Conexão Macabra: Baby Jane e Ninho de Musaranho

Mentiras, relacionamentos conturbados e segredos em família: se você gostou de O que Terá Acontecido a Baby Jane?, vai gostar de Ninho de Musaranho.

Relacionamentos familiares nem sempre são fáceis. O laço entre pais, irmãos, tios, avós nem sempre é escolhido, e existe toda uma pressão de que eles sejam mantidos. Às vezes, se relacionar é difícil.

No cinema, alguns filmes abordam esse aspecto com muita maestria. Byzantium, O Beijo do Vampiro, A Colina Escarlate, são apenas alguns dos exemplos de filmes de horror que trazem o tema para nós. Tudo se torna ainda pior quando uma mentira que pode transformar sua vida é a base desse relacionamento.

O que Terá Acontecido a Baby Jane e Ninho de Musaranho

Baseado em um livro de Henry Farrell, O que Terá Acontecido a Baby Jane? traz uma estrela infantil, que fez muito sucesso e conseguiu muitos admiradores em seus dias de infância. Com uma família que soube se aproveitar muito bem de sua carreira no show business, Baby Jane Hudson (Bette Davis) garantiu o sustento de seu pai, sua mãe e sua irmã por longos anos. Algum tempo depois, já adulta, e não fazendo muito sucesso, foi a vez que Jane viver à sombra de sua irmã, Blanche (Joan Crawford), que se tornou uma atriz famosa.

Após um terrível acidente de carro, Blanche ficou paralisada da cintura para baixo, e a culpa recaiu, mesmo que não oficialmente, sobre Jane. Já idosas, e não se dando muito bem, ambas vivem juntas em uma mansão em Hollywood. Blanche e Jane levam uma vida de dependência mútua, ambas precisando uma da outra por motivos diferentes.

Tanto o filme quanto o livro tratam desse relacionamento complicado entre Jane e Blanche. A culpa, o remorso, a tristeza, a dor, o egoísmo, a inveja e o ressentimento são os sentimentos que ilustram como ambas as irmãs lidam uma com a outra. Jane, que já tinha uma personalidade explosiva na infância, cresceu e se tornou ainda pior: a liberdade e a fama não fizeram bem a ela. Por outro lado, Blanche parece carregar consigo uma humildade e plenitude, das quais os abusos e maus tratos que recebe de Jane acabam parecendo ainda maiores.

Já em Ninho de Musaranho, filme espanhol dirigido por Juanfer Andrés e Esteban Roel, temos uma outra relação conturbada de irmãs.

O filme se passa em Madri, em 1950. Montse (Macarena Gómez) é uma mulher que perdeu toda a sua juventude fazendo papel de mãe, pai e irmã mais velha para sua irmã (Nadia de Santiago). Seu único link com o mundo exterior é ela, pois Montse sofre de agorafobia. Mas toda a relação das irmãs muda quando um vizinho cai em frente ao seu apartamento e se arrasta até sua porta para pedir ajuda.

Há algo de secreto e perturbador no passado de Montse, que ela esconde com unhas e dentes de sua irmã mais nova, e tudo fica por um fio com a chegada desse estranho. Uma configuração que durou anos, de repente, é posta à prova.

O que Terá Acontecido a Baby Jane? e Ninho de Musaranho tratam de relacionamentos conturbados e segredos obscuros entre irmãs e revelações que podem mudar as vidas das pessoas com quem elas convivem.

Os filmes conectados

O que Terá Acontecido a Baby Jane?, 1962, Robert Aldrich. Duas irmãs, que fizeram sucesso como estrelas quando mais novas, acabam vivendo sozinhas em uma mansão decadente em Hollywood. Baseado no livro de Henry Farrell.

Ninho de Musaranho, 2014. Juanfer Andrés e Esteban Roel. Uma mulher com agorafobia, cujo único meio de saber sobre o mundo exterior é sua irmã mais nova, precisa tomar cuidado quando um estranho vizinho lhe pede ajuda ao se acidentar na porta de seu apartamento.

*

Curtiu o post com essa conexão macabra entre O que Terá Acontecido a Baby Jane? e Ninho de Musaranho? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

 

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.