The Munsters: curiosidades sobre a família monstruosa dos anos 1960

Aterrorizando o subúrbio com seu carisma, a série Os Monstros foi ao ar durante dois anos, entre 1964 e 1966. Agora, retorna pelas mãos de Rob Zombie. Confira algumas curiosidades da série e seu reboot.

Uma família de monstros, inspirados nos clássicos monstros de terror da Universal, que foram capazes de conquistar o coração da América. Com suas piadas de “tiozão” (mesmo para a época!) e a inocência de seus personagens ante o receio que eles inspiravam em sua vizinhança, The Munsters entrou nos lares norte-americanos e foi um sucesso. A série, criada por Ed Haas e Norm Liebmann, ficou no ar entre setembro de 1964 e maio de 1966, com um total de 70 episódios, e ganhou alguns filmes para TV, como Munster, Go Home! (1966) e The Munsters’ Scary Little Christmas (1996).

LEIA+: O FASCÍNIO E O HORROR DOS MONSTROS DA UNIVERSAL

The Munsters acompanhava o dia a dia da família Munster, que era composta por Lily (Yvonne de Carlo) e seu marido Herman (Fred Gwynne), o filho do casal, Eddie (Butch Patrick), a sobrinha Marilyn (inicialmente interpretada por Beverley Owen, durante os quinze primeiros episódios, e posteriormente por Pat Priest), e o Vovô, pai de Lily (Al Lewis). A simplicidade e cumplicidade da família, vivendo típicas desventuras de uma família comum norte-americana — com um excelente tempero macabro e situações estranhas, claro — conquistou diversos fãs. 

Com o recente lançamento do novo filme de The Munsters dirigido por Rob Zombie, a Macabra selecionou algumas curiosidades interessantes sobre a clássica série dos anos 1960.

Uma outra família macabra…

Apesar de The Munsters e A Família Addams terem estreado no mesmo ano, em canais diferentes — CBS e ABC, respectivamente —, ao que se sabe, nenhuma das duas sabia da existência da outra durante a produção. Enquanto A Família Addams foi baseada nos cartuns de jornais e revistas de Chas Addams, dos anos 1940, The Munsters utilizou uma boa base dos Monstros Clássicos da Universal para criar sua história. Apesar de algumas mudanças de nomes, podemos visualizar essas inspirações em Drácula, o Lobisomem e, claro, no próprio Frankenstein.

Isso leva a outra questão importante. Enquanto os Monstros da Universal eram figuras de muita popularidade nas casas norte-americanas, os Addams eram relativamente novos, saídos diretamente das tirinhas de revistas. Isso fez com que, na época em que fossem exibidos, a série The Munsters com frequência recebesse mais audiência do que A Família Addams

LEIA+: CONHEÇA OS ADDAMS, A FAMÍLIA MACABRA QUE TANTO AMAMOS

O mestre dos laboratórios

Imagem retirada do livro Kenneth Strickfaden, Dr. Frankenstein’s Electrician, de Harry Goldman

Há um nome que conecta o famoso filme de James Whale de 1931, Frankenstein, com a série The Munsters. O mesmo criador do laboratório de Victor Frankenstein também foi o responsável pela criação de um dos cenários mais icônicos da série, que pertencia ao Vovô. Kenneth Strickfaden (1896-1984) foi um eletricista, responsável por efeitos especiais elétricos e design de sets em diversos filmes. Além de Frankenstein (1931) e The Munsters (1964), ele também trabalhou em A Máscara de Fu Manchu (1932), A Noiva de Frankenstein (1935), O Mágico de Oz (1939), A Guerra dos Mundos (1953), e seu último filme, O Jovem Frankenstein (1974).

Preto e branco ou colorido?

Foi uma escolha deliberada manter a série The Munsters em preto e branco. Na verdade, o piloto original, que não foi aprovado pela CBS, era colorido — e contava com outros atores vivendo Herman e Lily. A emissora não gostou do que viu, e pediu diversas modificações para a série, e o colorido também foi deixado de lado.

Um dos motivos foi o custo. Filmar em colorido era um bocado mais caro do que em preto e branco. Além disso, os produtores ficaram preocupados das crianças que assistissem a série ficassem com muito medo. Mas, no final, o preto e branco funcionou perfeitamente, ajudando a manter o clima dos Monstros Clássicos da Universal.

The Munsters em cores
Herman e Lily no piloto de The Munsters que não chegou a ir ao ar

LEIA+: A FAMÍLIA ADDAMS E OS MONSTROS EM CORES

Um caixão de verdade!

O famoso carro do Vovô Munster, o Drag-U-La, foi feito a partir de um caixão de verdade. Mas não para por aí. Projetado pelo famoso designer de carros Tom Daniel — que trabalhava na Barris Kustom Industries, de George Barris —, na época era ilegal comprar um caixão sem o certificado de óbito. Então, Richard “Korky” Korkes, engenheiro de Barris, fez um acordo com uma funerária em North Hollywood para comprar o caixão em dinheiro e mantê-lo escondido enquanto Daniel trabalhava para transformá-lo em um carro. 

Outro carro famoso

Outro dos carros da família Munster também foi construído por Tom Daniel. O Munster Koach tecnicamente é o veículo familiar da Família Munster, diferente do Drag-U-La. Somente um Munster Koach foi feito para a televisão e para o filme, mas Butch Patrick, que interpretou Eddie na série original, possui réplicas de ambos os veículos, e levou seu Munster Koach para dar uma voltinha com Rob Zombie, responsável pelo novo filme com a família de monstros mais querida do terror.

O retorno de The Munsters

Rob Zombie é um grande fã de terror. Se você não sacou isso com as músicas de sua banda, deve ter notado pelos seus projetos como diretor, que sempre buscam referências em filmes clássicos do gênero. De acordo com o artista, ele vem pensando sobre esse retorno para a família Munster pelos últimos 20 anos. E sua hora finalmente chegou!

Alguns rostos bem conhecidos do diretor retornam para esse novo projeto. Jeff Daniel Phillips, que esteve em As Senhoras de Salem (2012), 31 (2016) e Os 3 Infernais (2019), é Herman. Dan Roebuck, que esteve em Rejeitados pelo Diabo (2005), Halloween: O Início (2007), H2: Halloween 2 (2009), As Senhoras de Salem (2012), 31 (2016) e Os 3 Infernais (2019), vive o Vovô. Richard Brake, que esteve em H2: Halloween 2 (2009), 31 (2016) e Os 3 Infernais (2019), entre outros filmes de terror, é Dr. Henry Augustus Wolfgang e Orlok (sim, o Nosferatu). Já Lily é interpretada pela parceira de longa data e esposa de Zombie, Sheri Moon Zombie, que esteve na maioria de seus filmes até agora.

Outros nomes muito conhecidos de fãs de terror estão presentes no filme de Zombie. Cassandra Peterson, a eterna Elvira, interpreta Barbara Carr. Dee Wallace, uma supermãe dos anos 1980, que esteve em Cujo, ET, O Extraterrestre, entre outros, vive a locutora do programa Good Morning Transylvania. Sylvester McCoy, sétimo Doctor de Doctor Who, é Igor. Butch Patrick e Pat Priest, os clássicos Eddie e Marilyn Munster originais da série dos anos 1960, fazem participações especiais com suas vozes. De acordo com os créditos do IMDb, muitos artistas estão sendo utilizados de arquivos de imagens, como Boris Karloff, o clássico Frankenstein, que esteve em diversas outras produções da Universal (mas que, provavelmente,  aparece nos arquivos como Imhotep, de A Múmia [1932]); e Julie Adams e Richard Carlson, que estiveram em O Monstro da Lagoa Negra (1954).

Ao que tudo indica, esses arquivos são utilizados para trazer ainda mais os Munsters para perto dos Monstros Clássicos originais. Aparentemente, até mesmo Gilman, a Criatura que vive na Lagoa Negra, tem uma participação nesse projeto. 

Confira abaixo o trailer do filme The Munsters, de Rob Zombie.

*

E você, assistiu algum episódio da série clássica? Pronto para conferir o filme? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.