Já falamos muito de produções de terror fora do eixo norte-americano e europeu — coreanas, japonesas, africanas, para citar algumas — e agora vamos direcionar nossa atenção para a Austrália. O país tem se destacado como um importante produtor de alguns dos filmes de terror mais comentados nos últimos anos. Um exemplo notável é Fale Comigo, uma coprodução entre a Austrália e o Reino Unido, que continua a impressionar a crítica e o público, mesmo após um ano de sua estreia em festivais.
LEIA+: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA FALE COMIGO?
A história do horror australiano está atrelada, como em vários outros países, a um período de séria censura. Entre os anos de 1948 a 1968, qualquer filme com elementos macabros era cortado da possibilidade de ver a luz do dia. Depois disso, a partir dos anos 1970, o país lança filmes do gênero regularmente, alguns se mostrando mais famosos que outros, mas sempre encontrando algum nicho para florescer.
A Macabra listou sete grandes filmes australianos, de subgêneros variados, para que o leitor conheça um pouquinho mais sobre a indústria do país.
O Babadook
The Babadook, 2014 // Depois de perder o marido quando estava indo dar à luz, Amelia (Essie Davis) batalha para poder criar seu filho como mãe solo. O garotinho, Samuel (Noah Wiseman), que tem muito medo de monstros e tem uma reação violenta às tentativas de lidar com isso, feitas majoritariamente por sua mãe, faz com que Amelia se sinta ainda mais perdida. Certo dia, porém, eles leem uma história sobre o Babadook, uma criatura que se esconde nas áreas obscuras de sua casa. A criatura pode ser real? Escrito e dirigido por Jennifer Kent, O Babadook é um dos grandes filmes lançados nos últimos anos, uma história comovente e assustadora.
Lake Mungo
Lake Mungo, 2008 // Quando a jovem Alice Palmer (Talia Zucker) se afoga enquanto nadava em uma represa perto de sua casa, a família se entristece e começa a lidar com o luto. Depois de enterrar a garota, coisas estranhas começam a acontecer na casa dos Palmer. Ao buscar ajuda de um parapsicólogo, logo eles descobrem que Alice tinha segredos a esconder. Escrito e dirigido por Joel Anderson, Lake Mungo é um found footage assustador.
Wolf Creek: Viagem ao Inferno
Wolf Creek, 2005 // Ben (Nathan Phillips) e suas duas amigas inglesas Kristy (Kestie Morassi) e Liz (Cassandra Magrath), saem em uma viagem de carro pelo interior australiano. Em sua primeira parada, os três decidem visitar a cratera de um meteoro no Wolf Creek National Park. Quando retornam para seu local de descanso, descobrem que seu carro não está funcionando. Sem ter para onde ir, passam a noite no carro. Então, um homem aparentemente inofensivo, chamado Mick Taylor (John Jarratt), oferece ajuda aos três. E é aí que o pesadelo começa. O filme, dirigido e escrito por Greg McLean, é a união de diversos assassinatos que aconteceram na Austrália, incluindo o famoso caso dos “assassinatos de mochileiros” cometidos por Ivan Milat e o ataque ao casal Peter Falconio e Joanne Lees por Bradley John Murdoch.
LEIA+: 10 FILMES DE TERROR DO CONTINENTE AFRICANO PARA FAVORITAR
Entes Queridos
The Loved Ones, 2009 // Escrito e dirigido por Sean Byrne, Entes Queridos é uma história de obsessão e violência. Certo dia, para evitar bater em uma figura misteriosa que cruzava a estrada enquanto estava ao volante, Brent Mitchell (Xavier Samuel) acaba desviando mas batendo em uma árvore em consequência. Seu pai acaba falecendo em decorrência da batida, transformando Brent em um garoto sombrio e distante, cheio de culpa e tristeza. Um de seus únicos motivos de alegria é Holly (Victoria Thaine), sua namorada. Mas Brent não sabe que tem, também, uma admiradora secreta que fará de tudo para que ele seja seu par para o baile — de tudo mesmo, incluindo criar seu próprio baile com bastante glitter, seda cor-de-rosa, e uma furadeira.
Piquenique na Montanha Misteriosa
Picnic at Hanging Rock, 1975 // Em um dia quente no estado de Victoria, na Austrália, em 1900, um grupo de garotas da escola Appleyard College partem para um piquenique em Hanging Rock, uma formação rochosa próxima do colégio. Lá, porém, ocorre algo estranho: a professora responsável, Miss McCraw (Vivean Gray), e três de suas estudantes, Miranda (Anne-Louise Lambert), Irma (Karen Robson) e Marion (Jane Vallis), desapareceram. Ao retornar para a escola, segredos e histórias serão contados, e acompanhamos as reações daqueles que retornaram. Dirigido por Peter Weir e adaptado do livro de mesmo nome da autora australiana Joan Lindsay por Cliff Green, Piquenique na Montanha Misteriosa é um filme adorado por fãs de narrativas góticas e de mistério. A história ganhou um remake em minissérie em 2018, com direção de Larysa Kondracki, Michael Rymer e Amanda Brotchie, protagonizado por Natalie Dormer e Samara Weaving.
Relíquia Macabra
Relic, 2020 // Quando Edna (Robyn Nevin), a matriarca da família, desaparece, sua filha Kay (Emily Mortimer) e sua neta Sam (Bella Heathcote) correm para procurá-la. Chegando ao que antes era o lar da família, a casa, agora decadente, guarda marcas da demência pela qual Edna está lutando contra. Quando Edna reaparece, Kay e Sam passam a perceber que há uma estranha presença tomando conta do lugar aos poucos. Primeiro filme da diretora japonesa-australiana Natalie Erika James, o filme é uma coprodução entre Austrália, Estados Unidos e China. Relíquia Macabra é uma fábula sobre desespero e envelhecimento.
Pequenos Monstros
Little Monsters, 2019 // Dave (Alexander England) não tem tido sorte no amor. Para superar seu último término, ele resolve acompanhar seu sobrinho em uma excursão escolar — tudo, claro, para ficar perto de Miss Caroline (Lupita Nyong’o), professora das crianças. E tudo corria bem, até uma invasão zumbi tomar conta do lugar. Assistir Lupita Nyong’o em filmes de gênero é sempre uma alegria, mas em Pequenos Monstros a atriz está incrível. Dirigido por Abe Forsythe, o filme é uma produção entre Austrália, Estados Unidos e Reino Unido.
LEIA+: 5 FILMES JAPONESES DE TERROR INSPIRADOS POR LENDAS
*
E você? Já assistiu todos? Qual o seu favorito? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.