Landis Blair é ilustrador e quadrinista, mais conhecido no meio independente de histórias em quadrinhos. Seu traço firme com caneta e tinta cria imagens que são puro deleite: bem humoradas, detalhadas e mórbidas em alguns níveis.
Nascido em 1983 em Illinois, Estados Unidos, Blair cresceu observando o trabalho de Edward Gorey, sentindo-se estranhamente atraído pela escuridão de suas narrativas visuais. Blair enxergava além das camadas do artista norte-americano.

“O fato de que Gorey foi capaz de tirar essa escuridão e inserir camadas de farsa em cima disso me fez perceber que não havia problema em me debruçar sobre esses temas. E vamos ser sinceros: a morte é engraçada e absurda diante de tudo que nossa cultura faz para tentar pará-la”, diz ele em entrevista ao The Order of the Good Death, grupo que une profissionais, acadêmicos e artistas para falar sobre a mortalidade.
Ele ilustrou a graphic novel The Hunting Accident: A True Story of Crime, escrita por David Carlson, e produziu várias histórias curtas, como The Envious Siblings, Anemone Anomaly, The Progressive Problem, entre outras.
Vale destacar o trabalho espetacular que ele fez em Para Toda a Eternidade, livro de Caitlin Doughty sobre a forma como 8 culturas distintas encaram os rituais de morte de seus parentes e amigos. A obra sai pela DarkSide Books no Brasil em junho de 2019. Outros trabalhos de Landis Blair ainda não têm previsão de chegada no país, mas a DarkSide Books já confirmou que detém os direitos de alguns trabalhos especiais do artista.


Você pode acompanhar Landis Blair no Twitter e também no Instagram, onde ele vem postando pequenos retratos de animais de estimação em estilo vitoriano, um projeto pessoal que leva seu tempo e carinho.



