A simbologia dos olhos nos filmes de terror

Os olhos são a janela da alma, já escutou essa? Nos filmes de terror, os olhares são muito importantes para trazer compreensão às intenções dos personagens.

Você já parou para pensar a importância das expressões faciais para os filmes de terror? E, principalmente, nos olhares? Neste momento em que pouco do nosso rosto sobra à mostra, é interessante pensarmos naquilo que fica visível para os outros. O que dizem nossos olhos? O que mostram os olhos nos filmes de terror?

Em um texto do site Film School Rejects é dito que o medo está além da descrição, ele é uma experiência, e quando percebemos essa experiência na expressão de outra pessoa, isso acaba refletindo diretamente em nós mesmos, como em um espelho.

Uma série de sentimentos pode ser demonstrada a partir de um olhar. Em um vídeo sobre o tema do site Screened, algumas possibilidades são levantadas e podemos trazê-las para debate.

Medo

No vídeo mencionado, o narrador afirma que nossas pupilas dilatam quando sentimos medo e nossos olhos se tornam arregalados. Acredita-se que isso acontece para que possamos compreender melhor o que acontece ao nosso redor, para recolher qualquer tipo de informação que possa nos ajudar a sair da roubada em que nos metemos. E isso também serve para poder avisar aqueles próximos a nós que há algo a temer, sem ter que dizer “olha só, tem algo errado acontecendo”.

Um reflexo natural que pode ser percebido em diversos filmes, não somente do terror: ao nos assustarmos, nos olhos se abrem e demonstram espanto. Podemos ver isso em vários filmes, como quando Rosemary descobre o que é aquilo que tem dentro de seu carrinho — e, spoiler, não é exatamente um bebê.

Intenções malignas

Mas, não só de medo vive os olhos dos personagens no terror. Ele também pode demonstrar emoções menos inocentes, como a mais pura maldade. Um olhar que parte de baixo para cima, com a cabeça inclinada para frente, pode demonstrar que o personagem não tem as melhores intenções.

O olhar nos personagens antagônicos são tão importantes quanto os olhares das vítimas. Inserir um vilão no centro da cena do filme de horror e fazer com que ele olhe diretamente para a câmera, como se o próprio espectador fosse sua vítima e estivesse de frente para ele, faz com que ainda aumente a tensão do que estamos vendo. Um dos propósitos do filme de horror é colocar o espectador no papel de personagem, para que sofra da tensão causada pela relação vilão x vítima. Então, essa é uma forma bastante eficaz de fazer com que sintamos o medo do personagem antagônico.

Percepção de identidade

 

É através dos olhos também que pode-se compreender a humanidade e identidade dos personagens. Os humanos são os únicos animais que tem os olhos da forma que são: com a parte branca ocupando um espaço maior dos olhos, possibilitando que aquele que vê os olhos do outro percebam para onde ele se dirige — o que nos leva novamente para o medo, demonstrando sinal de perigo conforme os olhos se movimentam.

Isso pode ser um dos motivos para que alguns assassinos mascarados dos slashers utilizem máscara: você não percebe o que está abaixo, você não vê o rosto dele, então ele pode nem ser humano. Você retira a identidade ou humanidade do assassino se não pode ver seus olhos. É comum que procuremos por rostos e olhos para compreender intenções, e quando não os encontramos, isso pode ser bastante assustador.

Efeito semelhante acontece, por exemplo, com as crianças de A Aldeia dos Amaldiçoados. Seus olhos não estão escondidos, ao contrário, estão extremamente à mostra e estão destacados. Isso ajuda a demonstrar que todos eles tem poderes e estão alinhados em suas identidades e objetivos.

Os olhos nos trazem a sensação de intimidade. Pode funcionar como uma forma de alerta para o bem ou para o mal: conhecemos intenções e sentimentos através dos olhos, e isso é um elemento importante para o terror, a possibilidade de transmitir sentimentos além das palavras e gestos. Seja para o medo ou para demonstrar o mal, prestar atenção nos olhos dos personagens pode ser uma das formas de descobrir intenções secretas e compreender pistas sobre os rumos do filme.

*

Gostou do texto sobre o uso dos olhares nos filmes de terror? Confira também a matéria sobre Privação dos Sentidos: O novo horror corporal. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.