De volta ao terror escolar: 15 filmes assustadores com alunos como protagonistas

Em clima de festa para a volta às aulas em fevereiro, a Macabra revisita quinze filmes de terror que transformam o ambiente escolar em cenário e tem os alunos no comando da trama arrepiante.

Fevereiro traz de volta o frenesi das atividades que curtiram umas férias esticadas no final do ano, e, claro, entre elas, as aventuras estudantis estão de volta ao palco. Escola, universidade, cursos… para a galera mais jovem, encarar o retorno dessa rotina não é tão fácil.

LEIA+: 10 FILMES MACABROS PARA ASSISTIR EM UM ACAMPAMENTO DE VERÃO

Mais do que o cenário em si, é a reunião de personalidades e disputas diversas que acaba tornando o local tão propício para um filme de terror se desenvolver — grupos de alunos que mal se conhecem e tem que lidar com algum mal alienígena, ou mesmo um grupo de amigos de anos que acaba passando por um aperto com um mascarado, e até mesmo aquele único estudante que não consegue se encaixar.

A Macabra, para comemorar a volta às aulas, reuniu quinze filmes de terror onde os alunos são os protagonistas.

Pânico 2

Scream 2, 1997 // Pânico é um dos maiores representantes do terror adolescente. Mesmo que o primeiro filme tenha uma ou outra cena que se passa em uma escola, escolhemos Pânico 2 para compor a lista, já que além de cenas e discussões (sobre cinema e sequências, veja só) em salas de aula, o filme ainda conta com fraternidades e festas. Dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson, acompanhamos Sidney (Neve Campbell) agora na faculdade, longe de Woodsboro, mas sendo perseguida novamente por um Ghostface. 

LEIA+: COMO PÂNICO SE TORNOU UM DOS MAIORES FILMES DO TERROR

Prova Final

The Faculty, 1998 // Imagine que você chega para mais um dia de aula e descobre que seus colegas de classe e professores não são exatamente quem eles eram ontem. Algo alienígena se apossou de seus corpos, e você pode ser o próximo. Dirigido por Robert Rodriguez, com história de David Wechter e Bruce Kimmel e roteiro de Kevin Williamson, o filme reúne um elenco poderoso, com Elijah Wood, Josh Hartnett, Usher, Clea DuVall, Piper Laurie, Famke Janssen e Salma Hayek. Misturando o melhor do terror adolescente com Invasores de Corpos, Prova Final com certeza é o filme certo para você ficar de olho na volta às aulas.

Lenda Urbana

Urban Legend, 1998 // Alunos são um dos melhores meios para se espalhar boatos, e é na área comum que serve como palco para o surgimento de diversas lendas urbanas. Lenda Urbana, dirigido por Jamie Blanks e roteirizado por Silvio Horta, honra essa tradição. No filme, alunos de uma faculdade começam a ser assassinados. Conforme as mortes avançam, Natalie (Alicia Witt), uma aluna com um passado secreto, tem cada vez mais certeza que há um assassino no campus — e que ela está ligada a ele de alguma forma. O filme tem a participação mais que especial de Robert Englund.

Medo em Cherry Falls

Cherry Falls, 1999 // Na pequena cidade de Cherry Falls, um assassino misterioso tem cometido assassinatos de moças adolescentes. Mas, contrariando uma das maiores regras do slasher, quem morre não são os jovens que fazem sexo, e sim as jovens virgens. Os acontecimentos podem estar ligados ao passado de alguns moradores da cidade. Dirigido por Geoffrey Wright e roteirizado por Ken Selden, o filme é protagonizado por Brittany Murphy.

Garota Infernal

Jennifer’s Body. 2009 // Jennifer (Megan Fox) e Needy (Amanda Seyfried) são melhores amigas há muitos anos. Mas, depois de um acontecimento trágico após Jennifer sair com alguns caras de uma banda, ela começa a mudar — há uma sede de sangue dentro dela. Um dos grandes clássicos do terror adolescente atual, o filme foi dirigido por Karyn Kusama e escrito por Diablo Cody, Garota Infernal sofreu com sua divulgação mal interpretada em seu lançamento, mas conquistou seu prestígio ao longo dos anos.

LEIA+: O INFERNO É UMA GAROTA ADOLESCENTE: CURIOSIDADES SOBRE GAROTA INFERNAL

Noite dos Arrepios

Night of the Creeps, 1986 // Graças a um trote de alguns calouros, um corpo congelado há anos acaba sendo descongelado e faz com que um parasita comece a atacar as pessoas no campus. Resta ao detetive Ray (Tom Atkins) tentar lidar com a situação da melhor forma possível: botando fogo nos parasitas. Escrito e dirigido por Fred Dekker, o filme tem ótimas piadas e uma atuação impecável de Atkins.

Halloween H20: Vinte Anos Depois

Halloween H20: 20 Years Later, 1998 // Deixando um pouco as ruas suburbanas de Haddonfield, Halloween H20 se desloca para um colégio, onde Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) agora é a diretora. Mas, não importa para onde se vá, Michael Myers é ótimo em encontrar pessoas. Dirigido por Steve Miner, com história de Robert Zappia e corroteirizado por Zappia e Matt Greenberg, o filme ainda conta com Michelle Williams, Josh Hartnett, Joseph Gordon-Levitt e Janet Leigh. 

Carrie, a Estranha

Carrie, 1976 // Primeiro livro de Stephen King e primeira adaptação do mestre do terror, é impossível pensarmos em filmes de terror que se passam em escolas e não nos lembrarmos de Carrie White e sua tenebrosa vivência em uma instituição acadêmica. Na história, Carrie (Sissy Spacek) é uma jovem que, tendo crescido com sua mãe extremamente católica e rígida, não conhece a maioria dos traquejos juvenis. Sendo a garota estranha do colégio, acaba sendo alvo de pegadinhas e piadas — até que um dia isso vai longe demais. Dirigido por Brian De Palma, o filme de 1976 é a melhor versão adaptada do livro de King.

A Morte Te Dá Parabéns

Happy Death Day, 2017 // Reviver o mesmo dia é péssimo, mas reviver um dia sabendo que você precisa fazer tudo certo ou vai acabar morta ao final dele é ainda pior. Tree (Jessica Rothe) é uma típica garota de fraternidade norte-americana e, sinceramente, não liga muito pra ninguém. Mas quando se vê ameaçada de morte e sendo obrigada a reviver o dia de seu aniversário repetidas vezes até acertar, ela acaba vendo a vida com outros olhos. Tree conquistou corações dos fãs de terror ao se transformar de garota de fraternidade que não tinha um pingo de empatia por ninguém para uma personagem divertida e disposta a ajudar, e apesar de não vermos muito da faculdade em si, há elementos da vivência acadêmica que são importantes para a trama — como o envolvimento de Tree e seu professor e a sobrevivência na fraternidade. Dirigido por Christopher Landon e com roteiro de Scott Lobdell, tanto este quanto sua sequência são ótimos filmes que se passam em uma instituição de ensino.

O Garoto do Futuro

Teen Wolf, 1985 // A puberdade é complicada, e é normal que os jovens passem por várias transformações ao longo da adolescência. Isso pode ser um problema durante os anos da escola. No caso de Scott Howard (Michael J. Fox) as coisas foram ainda piores, já que ele descobriu que, na verdade, era um lobisomem. Dirigido por Rod Daniel e escrito por Jeph Loeb e Matthew Weisman, O Garoto do Futuro — uma das traduções de título mais mal direcionadas da história do cinema, já que quiseram aproveitar o nome de Fox e o seu sucesso com De Volta Para o Futuro mas não há nada de futurista aqui — é um dos clássicos adolescentes dos anos 1980. Pode não ser o filme mais assustador da lista, mas pense só o seu colega de turma sendo um lobisomem?

A Floresta

The Woods, 2006 // Um representante um pouco tardio da onda dos terrores adolescentes que se passam em escolas lançados entre o fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000, A Floresta acaba sendo um ponto fora da curva ao abrir mão do assassino mascarado e apostar no sobrenatural. No filme, Heather (Agnes Bruckner) é enviada para um colégio internado no meio de uma floresta por seus pais, que não sabem mais o que fazer com a jovem rebelde. Lá, porém, Heather vai enfrentar estranhos acontecimentos ligados ao passado da escola. Evocando alguns elementos de Suspiria, A Floresta é um filme pouco lembrado mas que tem seu charme. Dirigido por Lucky McKee e escrito por David Ross, há ainda uma participação super especial de Bruce Campbell e Patricia Clarkson no elenco.

Cry Wolf: O Jogo da Mentira

Cry Wolf, 2005 // Um jogo que envolve criar e espalhar mentiras já é um problemão. Adicione a isso um grupo de estudantes que, por falta do que fazer, acabam se unindo para participar dessa “brincadeira”. Em Cry Wolf: O Jogo da Mentira, um grupo de estudantes se juntam para espalhar boatos mentirosos após uma jovem ser encontrada morta nas imediações da escola. O que eles não esperavam é que suas mentiras chegariam longe demais — e quando eles precisassem, ninguém acreditaria neles. Dirigido por Jeff Wadlow, com roteiro de Wadlow e Beau Bauman, o elenco do filme conta com Lindy Booth, Jared Padalecki e a participação especial de Jon Bon Jovi.

Assassinato no Colégio

Cutting Class, 1989 // Assassinato no Colégio é um daqueles filmes que foi esquecido no meio da maré de filmes excelentes lançados nos anos 1980, mas que tem seus atrativos. No filme, Paula (Jill Schoelen) tem sua atenção disputada por dois jovens da escola: Dwight (Brad Pitt), o bad boy da turma, e Brian (Donovan Leitch Jr.), um jovem que passou um tempo em uma instituição psiquiátrica após a morte suspeita de seu pai. Mas, quando Brian é admitido no colégio, novas mortes começam a acontecer. Seria ele o culpado, ou há mais alguém querendo incriminá-lo? Um dos primeiros longas da carreira de Brad Pitt, o filme foi dirigido por Rospo Pallenberg e escrito por Steve Slavkin. 

Relação Mortal

The Moth Diaries, 2011 // Lucy (Sarah Gadon) é a melhor amiga de Rebecca (Sarah Bolger). As duas dividem um quarto em um colégio interno. Desde o suicídio do pai de Rebecca, é Lucy quem tem auxiliado a garota a lidar com o trauma. Mas a chegada de Ernessa (Lily Cole) à escola pode colocar um fim na dupla. Rebecca, na verdade, acredita que Ernessa é uma vampira e tem planos diabólicos contra as garotas da escola. Depois de Psicopata Americano (2000), Mary Harron não dirigiu muitos longas-metragens — com exceção de Bettie Page, de 2005, seu trabalho focou principalmente em séries de TV —, mas, depois de dez anos, Harron dirigiu este filme, adaptado do livro de mesmo nome de Rachel Klein. As críticas foram negativas e as notas são baixas, mas vale a pena dar uma chance por suas cenas e a atmosfera gótica — principalmente se você é fã de Carmilla, de Sheridan Le Fanu.

LEIA+: CONHEÇA A CARREIRA DE MARY HARRON, DIRETORA DE PSICOPATA AMERICANO

Psicopata Americano 2

American Psycho II: All American Girl, 2002 // E, falando em Psicopata Americano, o filme de Harron baseado no livro de Bret Easton Ellis ganhou uma sequência dois anos depois de ter sido lançado. O filme, infelizmente, pode entrar na lista de sequências que poucos se lembram que existe, mas conquistou alguns fãs ao longo dos anos. Na história, acompanhamos Rachael Newman (Mila Kunis), uma jovem que, depois de se encontrar com Patrick Bateman, acabou ficando fascinada por homicídios, e isso a levou a entrar no departamento de Ciências Comportamentais e Sociais da faculdade. Seu objetivo é se tornar assistente do professor e agente do FBI Robert Starkman (William Shatner), e ela vai garantir que não tenha ninguém em seu caminho. O filme foi dirigido por Morgan J. Freeman e escrito por Alex Sanger e Karen Craig.

LEIA+: 12 SEQUÊNCIAS DE FILMES DE TERROR QUE NEM LEMBRÁVAMOS QUE EXISTIAM

*

E você, lidava bem com a volta às aulas ou sempre era um pesadelo? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.