Férias, aquele momento em que podemos arrumar nossas malas e ir para algum lugar longe de casa para descansar um pouco a cabeça. Depois de dois longos anos de pandemia, nada mais justo do que pensar em ficar em um hotel bacana.
LEIA+: FÉRIAS MACABRAS: 10 FILMES QUE VÃO TE FAZER PENSAR DUAS VEZES ANTES DE VIAJAR
Infelizmente, para os personagens dos filmes a seguir, os hotéis se mostraram armadilhas mortais — poucos foram os que fizeram o check-out.
Psicose
Psycho, 1960 // Impossível começar essa lista sem falar em um dos hotéis mais famosos do terror. Marion Crane (Janet Leigh) planejou fugir com o dinheiro de seu chefe, para conquistar uma liberdade financeira que jamais alcançaria de outra forma e iniciar uma nova vida, mas não contava que iria parar para descansar justamente no hotel comandado pelo jovem psicótico Norman Bates (Anthony Perkins), proprietário do Bates Motel. Dirigido por Alfred Hitchcock e adaptado do livro de mesmo nome de Robert Bloch, é um dos grandes clássicos do horror.
O Iluminado
The Shining, 1980 // Outro clássico do terror, dirigido por Stanley Kubrick e baseado no livro de Stephen King, O Iluminado apresenta talvez o mais conhecido hotel dos filmes de terror, o macabro Overlook. A família Torrance viaja ao hotel para o inverno como uma chance para que tudo se ajeite e eles possam ser uma família tranquila e feliz, mas Jack (Jack Nicholson), o pai, tem sérios problemas internos que só ficarão piores conforme o isolamento e o hotel avancem suas sombras sobre a família. Em meio a fantasmas, poderes sobrenaturais e um homem insano, Wendy (Shelley Duvall) e Danny (Danny Lloyd), a esposa e o filho de Jack, terão que lutar por suas vidas.
1408
1408, 2007 // Michael Enslin (John Cusack) escreve livros que desmistificam o sobrenatural. Ele viaja pelos Estados Unidos, procurando locais conhecidos por suas histórias assustadoras, e conta suas próprias experiências ao visitar estes lugares. Mas quando chega ao quarto 1408, no Dolphin Hotel, toda a sua experiência será desafiada conforme ele é confrontado pelo ambiente sombrio. Outro filme baseado em uma obra escrita por Stephen King, dessa vez dirigido por Mikael Håfström. Também conta com Samuel L. Jackson e Tony Shalhoub no elenco.
Maus Momentos no Hotel Royale
Bad Times at the El Royale, 2018 // Por um trágico incidente do destino, seis estranhos acabam ao mesmo tempo no hotel El Royale. Cada um deles tem uma história diferente, mas que acabam entrelaçadas assim que eles colocam os pés no local. Para piorar, o macabro Billy Lee (Chris Hemsworth), chefe de um culto, está chegando para recuperar algo que (ele acredita) lhe pertencer. Com Jeff Bridges, Cynthia Erivo, Dakota Johnson, Jon Hamm, Cailee Spaeny e Lewis Pullman, o filme foi dirigido por Drew Goddard, que também dirigiu o slasher O Segredo da Cabana (2011).
Terror nas Trevas
…E tu vivrai nel terrore! L’aldilà, 1981 // Pense no seguinte cenário: você recebe um hotel como herança. Sua intenção é reformá-lo, restaurá-lo, deixá-lo pronto para uso. Mas o local tem um segredo. O porão foi construído bem acima de uma porta para o além. Esse é só o início do pesadelo de Liza Merril (Catriona MacColl), neste filme dirigido por Lucio Fulci, que também é conhecido pelo título de The Beyond. Entre pessoas desaparecidas e acidentes inexplicáveis, Liza terá que decidir o que fazer com sua herança — se sobreviver a ela.
Hotel da Morte
The Innkeepers, 2011 // O hotel Yankee Pedlar Inn está prestes a fechar as portas. Seus dois últimos funcionários estão atendendo os últimos clientes. Há, entretanto, algo no passado do hotel que lhes chama a atenção: ele pode ser um local assombrado. Tentando descobrir o que aconteceu ali, os dois acabarão descobrindo a pior maneira que não devemos invocar os mortos em vão. Dirigido por Ti West, diretor responsável por Pearl e X.
LEIA+: TI WEST: HORROR, SANGUE E SUBVERSÃO
Identidade
Identity, 2003 // Uma sequência de acontecimentos desastrosos, incluindo uma forte tempestade, leva a um grupo de desconhecidos pararem em um hotel isolado para procurar abrigo. Entretanto, logo todos passam a desconfiar uns dos outros quando um corpo morto é encontrado.. Em uma história paralela, o perigoso assassino Malcolm Rivers (Pruitt Taylor Vince) está sendo julgado pelo assassinato de diversas pessoas. Com John Cusack, Ray Liotta, Alfred Molina, Clea DuVall, entre outros, este filme dirigido por James Mangold — que também dirigiu Garota, Interrompida — é um suspense de fazer roer as unhas.
Convenção das Bruxas
The Witches, 1990 // Um garotinho chamado Luke (Jasen Fisher) acaba de ficar órfão. Durante um feriado, ele viaja com sua avó Helga (Mai Zetterling) para um hotel. O que ele não esperava é que, no local, estaria acontecendo uma convenção de bruxas. A Grande Bruxa Eva, líder da Convenção, espera distribuir uma poção para transformar todos os garotinhos da Inglaterra em ratos — e Luke pode estar entre os primeiros deles. Dirigido por Nicolas Roeg e baseado no livro de Roald Dahl, o filme se tornou um clássico da Sessão da Tarde.
Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
I Still Know What You Did Last Summer, 1998 // Julie (Jennifer Love Hewitt) ainda tem pesadelos envolvendo a morte de seus amigos no feriado de 4 de julho de dois anos atrás. Então, quando sua amiga Karla (Brandy Norwood) ganha passagens para um final de semana nas Bahamas, Julie aceita viajar com ela, pensando ser uma boa forma de descansar a cabeça. O problema é que velhos fantasmas ainda estão à espreita, e Julie não terá nenhum descanso. Dirigido por Danny Cannon, o filme é uma sequência de Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, clássico teen horror dos anos 1990.
Piercing
Piercing, 2018 // Reed (Christopher Abbott) iniciou seu dia como um dia normal: se despediu de sua esposa e de sua filha recém-nascida, e partiu para seu trabalho. Ou isso é o que ele deixou transparecer em sua casa. Na realidade, Reed saiu com um desejo de assassinato. Para saciar sua fome, ele foi até um hotel e escolheu um serviço de prostitutas. A mulher enviada para ele foi Jackie (Mia Wasikowska). Mas o que Reed torcia para ser o assassino perfeito e simples acabou saindo um completo desastre quando ele e Jackie iniciam um jogo de gato e rato — sendo difícil delinear qual dos dois é o que. Dirigido por Nicolas Pesce, o filme é adaptação do livro de mesmo nome de Ryû Murakami, autor de Audição, que também já foi adaptado para as telas pelas mãos de Takashi Miike.
LEIA+: 7 FILMES PARA CONHECER O CINEMA DE TAKASHI MIIKE
The Night
The Night, 2020 // Um casal iraniano morando nos Estados Unidos acaba preso em um quarto de hotel. As coisas saem do controle quando estranhos eventos os forçam a encarar alguns segredos do passado em uma noite parece que não irá acabar nunca. Dirigido por Kourosh Ahari, que dirigiu também a adaptação de O Papel de Parede Amarelo, de Charlotte Perkins Gilman, lançada em 2016.
Rejeitados pelo Diabo
The Devil’s Rejects, 2005 // A família de assassinos Firefly se torna fugitiva da polícia, sob comando do xerife John Quincy Wydell. Apesar de conseguirem prender a mãe do grupo (Leslie Easterbrook), Otis (Bill Moseley), Baby (Sheri Moon Zombie) e Tiny (Matthew McGrory) conseguem escapar, indo se encontrar com o patriarca Captain Spaulding (Sid Haig) em um hotel. Chegando lá, entretanto, eles irão causar o terror em duas famílias que estão hospedadas no local. Dirigido por Rob Zombie, o filme é o segundo na trilogia também formada por A Casa dos 1000 Corpos (2003) e Os 3 Infernais (2019).
O Albergue
Hostel, 2005 // Dois amigos, Josh (Derek Richardson) e Pax (Jay Hernandez), estão fazendo um mochilão pela Europa, em busca de novas experiências, quando conhecem Oli (Eythor Gudjonsson), que parece ter expectativas semelhantes para a viagem. Quando estavam prontos para embarcar para Amsterdã quando ouvem falar de um hostel na Eslováquia que pode apresentar a eles prazeres muito além dos que esperavam. Entretanto, chegando lá, eles descobrirão que as coisas não são como foram contadas a eles, e talvez seja tarde demais para fugir. Dirigido e escrito por Eli Roth.
Devorado Vivo
Eaten Alive, 1976 // Em uma área rural no Texas, um homem possui um hotel caindo aos pedaços. Mas, se você reclamar, pode ter um destino terrível: você pode ser morto e dado como alimento para seu crocodilo. Um pesadelo para qualquer viajante, o filme foi dirigido pelo mestre do terror Tobe Hooper, e conta com Carolyn Jones, Marilyn Burns e Robert Englund no elenco.
Temos Vagas
Vacancy, 2007 // Um casal está viajando quando, de repente, seu carro quebra. Mas, poxa, que sorte! Logo ali tem um hotel, com uma TV disponível para que eles passem o tempo durante sua estadia. Na TV, a exibição de alguns filmes slasher chama a atenção dos dois, que notam algo de familiar nos longas. Logo eles percebem que os filmes foram filmados no próprio hotel, e eles podem ser os próximos astros. Dirigido por Nimród Antal, o filme é protagonizado por Luke Wilson e Kate Beckinsale, e teve uma sequência intitulada Temos Vagas 2: A Primeira Diária (2008).
*
Já assistiu todos eles? Qual hotel parece ser o pior para tirar umas férias? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.