Quase tão bom quanto ler nossas histórias favoritas é saber quais universos seus criadores atravessaram para contá-las. Saber quais foram suas inspirações e como essas histórias foram escritas preenche uma lacuna de curiosidades para nós.
Condado Maldito foi um dos grandes fenômenos de HQs de terror no mercado internacional e, quando chegou ao Brasil, não foi diferente. A história macabra repleta de maldições, bruxaria e segredos fez com que os fãs rapidamente se entregassem ao universo tão bem construído de Bunn e Crook.
LEIA+: 10 MOTIVOS PARA LER CONDADO MALDITO
Agora, com o terceiro volume intitulado Condado Maldito vol. 3 – Encantadora de Serpentes chegando em breve na casa dos leitores mais macabros do Brasil, viemos relembrar alguns dos pensamentos de Bunn e Crook sobre essa obra que foi tão especial — desde sua criação até seu encerramento.
Condado Maldito nasceu como um projeto de livro para Bunn. Poucas alterações foram feitas para transformar a história, que já era parcialmente conhecida pelos leitores de Bunn e acompanhavam as aventuras de Emmy em seu site, em uma história em quadrinho. Para isso, Bunn chamou Crook que desenha e pinta quadro a quadro com aquarela para manter o estilo que já ficou tão reconhecido pelos fãs da série.
Em entrevista para o site Big Comic Page, Cullen Bunn relembra aos leitores sobre o que é a história de Condado Maldito: “um conto de fadas e de horror, e se passa nos anos 1930 na Carolina do Norte. É a história de Emmy, uma jovem mulher que cresceu na borda de um bosque lendário e assombrado, um lugar cheio de fantasmas e criaturas estranhas. Na véspera de seu aniversário de 18 anos, ela descobre que está conectada a esses seres de uma forma que ela nunca teria imaginado — e ela pode ser a reencarnação da bruxa que os criou”.
Tendo nascido na Carolina do Norte, muito sobre a construção de mundo da qual queria para seu projeto já estava presente para Bunn. Foram suas memórias de infância que retornaram e o fizeram criar o Condado de Harrow. “Eu senti que foi eficaz, porque essas memórias tem esse quê de surreal, a qualidade de serem como um sonho e que funcionou muito bem nesse livro. Além disso, eu fiz um pouco de pesquisa em tudo, do dia-a-dia dos anos 1930 até jogos que crianças brincavam no período, e lendas e contos folclóricos.”
“Eu acho que o medo é uma emoção muito forte… uma que todos os leitores podem facilmente compreender… e sempre leva (e pode ser levado a) tantas outras emoções. E — diabos — eu sempre fiquei entusiasmado com o que a escuridão pode revelar.”
Os detalhes fantásticos também estão nas relações entre os personagens, principalmente entre Emmy e o Garoto Sem Pele, que logo desenvolvem uma relação forte de amizade e companheirismo. Mas é com Bernice que Emmy se permite ser somente humana. Para Bunn, há algo de fantástico na infância que pode ser refletido diretamente nas escolhas de Bernice em lidar com a situação quando descobre que Emmy pode ser a descendente de Hester Beck. “Mas eu sabia que o mundo real teria separado aquelas duas de forma terrível, e isso é representado pelas influências sobrenaturais e mágicas que são o cenário de seus caminhos diferentes”, afirma Bunn.
LEIA+: CONHEÇA CULLEN BUNN E TYLER CROOK, CRIADORES DE CONDADO MALDITO
Em uma entrevista para o site Multiversity Comics, que se concentra mais nos temas explorados na própria HQ, conta um pouco sobre as inspirações de Bunn em utilizar as bruxas, que são suas criaturas favoritas, e os fantasmas do Condado de Harrow. Para Cullen, as bruxas foram a maior parte das histórias que ouvia em sua infância — e também as que mais o assustava. Entretanto, para Tyler Crook, o que mais chama a atenção em Condado Maldito é que muito da história se passa na floresta.
E é na floresta que se escondem os grandes terrores do Condado de Harrow. Emmy, que passava seus dias cuidando da fazenda ao lado de seu pai, conhece as criações de Hester, a grande bruxa que aterrorizou os cidadãos da região e acabou sendo sepultada em uma árvore na beira do bosque. A pequena floresta, então, acaba sendo um dos personagens principais em Condado Maldito, e são inúmeras as criaturas que podem se revelar ao longo dos próximos volumes da história em quadrinho.
Estamos ansiosos para saber quais serão as próximas aventuras de Emmy e seus companheiros no Condado de Harrow. Garanta Condado Maldito vol. 3 – Encantadora de Serpentes na pré-venda da loja oficial da DarkSide Books.