do Diabo conta a história de um homem que, após perder o filho em um trágico acidente, invoca uma criatura assustadora para se vingar. O filme foi criado a partir de um poema intitulado Pumpkinhead, de Ed Justin, e contou com roteiro de Mark Patrick Carducci e Gary Gerani. A produtora De Laurentiis Entertainment Group queria contratar Winston para os efeitos especiais, mas ele logo percebeu que seria uma chance de fazer sua estreia como diretor.

Apesar da bilheteria do filme não ter sido tão boa quanto todos esperavam, ele passou a ser muito querido e respeitado pelos fãs, o que originou uma certa influência para que outros filmes e derivados fossem lançados. A Vingança do Diabo conta com três sequências: Pumpkinhead: O Retorno (1993, dir. Jeff Burr), Pumpkinhead de Volta das Cinzas (2006, dir. Jake West) e Pumpkinhead 4 – Maldição Sangrenta (2007, dir.  Michael Hurst). Seu legado ainda conta com uma HQ, lançada pela Dark Horse em 1993, escrita por Gary Gerani e com artes de  intitulada Pumpkinhead: The Rites of Exorcism, que não foi terminada; uma HQ lançada em 2018 pela Dynamite, escrita por Cullen Bunn e com arte de Blacky Shepherd, intitulada Pumpkinhead; além de um jogo chamado Bloodwings: Pumpkinhead’s Revenge e uma música dos Misfits para o álbum Famous Monsters, de 1999, chamada Pumpkin Head.

Além de A Vingança do Diabo, Winston dirigiu o filme infantil Meu Amigo, o Gnomo, de 1990, e alguns curtas, como o vídeo musical de Michael Jackson, Ghosts, de 1997, com roteiro de Mick Garris.

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Winston continuou trabalhando nos departamentos de maquiagens e efeitos especiais. Ainda nos anos 1990 trabalhou em filmes icônicos para a década, como Edward Mãos de Tesoura (1990, dir. Tim Burton), sendo responsável pela maquiagem especial e os efeitos das tesouras; O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991, dir. James Cameron), responsável e produtor de maquiagem; Batman, O Retorno (1992, dir. Tim Burton), responsável pela maquiagem do Pinguim e produtor dos efeitos; Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993, dir. Steven Spielberg), em que foi o responsável pelos dinossauros; Entrevista com o Vampiro (1994, dir. Neil Jordan), responsável pelos efeitos e pela maquiagem dos vampiros; A Ilha do Dr. Moreau (1996, dir. John Frankenheimer e Richard Stanley), responsável pelos efeitos e pelo design da criatura; Pequenos Guerreiros (1998, dir. Joe Dante), entre outros. 

Nos anos 2000, Winston trabalhou em A.I.: Inteligência Artificial (2001, dir. Steven Spielberg), responsável pelos efeitos dos robôs; O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003, dir. Jonathan Mostow), responsável pela maquiagem de efeitos especiais; Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003, Tim Burton), diretor dos efeitos especiais; Constantine (2005, dir. Francis Lawrence), responsável pela maquiagem de efeitos especiais; Homem de Ferro (2008, dir. Jon Favreau), responsável pelos efeitos especiais; e Avatar (2009, dir. James Cameron), nos efeitos especiais; para citar os filmes mais importantes de seu currículo.

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No quesito indicações para o Oscar, além dos já citados Heartbeeps e Aliens, O Resgate, Winston teve outras oito indicações. Foi indicado a Melhores Efeitos Especiais por O Predador, Melhor Maquiagem por Edward Mãos de Tesoura, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Maquiagem por O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, Melhor Maquiagem por Batman: O Retorno, Melhores Efeitos Especiais por Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, Melhores Efeitos Especiais por O Mundo Perdido: Jurassic Park, e Melhores Efeitos Especiais por A.I.: Inteligência Artificial. De suas indicações, Winston ganhou por Aliens, O Resgate, as duas indicações por O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, e por Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros.

Stan Winston faleceu em 2008, mas deixou uma marca profunda naqueles que estiveram por perto e trabalharam junto com ele. Depois de sua morte, os quatro supervisores que trabalhavam com Winston, Shane Mahan, John Rosengrant, Alan Scott e Lindsay Macgowan, abriram seu próprio estúdio de efeitos especiais, o Legacy Effects, estúdio responsável por obras como Godzilla: Rei dos Monstros, O Mandaloriano, A Forma da ÁguaAmeaça Profunda, entre outros sucessos de bilheteria.

A família de Winston criou o Stan Winston School of Character Arts, escola para as próximas gerações de designers de personagens, maquiadores e produtores de efeitos especiais. Em sua página no facebook é possível acompanhar um pouco do que a escola produz. Os cursos podem ser assistidos através do site Stan Winston School.

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Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.