As adaptações macabras das obras de Clive Barker

As obras de Clive Barker já assombraram vários pesadelos. Listamos algumas das mais macabras adaptações de seus trabalhos.

Clive Barker é um dos grandes nomes da literatura e do cinema de horror. Escritor e cineasta, Barker já escreveu muitas histórias aterrorizantes e macabras que inspiraram outras obras, como adaptações, pinturas e videogames, e é tido como inspiração para muitos realizadores do gênero. E isso não é para menos, já que as criações de Barker são combustível para pesadelos.

LEIA+: LIVROS DE SANGUE: MACABRA E DARKSIDE TRAZEM OBRA COMPLETA DE CLIVE BARKER PARA OS LEITORES

Listamos dez adaptações de suas obras para o cinema. Algumas mais conhecidas, outras menos, todas elas com um toque especial das mãos aterrorizantes de Barker.

O Mistério de Candyman

Candyman, 1992 // Baseado no conto presente em Livros de Sangue, dirigido por Bernard Rose, Candyman acompanha a história de Helen, uma mulher que estuda lendas urbanas e descobre a lenda de Candyman, que aparece assim que seu nome é repetido por cinco vezes. O filme é adorado por fãs de horror e de Barker, e ajudou a fixar o nome de Tony Todd entre os grandes atores do gênero. A história irá receber uma sequência dirigida por Nia DaCosta, intitulada A Lenda de Candyman, com estreia prevista para novembro de 2020. No Brasil, o conto recebeu uma edição especial pelas mãos da DarkSide Books.

LEIA+: TONY TODD, DE FÃ DE SHAKESPEARE A ASTRO DE FILMES DE TERROR

Raça das Trevas

Nightbreed, 1990 // Dirigido pelo próprio Barker, é um dos filmes que demonstram todas as qualidades do autor como cineasta, além de nos presentear com David Cronenberg no papel de ator. Um homem é levado até um lugar místico chamado Midian, onde alguns monstros amigáveis estão se escondendo dos humanos. Enquanto isso, um macabro serial killer acaba encontrando seus rastros. O problema é que, a maioria de nós só conhece a versão do filme que sofreu cortes severos da 20th Century Fox, produtora do filme. Só em 2014 uma versão estendida da obra foi lançada. Chamada de “The Cabal Cut”, que leva o nome do livro que deu origem ao filme, a edição tem muito mais conteúdo explícito e é mais próximo da forma que Barker queria que fosse.

O Mestre das Ilusões

Lord of Illusions, 1995 // Também dirigido por Barker, um detetive particular acaba encontrando muito mais do que esperava quando se depara com Philip Swan, um performer que cativa o mundo com incríveis habilidades de ilusão, que acabam não sendo o que todos imaginam. Já conhecido na mitologia de Barker, é a única vez que seu personagem Harry D’Amour é visto nas adaptações de suas obras, vale a pena conferir esse trabalho.

Hellraiser: Renascido do Inferno

Hellraiser, 1987 // Um dos filmes de horror mais cultuados ainda hoje, Hellraiser foi adaptado do livro homônimo pelo próprio Clive Barker, e ajudou a consolidar sua presença no gênero. Uma esposa infiel encontra o terrível zumbi de um antigo amante, que fugiu dos domínios sadomasoquistas dos cenobitas, que o estão perseguindo. Um sucesso tanto como livro quanto como filme, ambas as obras estão entre as melhores de Barker.

Hellraiser II: Renascido das Trevas

Hellbound: Hellraiser II, 1988 // Dentre os personagens mais conhecidos e aclamados de Barker, os cenobitas retornam para a melhor sequência do filme original. Dirigida por Tony Randel, o filme segue uma qualidade bem próxima do primeiro, uma boa tentativa de manter uma sensação extrema de tortura e sensualidade que o filme original nos trouxe. Infelizmente, um pouco da tensão da existência dos cenobitas se perdem ao longo das outras sequências.

O Último Trem

The Midnight Meat Train, 2008 // A perseguição obsessiva de um fotógrafo o leva para um encontro aterrorizante com um terrível serial killer, capaz de matar e torturar suas vítimas de todas as piores formas possíveis. Feito a partir de uma parceria entre o diretor japonês Ryuhei Kitamura e de Barker, o filme é aterrorizante. O conto que deu origem ao filme está presente no primeiro volume da coleção Livros de Sangue.

A Maldição de Quicksilver

Quicksilver Highway, 1997 // Filme antológico com dois segmentos dirigido por Mick Garris, um adaptado de um conto de Barker e um de Stephen King. O segmento adaptado de uma história de Barker vem do conto “A Política do Corpo”, presente no quarto volume da coleção Livros de Sangue. A narrativa é sobre uma mão humana que cria vida e age por si mesma.

Lentes do Mal

Dread, 2008 // Dirigido por Anthony DiBlasi, o filme é adaptado de um dos contos mais pessimistas de Barker, presente no segundo volume de Livros de Sangue. Três estudantes saem para documentar o que as outras pessoas mais temem. Entretanto, acontece que um deles é um psicopata sádico e acaba utilizando essas informações para torturar aqueles a quem eles estão entrevistando. O filme tem algumas diferenças entre a obra original e adaptação, mas tem cenas aterrorizantes e brutais.

Monster – A Ressurreição do Mal

Rawhead Rex, 1986 // Considerado por muitos a pior das adaptações baseadas em uma obra de Clive Barker, Monster – A Ressurreição do Mal, acaba se distanciando da ideia original da qual foi adaptada. No conto original, um mal antigo e saído diretamente do Antigo Testamento aterroriza os campos britânicos. Entretanto, na adaptação, a criatura parece ter um temperamento distante disso e o filme tem até uma veia cômica. É baseado no conto de mesmo nome, presente no primeiro volume da coleção Livros de Sangue.

Livro de Sangue

Book of Blood, 2009 // Baseado em dois contos presentes na coleção Livros de Sangue, “The Book of Blood”, do primeiro volume, e “On Jerusalem Street”, do sexto e último volume, o filme acompanha um expert paranormal que descobre uma casa no centro do local onde as estradas que levam as almas ao além vida se cruzam. Dirigido por John Harrison, algumas cenas são bastante explícitas, mas não é uma das adaptações mais populares.

Nova adaptação de Livros de Sangue

O canal de streaming Hulu encomendou uma nova adaptação de Livros de Sangue, com estreia no dia 07 de outubro. Anunciada inicialmente como uma série, o projeto acabou se tornando um longa-metragem que conta com Britt Robertson, Rafi Gavron, Anna Friel, Yul Vazquez e Freda Foh Shen no elenco, com direção de Brannon Braga. Ainda não se sabe quais histórias da coleção serão adaptadas.

*

Curtiu a lista? Livros de Sangue será lançado pela DarkSide Books em parceria com a Macabra Filmes e a pré-venda será anunciada em breve na Loja Oficial DarkSide. Compartilhe com seus amigos e comente no Twitter e Instagram da Macabra.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.