Conheça a Coleção Medicina Macabra

A história da Medicina pode ser tão fascinante quanto assustadora. Conheça a Coleção Medicina Macabra e se aventure pelo universo das cirurgias que deram errado, curas milagrosas e vírus capazes de destruir nações.

Nosso corpo é uma máquina curiosa. Apesar de ser um construto notável, cheio de potencial e capaz de coisas incríveis, ele também é extremamente frágil. Ele quebra, é exposto aos mais variados tipos de doenças, ferimentos e dores. Ao longo da história da humanidade, sabemos que foram necessárias muitas tentativas e erros para que atingíssemos o nível de medicina que temos hoje — e ainda falta muito a ser descoberto.

LEIA+: MEDICINA MACABRA: 8 SÉRIES MÉDICAS ARREPIANTES

A Coleção Medicina Macabra, criada pela Macabra em parceria com a DarkSide® Books, é um projeto original que convida os leitores a explorar as bizarrices, invencionices e descobertas que moldaram a história da medicina. Escrita por grandes especialistas e pesquisadores, cada obra mergulha em um tema específico, revelando os aspectos mais estranhos — e muitas vezes perturbadores — do corpo humano e das práticas médicas ao longo dos séculos. Tudo isso em edições com projeto gráfico exclusivo e impecável, que traduzem visualmente a atmosfera sombria e fascinante da coleção.

Conheça cada volume da coleção Medicina Macabra:

Medicina Macabra

Enquanto fazia algumas pesquisas para seu primeiro livro, Thomas Morris encontrou algo interessante: uma série de relatos inusitados sobre a medicina aplicada — muitas vezes pelos próprios pacientes, e por vezes por médicos presos ao conhecimento científico de suas épocas, mas sempre em tentativas de amenizar dores aterrorizantes. Da Holanda do século XVII até a Rússia czarista, da zona rural do Canadá até um baleeiro no Pacífico, Medicina Macabra, de Thomas Morris, é uma reunião de casos insólitos da história da Medicina que ocorreram em um período de trezentos anos. Aqui, Morris utilizou os relatos dos próprios médicos que viram ou fizeram tentativas desesperadas de se livrar de dores absurdas — de remédios e curas extraordinárias a casos embaraçosos —, é uma coleção de causos muitas vezes agonizantes.

Medicina Macabra 2

Uma das partes mais lucrativas da indústria medicinal é a venda de produtos para o bem-estar — mesmo que, muitas vezes, alguns desses “remédios” não funcionem para o que são vendidos, ou até mesmo não funcionem para absolutamente nada. Mas isso não é de hoje. Medicina Macabra 2, de Lydia Kang e Nate Pedersen, investiga o que move os trapaceiros, charlatões, embusteiros, vigaristas e impostores. Aquelas pessoas que se aproveitam do nosso medo da morte, ou da existência de doenças, a fim de vender produtos que não só não funcionam, como podem até mesmo ser perigosos ou fatais.

LEIA+: 5 CURAS MACABRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA NA MEDICINA

Medicina Macabra 3

Você já deve ter ficado curioso em saber como os vírus, bactérias e todas essas coisinhas miudinhas se desenvolvem e podem acabar com a nossa vida em uma questão de poucas horas, não é? Mais ainda: com certeza já ouviu alguma história assustadora sobre isso. E se você tem essa curiosidade mórbida, então Medicina Macabra 3, dos gêmeos microbiologistas Barry E. e David J. Zimmerman, é o livro para você. Uma jornada fascinante e assustadora pelo mundo dos vírus, bactérias, protozoários, fungos e vermes, que explora os papéis que eles desempenharam na formação do curso da história humana. De bactérias carnívoras a uma compreensão maior sobre o vírus Ebola, passando por diversos assuntos fascinantes que envolvem esses seres microscópicos, Medicina Macabra 3 é uma leitura arrepiante. 

Medicina Macabra 4

Como uma brincadeira nos bastidores provou ser fatal para o escapista Harry Houdini? Como a Rainha Vitória mudou o rumo da história da cirurgia? Em Medicina Macabra 4, de Arnold van de Laar, você vai mergulhar profundamente no mundo dos cirurgiões, que tiveram que utilizar de muitas criatividade e coragem — sob pressão intensa — para realizarem seus trabalhos — ainda que alguns tenham gerado falhas que, hoje, possam parecer desconcertantes e medonhas. Arnold van de Laar desbrava, como pesquisador e ele mesmo cirurgião, uma área da medicina da qual muitos de nós tememos, mas que exige uma precisão assustadoras. 

Biblioteca Medicina Macabra

Os fãs da bem-sucedida Coleção Medicina Macabra — que já dissecou os casos mais estranhos da medicina, os tratamentos mais trambiqueiros e as epidemias mais devastadoras da história — agora têm ainda mais motivos para celebrar. Além dos quatro títulos que compõem a coleção, a Macabra, em parceria com a DarkSide® Books, criou a Biblioteca Medicina Macabra: um espaço onde a ciência continua sendo o bisturi que abre caminho para novas explorações, investigando temas que dialogam com o universo que amamos, como os livros e os filmes de terror. Prepare seu bisturi e mergulhe fundo nessa divirta-se com essa biblioteca feita para curiosos de alma sombria e coração inquieto.

Frankenstein: Anatomia de Monstro

Frankenstein é um dos maiores clássicos da história da literatura — não apenas de terror, da literatura como um todo. Mary Shelley construiu uma narrativa profunda sobre ser humano através de uma criatura construída a partir de cadáveres. Mas o quanto da ciência em Frankenstein é possível? E de onde vieram algumas daquelas ideias? Em Frankenstein: Anatomia de Monstro, Kathryn Harkup age como uma cientista e desbrava uma série de elementos importantes da obra da Shelley, do contexto social às descobertas científicas que estavam abalando o mundinho do início do século XIX. Um livro para os fãs de Shelley, de Frankenstein, de História e, sobretudo, para os fãs de curiosidades.

LEIA+: O ILUSTRE CASTELO DE FRANKENSTEIN

Anatomia do Nojo

Quem nunca esteve assistindo a um filme de terror e, inesperadamente, soltou um “eca, que nojo”? Por mais que nossos estômagos sejam fortes, é natural do ser humano ter aversão a certas imagens — e cheiros, e visões, e, mais raro, até mesmo sons. Em Anatomia do Nojo, de William Ian Miller, somos conduzidos por uma investigação social, cultural e histórica sobre esse sentimento, que remonta às narrativas bíblicas e explora profundamente como sentir nojo pode ser algo construído. Uma história repleta de elementos fascinantes (e por vezes nojentos), do qual o leitor não consegue se afastar até ter terminado. 

 

LEIA+: 5 FILMES NOJENTOS PARA OS LEITORES DE ANATOMIA DO NOJO

*

E você, qual o seu livro favorito da Coleção Medicina Macabra? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais. A Macabra já está preparando novos títulos e, em breve, vai trazer novidades que vão cutucar ainda mais a sua curiosidade sombria.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.