Tradições antigas e a cultura pop incutiram na mente da população um medo tremendo de que, ao realizar uma filmagem, você pode, sem querer, capturar algo que não queira ver. As fotografias post mortem do final do século XIX e filmes como Atividade Paranormal, aliados a diversos programas dominicais dos anos 1990 e vídeos de internet afirmando que fantasmas eram vistos escondidos em cantos escuros, geralmente em imagens gravadas em locais abandonados, transformaram qualquer filmagem em motivo de atenção.
Você, leitor, já deve ter pego uma foto ou um vídeo e olhado com muita curiosidade nos lugares mais escuros, para ter certeza que não havia nada ali, à espreita.
A Macabra reuniu seis filmes que tratam deste tema, onde câmeras capturaram algo muito mais sinistro do que algumas simples recordações.
Atividade Paranormal
Paranormal Activity, 2007 // Depois de se mudarem para uma casa no subúrbio, um casal começa a ser constantemente incomodado por uma estranha presença. Para tirarem a história a limpo, eles colocam câmeras para gravar o que acontece durante a noite. Logo eles descobrirão que algo de maligno os seguiu até ali.
Atividade Paranormal, de Oren Peli, foi gravado no estilo found footage e deu início a uma franquia longeva com uma premissa bastante simples: câmeras que capturam o que os olhos humanos não acreditam ser possível. O primeiro capítulo desta franquia, que conta hoje com sete filmes até agora, ajudou a estruturar o modelo de negócios da produtora Blumhouse.
LEIA+: A TRAJETÓRIA DA PRODUTORA BLUMHOUSE
Espíritos: A Morte Está ao seu Lado
Shutter, 2004 // Depois de um acidente, Tun (Ananda Everingham), um fotógrafo, e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee) começam a perceber estranhas sombras em suas fotos. Quando começam a investigar a possível causa, acabam descobrindo que outros fotógrafos, amigos de Tun, também estão sendo assombrados. Logo Jane descobre algo terrível sobre o passado de seu namorado, que não está contando tudo o que sabe.
Filme tailandês dirigido por Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, que traumatizou uma geração inteira de adultos que sofrem de dores nas costas, Espíritos: A Morte Está ao seu Lado já se tornou um clássico dos filmes dos anos 2000. Em 2008 ganhou um remake norte-americano intitulado Imagens do Além, dirigido por Masayuki Ochiai.
A Entidade
Sinister, 2012 // Ellison Oswalt (Ethan Hawke) escreve sobre crimes reais. Ele e sua família se mudam para uma casa onde terríveis crimes foram cometidos há algum tempo, mas sua esposa e filhos não sabem nada sobre o assunto. Quando ele entra em contato com algumas filmagens deixadas pelos antigos moradores, logo situações assustadoras começam a acontecer. Oswalt não poderá fugir da revelação por muito tempo, ou então colocará todos em risco.
De acordo com um estudo realizado em 2020, A Entidade, dirigido por Scott Derrickson, foi considerado o filme mais assustador de todos os tempos. Sabemos que, dadas as claras limitações do estudo — limitação de pessoas e de filmes assistidos, etc. —, essa pode não ser uma resposta exatamente correta para os fãs, mas A Entidade tem seus trunfos enquanto filme de terror e tem algumas cenas horripilantes.
Post Mortem – Fotos do Além
Post Mortem, 2020 // Tomás (Viktor Klem), um fotógrafo e antigo soldado na Primeira Guerra Mundial, vai até uma pequena vila para fazer fotografias de pessoas mortas com seus familiares ainda vivos. Porém, por causa da gripe de 1918 e do inverno intenso, a quantidade de mortos que ainda não foram enterrados supera as expectativas, fazendo com que o clima do local seja de tensão e medo. Depois de várias situações estranhas, Tomás decide investigar o que pode estar havendo com o local, e contará com a ajuda de Anna, uma garotinha que ele já havia visto em alucinações, para descobrir de onde vem as forças sobrenaturais.
Filme de horror hungaro, dirigido por Péter Bergendy, Post Mortem aborda uma prática fotográfica que hoje consideramos macabra, mas que foi comum para determinadas classes sociais do final do século XIX ao início do século XX, em que pessoas escolhiam guardar lembranças suas com seus parentes mortos através de fotografias tiradas com os falecidos.
Ring: O Chamado
Ringu, 1998 // Uma repórter resolve investigar uma série de mortes estranhas que, possivelmente, é causada por uma lenda urbana: quando você assiste a uma fita de vídeo, você tem sete dias até a sua morte. Cética de início, logo ela descobre que há realmente um mal terrível causando essas mortes.
Dirigido por Hideo Nakata, Ringu é uma franquia japonesa de sucesso que conta com seis filmes até o momento, além dos filmes que fazem parte do universo do remake norte-americano, dirigido por Gore Verbinski. No geral, ambas as franquias abordam a ideia de um espírito poder ser capturado por uma imagem e se manter preso ali, causando o terror em todos aqueles que assistirem ao vídeo.
Morte Instantânea
Polaroid, 2019 // Bird (Kathryn Prescott) é uma jovem solitária que, certo dia, encontra uma máquina Polaroid. Logo, porém, ela percebe que todos que têm suas fotos tiradas pela câmera, têm uma morte violenta e repentina. Agora, Bird e seus amigos precisam sobreviver antes que eles sejam as próximas vítimas.
Dirigido por Lars Klevberg, o filme se originou a partir do curta de mesmo nome do diretor, lançado em 2016. Terror adolescente, que se inspirou em Premonição e O Chamado, o filme ainda guarda um roteiro muito semelhante ao episódio “The Tale of the Curious Camera”, da série Clube do Terror.
*
E você, já viu algo de estranho em alguma foto ou filmagem? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.