As vampiras mais brabas do terror

Para comemorar o lançamento do filme Abigail nas telonas, a Macabra selecionou algumas das vampiras mais poderosas do mundo do terror. Prepare-se para conhecer as rainhas das trevas.

Os vampiros estão na tradição oral há algumas centenas de anos. Há relatos de criaturas sugadoras de sangue e mortas-vivas em diversos pontos do globo ao longo da história da humanidade. O vampiro que conhecemos hoje, entretanto, tem suas bases bem definidas a partir da publicação de Drácula, em 1897. Mas, antes de Drácula, existiram muitos outros.

LEIA+: DRÁCULA AO LONGO DAS DÉCADAS: UMA CRONOLOGIA IMORTAL

E depois de Drácula também. Os vampiros são criaturas fascinantes, misteriosas, que nos colocam em contato com nossos medos e nossas partes mais obscuras, do fascínio pela morte à nossa sexualidade. De Lorde Ruthven e Clarimonde a Carmilla e Drácula, e de Drácula até os dias atuais, suas histórias seguem ecoando ao longo das décadas e continuam fazendo sucesso.

O lançamento mais recente que tem vampiros no centro de toda a ação é Abigail, novo filme do coletivo Radio Silence. No filme, um grupo de mercenários sequestram uma criança, filha de um grande chefe do crime. O que eles não sabem, porém, é que a inocente bailarina guarda um segredo terrível. Confira o trailer abaixo.

O filme estreou no Brasil dia 18 de abril, e tem sido recebido de forma calorosa pelos fãs de terror do mundo todo. Protagonizado por Melissa Barrera, Dan Stevens, Kathryn Newton, Giancarlo Esposito, Alisha Weir, William Catlett, Kevin Durand e Angus Cloud, conferir Abigail no cinema é um baita programa para o final de semana.

E para comemorar o lançamento do filme, listamos algumas das vampiras mais badass dos filmes e séries do terror. 

Condessa Marya Zaleska

A Filha de Drácula, 1936 // Depois de matar Drácula, Van Helsing acaba sendo preso e levado até a Scotland Yard. Enquanto isso, a filha do Conde, Marya Zalenska (Gloria Holden), tenta reaver o corpo de seu pai. Lutando entre ceder ao seu desejo de sangue e sua vontade de ser uma mulher livre da maldição que a corrompe, Zalenska é uma figura hipnotizante — literalmente, já que ela hipnotiza algumas de suas vítimas. Uma das maiores vampiras da ficção, Condessa Marya Zaleska nem sempre recebe a atenção que deveria. Durante a produção do filme, o projeto do Radio Silence que acabou se tornando Abigail era chamado de “um remake de A Filha de Drácula”. Será que teremos alguma menção ao Conde no longa?

A Garota

Garota Sombria Caminha pela Noite, 2014 // Conhecida somente como “A Garota” (Sheila Vand), a protagonista de Garota Sombria Caminha pela Noite, de Ana Lily Amirpour, conquistou nossos corações facilmente. Ela gosta de música, ela gosta de skate, ela gosta de gatos, e ela gosta de fazer justiça com as próprias mãos nas noites em que caminha solitária por aí. Em preto e branco e um clima totalmente introspectivo, Garota Sombria Caminha pela Noite é um tipo diferente de filme de vampiro, mas A Garota não fica devendo a nenhuma das outras vampiras dessa lista. 

Alucarda

Alucarda, 1977 // Um dos filmes mexicanos de terror mais conhecidos do mundo, Alucarda é uma ode ao gótico e um tipo de sequência espiritual de Drácula. O filme leva o nome de sua protagonista como título, Alucarda (Tina Romero), cuja mãe, Lucy Westenra, faleceu ao dar à luz. Levada a um convento, Alucarda passa seus quinze anos lá, até que conhece Justine (Susana Kamini). As duas logo fazem um pacto, e a amizade das garotas transforma o convento em um inferno. Alucarda, com seus longos cabelos escuros e seus olhos penetrantes, é uma das vampiras mais macabras da lista. 

Claudia

Entrevista com o Vampiro, 1994 // Cruel, violenta e fadada a viver uma vida eterna com a aparência de uma criança, sem poder desfrutar de nenhum dos prazeres e desprazeres que crescer e se tornar um adulto pode oferecer, Claudia é uma das grandes vampiras da ficção. Criada no primeiro livro das Crônicas Vampirescas de Anne Rice, inspirada pela filha da autora que faleceu aos seis anos de idade, Claudia é também uma figura-chave para os desenvolvimentos dos primeiros livros da série. No filme de 1994, foi interpretada por Kirsten Dunst; na primeira temporada da série produzida pela AMC, como parte do acordo com a família Rice para a construção de um universo compartilhado entre suas duas maiores séries de livros de sucesso — Crônicas Vampirescas e Bruxas Mayfair —, Claudia foi interpretada por Bailey Bass na primeira temporada, e Delainey Hayles na segunda temporada.

LEIA+: BEBA DE MIM E VIVA PARA SEMPRE: CURIOSIDADES DE ENTREVISTA COM O VAMPIRO

Akasha

A Rainha dos Condenados, 2002 // Muitos fãs torcem o nariz para a adaptação de 2002 e sequência (mal) planejada de Entrevista com o Vampiro, A Rainha dos Condenados. Mas o fato é que, se você cresceu nos anos 2000 e gostava de filmes de terror e gostava de músicas alternativas, você não passou incólume a esse filme. E, sejamos muito honestos? Aaliyah arrebentou como Akasha. Com uma produção um pouco mais organizada, esse filme teria sido perfeito, tudo que uma jovem fã de vampiros e Anne Rice poderia querer. Infelizmente as coisas saíram do controle e A Rainha dos Condenados foi a última pá de cal (e alho) nas adaptações de Anne Rice até muito recentemente, com o projeto da AMC.

Eve

Amantes Eternos, 2013 // Tendo vivido muitos anos, Eve (Tilda Swinton) e Adam (Tom Hiddleston) tem suas idiossincrasias conforme decidem viver suas vidas de vampiros. Adam se tornou um homem depressivo, enquanto Eve tenta convencê-lo de que a vida tem bons momentos. Ao visitá-lo, ambos passam uma boa noite juntos, até que Ava (Mia Wasikowska), irmã de Eve, aparece, e rompe esse tênue equilíbrio. Amantes Eternos é um filme contemplativo e bonito sobre suas vidas que se unem para sobreviver, e se tem alguém que nasceu para interpretar uma vampira milenar apaixonada por arte e pela vida, esse alguém é Tilda Swinton, e seu papel como Eve, em Amantes Eternos, é a prova disso. Sábia, elegante, interessante, Eve é uma vampira classuda, e que, e todos podemos concordar, ninguém gostaria de se meter com ela.

Nadja

O Que Fazemos nas Sombras, 2019–2024 // Spin off do falso documentário escrito e dirigido por Taika Waititi e Jemaine Clement, a série O Que Fazemos nas Sombras nos apresentou um novo grupo de vampiros, agora vivendo em um casarão em Staten Island. Um desses vampiros é Nadja (Natasia Demetriou), Nadja tem um longo relacionamento com Laszlo (Matt Berry) e foi conhecida em sua época como uma mulher sedutora (e ficamos sabendo que ela teve muitos casos em suas centenas de anos). Nadja é uma vampira divertida, que frequentemente reclama de seus colegas de casa e que sente certa saudade de sua vida como humana. Mas atrás de seus vestidos longos e sua franjinha, há uma mulher capaz de ser muito braba quando precisa!

Selene

Anjos da Noite, 2003–2016 // Em um mundo onde humanos são somente figurantes em uma luta eterna entre vampiros e lobisomens, que habitam o submundo, uma figura se destaca: Selene (Kate Beckinsale), a vampira mais badass do início desse século. Só de ler o nome da franquia Anjos da Noite já sentimos o vento da nostalgia batendo na nossa cara: aquele filtro azulado em todas as cenas, a mistura de ação e terror e muita pancadaria com cenas supersincronizadas, as músicas. Selene foi uma das maiores vampiras da década de 2010 porque ela era forte, porque ela tinha atitude e porque toda aquela luta com aquela roupa de couro era incrível! 

Miriam

Fome de Viver, 1983 // Em Fome de Viver, Miriam (Catherine Deneuve) é uma vampira centenária que seduz seus companheiros lhes prometendo a vida eterna. Seu atual companheiro é John (David Bowie), mas ele percebe que talvez Miriam não tenha lhe dito toda a verdade. Elegantérrima e, não podemos deixar de comentar, um bocado cruel, Miriam é o tipo da vampira aristocrata e antiga que vemos nas histórias góticas, que poderia ter sido descrita vivendo em um castelo decadente e conquistando suas vítimas nas ruas enevoadas de Londres do século XVIII ou XIX. 

Clara e Eleanor

Byzantium: Uma Vida Eterna, 2012 // Clara (Gemma Arterton) e Eleanor (Saoirse Ronan) vivem há anos fugindo dos Brethren, uma antiga sociedade secreta que jurou proteger o segredo do vampirismo. Após se tornar vampira, ainda no século XIX, Clara descumpriu uma série de regras e se colocou em perigo. Anos mais tarde, como consequência dos atos de Eleanor, ela também entrou na mira do grupo. Uma história trágica e triste sobre duas mulheres que só querem ser livres, mas são incansavelmente perseguidas. As duas são obrigadas a lutar com unhas e dentes para sobreviverem, e é melhor ninguém se meter em seus caminhos.

Katrina

Vamp, o Filme, 1986 // Em Vamp, três colegas de faculdade entram em uma busca desesperada para encontrar uma strip que possa performar em sua festa, que, caso seja um sucesso, fará com que entrem em alguma fraternidade. Nessa busca, eles encontram Katrina (Grace Jones), que faz uma performance deslumbrante no palco de uma boate estranha em um bairro afastado. Mas Katrina guarda um segredo sanguinário. Há quem ame e há quem odeie Vamp, mas é impossível assistir a esse filme e passar incólume diante do absurdo que é Grace Jones e sua atuação como a vampira Katrina. 

Bônus: Natasha

Vamp (a novela), 1992 // Como fazer uma lista com as maiores vampiras do cinema e da TV sem citar a grande Natasha (Cláudia Ohana), uma das maiores inspirações para as jovens góticas que cresceram nos anos 1990? Natasha foi transformada em vampira por causa de um pacto que fez com Vladymir Polanski (Ney Latorraca) para alavancar sua carreira musical, mas seu sonho é voltar a ser humana. Ela se muda para Armação dos Anjos, uma cidade (fictícia) no Rio de Janeiro para gravar um videoclipe, mas lá também está enterrado um segredo que pode salvar Natasha do vampirismo.

LEIA+: 13 FILMES DE HORROR COM VAMPIROS POUCO CONVENCIONAIS

*

Drusilla, Santanico Pandemonium, Mae… poderíamos citar ainda muitas personagens vampiras incríveis da TV e do cinema. Qual sua favorita? Qual você acha que ficou de fora? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.