A macabra Annabelle: da boneca possuída aos filmes sobrenaturais

Relembre a história da macabra boneca Annabelle, da possessão aos filmes sobrenaturais, e prepare-se para a chegada de "Annabelle 3: De Volta para Casa".

Quando você entra em contato com um espírito de outro mundo, é muito importante que você não dê autoridade para ele, como bem diz o casal de demonologistas mais famoso da história em seu livro, Ed e Lorraine Warren: Vidas Eternas. É, acima de tudo, necessário, que você não reconheça o poder desse espírito, e muito menos deixe que ele fique com você e sua família.

Infelizmente não foi isso que aconteceu nos anos 1960, quando uma garota, estudante de enfermagem, ganhou uma boneca da personagem Raggedy Ann de sua mãe. No começo, a boneca era normal. Mas, de repente, perceberam que algo havia de errado. Ao chamarem um medium, descobriram que o espírito de uma garotinha estava possuindo o corpo da boneca. Na época, ninguém achou que isso seria um problema.

Ed e Lorraine Warren com a boneca Annabelle no museu
Ed e Lorraine Warren com a verdadeira boneca Annabelle

Até que foi.

O espírito possessor era claramente maligno e, até o dia em que Ed e Lorraine Warren chegaram para retirar a boneca da casa, ela continuou atormentando a vida de todos que moravam ali. A boneca ganhou fama de ser amaldiçoada, e sua história foi ainda mais divulgada quando James Wan decidiu começar a contar as histórias dos Warren nos cinemas, em 2013, no filme Invocação do Mal. Depois disso, no ano seguinte, o spinoff Anabelle surgiu, e desde então quase todo mundo sabe da história da boneca que causa a morte e o terror por onde passa.

LEIA+: 13 OBJETOS AMALDIÇOADOS DOS FILMES DE TERROR

Os filmes da boneca, Annabelle (2014) e Annabelle 2: A Criação (2017), acabaram se tornando um sucesso, que funcionam tanto dentro do universo de Invocação do Mal, quanto fora dele. As obras não apenas falam sobre o poder de destruição da boneca, como acabam ampliando seus poderes, assombrações e boatos ao seu redor.

Em seu primeiro filme, um casal jovem, com um bebê, acabam encontrando a boneca e deixando ela em casa, mas coisas estranhas acontecem depois da casa deles ser invadida por um grupo de estranhos. Annabelle começa a colocar suas garrinhas de fora, assombrando o casal, perturbando a paz na casa, destruindo o lar que eles estão tentando construir. A boneca ainda exige que um sacrifício seja feito, para deixar o filho recém nascido do casal em paz. O filme foi dirigido por Jon R. Leonetti e escrito por Gary Dauberman.

Annabelle (2014), primeiro filme da boneca possuída
Annabelle (2014)

O segundo filme conta a história do que seria a criação de Annabelle, do espírito da jovem garotinha que assumiu a boneca e como as coisas aconteceram, mas de uma forma bastante diferente da história real. O espírito teria ficado preso na boneca após um trágico acidente, em que a filha do criador das bonecas acabou falecendo. Então, após 12 anos com a casa fechada, o bonequeiro resolveu ceder a residência para um orfanato. Mas coisas horríveis começaram a acontecer com as jovens que foram morar lá. Acidentes graves, aparições, momentos perturbadores. O filme foi dirigido por David F. Sandberg e também escrito por Gary Dauberman.

Annabelle 2 (2017), segundo filme da boneca possuída
Annabelle 2: A Criação do Mal (2017)

Ambos os filmes tratam muito da questão religiosa, de se apegar aquilo que lhe traz conforto e paz para afastar todo o mal que há no mundo. Apesar das críticas, os dois filmes entregam aquilo que foi prometido ao espectador: conhecer um pouco sobre as possibilidades e eventos horríveis que um espírito assustador e vingativo, preso dentro de uma boneca, pode causar àqueles que estão por perto.

Independentemente de qual seja a história contada sobre a boneca, de todos os estragos que ela causou, se imaginados ou não, Annabelle se tornou um ícone do terror. A transformação da simples boneca de pano para uma boneca sinistra ajudou muito nessa conquista, claro, mas para quem cresceu com o medo de que um boneco pudesse conter algo capaz de te matar durante a noite, como tantas as histórias que circularam o imaginário brasileiro (e até o norte-americano), Annabelle é combustível para pesadelos.

E retorna para mais uma aventura horripilante.

Annabelle 3: De Volta Ao Lar chega aos cinemas neste dia 27 de junho e traz uma surpresa para os fãs do universo de Invocação do Mal: Vera Farmiga e Patrick Wilson retornam como Ed e Lorraine Warren, finalmente unindo as histórias do universo de James Wan.

Annabelle 3: De Volta para Casa (2019), terceiro filme da boneca possuída
Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

Após levarem a boneca para casa, e deixando sua filha a sós com uma babá, Ed e Lorraine partem para mais uma de suas viagens. O problema é que a babá é um tanto curiosa demais. E esse é um grande defeito quando se está em uma casa cheia de objetos amaldiçoados e terríveis.

O filme já recebeu críticas muito positivas lá fora, sendo chamado de “o melhor spinoff de Invocação do Mal até agora” pelo DreadCentral.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.